capa do post

O que fazer no Panamá: muito além do Stopover

Viagem | 3 | 04/07/2022

Se você é viajante e já ouviu alguém falando do país, deve ter se perguntado a mesma coisa! Afinal, o país é um importante Hub de voos das Américas e centro de operações da Copa Airlines, mas poucas pessoas (na realidade, poucos brasileiros) arriscam passar uns dias no país.


Normalmente, o Panamá é usado como base para um Stopover ou uma longa escala, nada além disso.


Mas esse pequeno país na América Central que forma um istmo (anota aí pra se lembrar: istmo é o nome que se dá à uma faixa de terra estreita que liga duas porções de terra maiores, que no caso, são as Américas do Sul e a parte baixa da América Central) tem muito a oferecer!


Praias mais “normais” e paradisíacas, grandes cidades, compras, cultura e culinária, tudo isso você encontra no país! Então, se quiser saber o que fazer no Panamá, continua lendo!

Dicas de roteiro no Panamá: o que fazer no país

O Panamá tem bastante coisa para fazer quando se tem tempo, mas nós do Pelo Mundo a Dois acreditamos que o país possa ser visitado mais de uma vez, em viagens diferentes.


Isso porque é possível encaixá-lo em Stopovers em viagens ao Caribe, Estados Unidos, México e América do Sul (foi o que fizemos quando fomos ao Equador).


Por isso, vou mencionar aqui neste post o que acho que são as principais atrações no país - e acredite: aqui tem coisa para pelo menos uma semana no país!

O que fazer no Panamá: muito além do Stopover - 3

Nathara em uma das ruas do Casco Viejo, Cidade do Panamá | Foto: Pelo Mundo a Dois

O que fazer no Panamá em até 2 dias

A Cidade do Panamá tem uma parte mais antiga e outra mais moderna.


Conhecida como Casco Antíguo ou Casco Viejo, e considerada Patrimônio da Humanidade a parte mais antiga da cidade é repleta de coisas para fazer e lugares para visitar.


Tem bares, restaurantes e cafés para todos os gostos, muitas lojas, hotéis e hostels variados, além de praças, igrejas e outros pontos turísticos famosos, além de ser uma região segura da cidade (ao menos nas partes turísticas, há muito policiamento e os próprios moradores falavam que a cidade havia mudado muito e era bem tranquila).


É um lugar bem bacana e que está passando por uma reformulação nos últimos anos, se tornando cada vez mais movimentada (inclusive com uma grande vida noturna), muito procurada por turistas pela gastronomia e como base na cidade, já que oferece estadias de todos os tipos!


Já a parte mais moderna da cidade reserva ao viajante grandes avenidas, shoppings imensos e de luxo, prédios e arranha-céus super modernos e também opções de bares e restaurantes.


Além disso, na Cidade do Panamá você pode conhecer o Canal do Panamá, a grande obra de engenharia que criou um canal ligando os oceanos Atlântico e Pacífico, permitindo que os navios cruzassem os mares sem necessidade de contornar toda a América.


Se você tem dois dias na cidade, reserve um dia pela manhã para visitar o Canal do Panamá (normalmente não é necessário agendar a visita, mas sempre confira no site deles) e deixe o restante do dia para conhecer e curtir o Casco Viejo.


Já no segundo dia, conheça a parte mais nova da cidade. Se quiser saber mais da Cidade do Panamá clique neste link e veja nosso post sobre a cidade!

O que fazer no Panamá: muito além do Stopover - 6

Nathara na Plaza Medio Baluarte, Cidade do Panamá | Foto: Pelo Mundo a Dois

O que fazer no Panamá: muito além do Stopover - 8

San Blas, no Caribe panamenho | Foto: Pelo Mundo a Dois

O que fazer no Panamá em 3 ou 4 dias

Se você tem pelo menos 3 dias no país e quer explorar, uma opção seria incluir neste roteiro de 2 dias uma visita ao arquipélago de San Blas.


San Blas é composto por mais de 360 ilhas no lado caribenho do Panamá, e é um território cuidado e explorado pelos indígenas Kuna Yala.


Ou seja, qualquer passeio de bate-volta ou de hospedagem por San Blas, é feito e organizado pelo Kunas Yala - mesmo que você compre de alguma empresa de turismo o traslado da Cidade do Panamá e o passeio de barco pelas ilhas, quem de fato faz o passeio são os indígenas, e provavelmente a empresa da qual você comprar o passeio negociou com eles.


Isso porque o governo panamenho permite que os Kuna tenha a liberdade de viver e cuidar das terras onde habitaram por muitos anos antes do turismo.


San Blas fica a algumas horas de carro da Cidade do Panamá - mais especificamente, a quase 4 horas de viagem. Então, você precisa de pelo menos um dia para conhecer San Blas, já que só de estrada você vai pegar entre 6-8 horas (ida e volta).


Então, reserve um dia para San Blas e os outros dois para curtir a capital do país.


Ah, se quiser saber mais sobre passeios em San Blas, fale com a agência Go2Sanblas (veja o site deles aqui ou vá pelo Instagram deles). Foram eles que nos levaram até lá e a empresa é parceira do blog!


A Go2Sanblas é uma agência de família com origem Kuna, e conhece muito bem a região!


O motorista que nos levou até onde pegamos o barco para as ilhas e nos trouxe de volta à Cidade do Panamá foi o Augustin Pérez, que junto com sua esposa é dono da empresa. Ele foi atencioso desde nossas conversas no Brasil pelo WhatsApp, até o final da viagem!


Combinamos com ele tudo por mensagem e pagamos todo o valor (correspondente ao tour e às taxas necessárias para visitar o território Kuna Yala) quando ele nos pegou no hotel! Muito bom o serviço!

O que fazer no Panamá: muito além do Stopover - 11
O que fazer no Panamá: muito além do Stopover - 13

O que fazer no Panamá em 4 a 7 dias

Se você vai ter mais que 4 dias no país, aí fica fácil organizar o que fazer no Panamá - é separar 2 dias para a Cidade do Panamá e conhecê-la com calma, além de poder visitar ruínas e partes históricas da capital (as ruínas do que foi a antiga cidade está conservada na região, sendo possível visitá-la) e dali ir para o Caribe panamenho!


Além de San Blas, você pode tentar encaixar no seu roteiro uma visita à Bocas del Toro! Mas, ao contrário do que é possível fazer com San Blas, Bocas del Toro não é um lugar para bate-volta, pois fica próximo à fronteira do Panamá com a Costa Rica!


Bocas del Toro é um arquipélago e menos roots que San Blas, mas ainda assim não é aquele luxo que se tornou tão comum em outros destinos pelo Caribe. Mas, assim como tudo no Caribe, tem aquela água linda e uma vibe praiana muito legal!


Ainda não pudemos conhecer Bocas del Toro (quando visitamos a Costa Rica a gente quis encaixar no roteiro, mas acabou não rolando), mas em breve queremos voltar ao Panamá e dar um pulo lá!


Então, se você tiver mais do que 5 dias no país, tente reservar dois dias para conhecer Bocas del Toro - você pode chegar lá de carro e, a melhor opção, em um voo!

O que fazer no Panamá: muito além do Stopover - 15

Bocas del Toro | Foto: Tim Cook - Unsplash

Então, agora que você já viu esse post, sabe que a Cidade do Panamá tem muita história, cultura e diversão, além de obras de engenharia para serem visitadas e boas opções para compras.


E que muito mais que isso, a natureza no Panamá é incrível e que as praias de San Blas e Bocas del Toro podem ser uma excelente opção para conhecer um Caribe diferente, mas ainda assim, lindo!


Texto: Vinícius Marchetti

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail