capa do post

8 Curiosidades sobre a Argentina

Viagem | 1 | 15/08/2021

Fala, galera! Eu fiz uma série de posts sobre a Argentina aqui no blog e no Instagram do @pelomundo_adois , falando principalmente de Buenos Aires, mas também falei sobre outros destinos do país que ainda queremos conhecer!

Mas uma coisa muito legal que ficou faltando foi falar sobre algumas curiosidades do país!

Eu sempre escrevo sobre isso a respeito dos destinos, porque acho que é bem interessante e chamativo, porque joga uma nova luz sobre aquele lugar e faz com que o mais comum dos destinos não passe despercebido!

Por isso, hoje é dia de vermos algumas curiosidades dos nossos hermanos! Vamos ver o que você já sabia ou não do país?

Ah, não tem nenhuma ordem específica - depois de pesquisar sobre as curiosidades, escrevi na ordem que mais achei interessante!

8 Curiosidades sobre a Argentina - 2

Nathara nas escadas no Caminito, em Buenos Aires | Foto: Pelo Mundo a Dois

1. Bairro com nome de mulheres

Puerto Madero é o bairro próximo ao do Rio de La Plata, onde fica a famosa Puente de la Mujer. Mas o interessante é que, nesse bairro, todas as ruas possuem nome de personalidades femininas, como educadoras, artistas, políticas e outros nomes importantes para o país!

 

2. Legalização do aborto

No final de 2020, o direito de escolha virou lei e o aborto legal agora é direito, é seguro e resultado de uma luta feminista que há muito se estendia no país!

Um resultado histórico da bravura e da luta das mulheres do país! Parabéns para las mujeres!

 

3. Livraria mais antiga

Em Buenos Aires fica a livraria mais antiga da cidade e o único estabelecimento portenho que funciona desde 1785! A Livraria de Ávilla fica em San Telmo!

 

4. Quantidade de livrarias

A Argentina, ou melhor, Buenos Aires, é a cidade que mais possui livrarias per capita do mundo! Não sei se este levantamento ainda vale - as reportagens e levantamentos que encontrei informações a respeito tem alguns anos, já!

No entanto, uma coisa ainda parece ser bem atual: na Argentina existe mesmo uma grande número de livrarias e Buenos Aires já chegou a ter mais livrarias do o Brasil todo!

Não é à toa que um dos passeios imperdíveis por Buenos Aires é a Livraria El Ateneo (falamos dela neste post aqui!).

5. Primeiro metrô da América Latina

Na Argentina que foi construído o primeiro metrô da América Latina, e o 4º das Américas, atrás apenas do metrô de Nova York, Boston e Filadélfia! Muito legal se você procurar umas fotos antigas e ver como tudo era - o metrô foi construído em 1913!

Em comparação, o maior metrô do Brasil é o de São Paulo e ele inaugurado/fundado apenas 55 anos depois, em 1968!

 

6. Avenida mais larga do mundo

Apesar de encontrar muitas informações a respeito de algumas avenidas bem grandes aos redor do mundo, essa foi uma das primeiras curiosidades que li sobre o país, anos antes de pensar em viajar pra lá!

A Avenida 9 de Julio, no centro da cidade de Buenos Aires, é a avenida (ou uma das) mais larga do mundo! Sendo verdade ou não, com certeza é uma das maiores do mundo, porque além de sua grande extensão, ela possui entre 16 e 22 faixas, dependendo do trecho!

 

7. Cidade do Fim do Mundo

Ushuaia, como muitos sabem, é conhecida como a cidade do Fim do Mundo, sendo a cidade mais austral (ao sul) do mundo!

Por ser menor e não ser bem uma cidade, Puerto Williams, um vilarejo que pertence ao Chile e que fica na mesma região do Canal de Beagle, é o assentamento humano mais ao sul do mundo, mas isso não tira nem um pouco o brilho da famosa Ushuaia, que é a cidade mais próxima ao Polo Sul!

 

8. O Papa é Argentino

Poxa, essa nem bem é uma curiosidade, mas vou contar para quem eventualmente não sabe: o atual Papa, Francisco, é Argentino! E ele é o primeiro Papa nascido na América Latina!

E outra coisa legal é que, no post sobre o que fazer em Buenos Aires (veja aqui), falamos sobre a Basílica Maria Auxiliadora & San Carlos, igreja em que o Papa foi batizado e que tem uma decoração interna bem bonita! (Tudo bem que isso não é bem uma curiosidade, mas valia a pena mencionar!)

 

Agora que você já sabe as curiosidades da Argentina que achamos mais legais (ah, sim, a Nathara também gostou de saber dessas), espero que você tenha ficado com mais vontade de conhecer o país!

E se você já conhece, fico torcendo para que você tenha ficado com vontade de voltar mais uma vez!!

8 Curiosidades sobre a Argentina - 6

Texto: Vinícius Marchetti

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail