capa do post

O que significa "Patrimônio Mundial da UNESCO"?

Viagem | 2 | 2 | 07/06/2021

Você já ouviu por aí que algum lugar foi declarado “Patrimônio Mundial “ ou “Patrimônio da Humanidade”?

Talvez você tenha lido em algum blog de viagens ou em alguma reportagem qualquer que determinado ponto turístico havia sido considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Eu mesmo li isso várias vezes, sendo que a primeira delas foi há muito tempo, antes mesmo que eu começasse a viajar.

Mas nunca havia pensado a respeito do que isso significava. Poxa, algo declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO deve ser realmente importante, certo?

Mas, afinal, o que significa um lugar ser Patrimônio Mundial ou da Humanidade? Na real, eu não sabia o que era. Parecia bem importante, mas demorei para tentar entender melhor o que era exatamente.

Então, antes de falarmos mais sobre o que este termo significa, vale saber o que é a UNESCO.

O que significa "Patrimônio Mundial da UNESCO"? - 2

Foto de Machu Picchu, no Peru - Patrimônio Misto | Foto: Karson - Unsplash

O que é a UNESCO?

A UNESCO é uma agência da Organização das Nações Unidas, a ONU, e é especializada em áreas de educação, ciências naturais, humanas e sociais, cultura, comunicação e informação, desenvolvendo projetos e ações em conjunto com os governos e instituições dos países membros da ONU.

Fundada em 1945, tem como objetivo, em conjunto com os países membros, garantir o desenvolvimento e cooperação intelectual entre as nações, bem como preservar o legado da humanidade de forma geral.

A UNESCO é a agência que confere o título de Patrimônio da Humanidade para algum local (que pode ser natural ou não), como forma de garantir que ele seja preservado e respeitado, dado sua importância para a nossa civilização.

Conforme a descrição no site da própria instituição, “a UNESCO promove a identificação, a proteção e a preservação do patrimônio cultural e natural de todo o mundo, considerado especialmente valioso para a humanidade”.

A agência atuou em várias frentes ao longo das décadas, contribuindo de forma direta ou indireta na conscientização e preservação de tesouros naturais e culturais.

Quais os tipos de Patrimônio da Humanidade que existem?

Existem basicamente três tipos de Patrimônios da Humanidade: Natural, Cultural ou Misto.

Atualmente, existem 1121 locais listados pela UNESCO, sendo que 869 são Patrimônios Culturais, 213 Naturais e 39 Mistos.

O Brasil, por exemplo, possui 22 locais na lista de Patrimônios da Humanidade, sendo 7 deles Naturais, 14 Culturais e 1 Misto.

Dentre eles estão o Parque Nacional do Iguaçu (Patrimônio Natural), Paraty e Ilha Grande (Patrimônio Misto), Fernando de Noronha e Atol das Rocas (Patrimônio Natural) e o Centro Histórico de Salvador (Patrimônio Cultural).

Para checar a lista completa, de todos os países, clique aqui e veja no site da UNESCO.


Patrimônio Cultural da Humanidade

Os Patrimônios Culturais podem ser construções e locais de importância arqueológica, ou seja, podem ser coisas que ainda existem ou ruínas de algo grandioso e representativo que existiu um dia.

Outra maneira de pensar no que pode ser um Patrimônio Cultural é considerar locais com monumentos, edifícios ou sítios que tenham valor histórico, estético, científico, etnológico ou antropológico.

Dentre locais famosos que são Patrimônio Cultural estão a cidade de Cusco, no Peru, Angkor, no Camboja e a cidade de Petra, na Jordânia.

Além destes exemplos, ainda existem Patrimônios Culturais Imateriais, que vou falar mais adiante.

Patrimônio Natural da Humanidade

Mais fácil de compreender, esses locais são representados por formações físicas, biológicas ou geológicas e outras áreas belas e de real importância científica ou estética.

Em geral, os Patrimônios Naturais contém fenômenos naturais raros, possuem relevância histórica e evolutiva e guardam fauna e/ou flora raros ou ameaçados de extinção.

Dentre locais conhecidos que são Patrimônio Natural estão o Pantanal, aqui no Brasil, Ha Long Bay, no Vietnã e as Ilhas Galápagos, no Equador.

Patrimônio da Humanidade Misto

Esses locais podem conter elementos das duas categorias anteriores, como por exemplo, Paraty e Ilha Grande, que citei anteriormente.

Costumam possuir registros da evolução do planeta e da sociedade, com elementos tanto da natureza quanto os que foram criados ou influenciados pela ação do homem.

Exemplos de Patrimônios Mistos são Paraty e Ilha Grande, no Brasil e o complexo de mosteiros nas rochas de Meteora, na Grécia.

O que significa "Patrimônio Mundial da UNESCO"? - 7

Halong Bay, no Vietnã - Patrimônio Natural | Foto: Gary Cacciatore - Unsplash

O que mais pode ser um Patrimônio Mundial da UNESCO?

Essas 3 categorias são as principais mas, além delas, existem também os casos de Patrimônio Imaterial, que podem ser as expressões e tradições culturais de comunidades ou indivíduos ao redor do mundo.

Quer um exemplo? Músicas, danças, tradições e folclore podem ser considerados um patrimônio por sua importância e relevância para a sociedade.

Como estes elementos sofrem mudanças, já que a sociedade está em constante evolução, os países adotaram a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial em 2003, que complementa o entendimento das convenções anteriores a respeito dos elementos relevantes para a sociedade, indo além do cuidado com bens tangíveis e englobando a herança cultural da humanidade.

Quer um exemplo de Patrimônio Imaterial? O Frevo, aqui no Brasil, é tido como uma expressão artística de relevância mundial!


Agora, sempre que você ler em algum lugar sobre um Patrimônio da Humanidade, já sabe o que significa e fica fácil entender sua importância para a humanidade!

E isso deveria dar um “pesinho” a mais de valor naquele passeio que você vai fazer durante sua viagem: é um privilégio poder conhecer algo de extrema importância para nós, além da sensação de pertencimento ao presenciar algo muito maior que nós mesmos!

Texto: Vinícius Marchetti

Aproveitando, mensalmente eu envio uma Newsletter com os melhores textos e posts que encontrei, dicas práticas e sugestões de livros ou aplicativos, e eu gostaria de dividir com você!

Se tiver interesse, é só se inscrever com seu e-mail!

O que significa "Patrimônio Mundial da UNESCO"? - 11
O que significa "Patrimônio Mundial da UNESCO"? - 13

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Jaqueline

Jaqueline

Muito massa!! Parabéns!

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Vinicius Bellini da Silva Ferreira Marchetti

Vinicius Bellini da Silva Ferreira Marchetti

Ainda bem que vc gostou, Jaqueline! =)

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail