O que fazer na Argentina: dicas de lugares para sua viagem
Viagem | 1 | 02/08/2021
Mesmo sem termos viajado e conhecido toda a Argentina, já podemos dizer com certa propriedade que o país é muito incrível e tem muita coisa sensacional a oferecer!
E hoje é dia de falarmos de tudo que o país tem para mostrar: cidades modernas e estimulantes, natureza bela a selvagem, muitas paisagens incríveis e de tirar o fôlego, além de ambientes extremos e locais isolados! E tudo com aquele atrativo que nós tanto gostamos: preços ótimos e logo aqui, do lado da nossa “casa” Brasil!
Então, bora vermos o que tem de legal na Argentina para você poder pensar no que incluir no seu roteiro?
Ah, só vale lembrar: nós conhecemos apenas Buenos Aires na Argentina; apesar de muitos amigos conhecerem outros destinos no país e intensa pesquisa, saiba que os demais lugares que cito aqui neste post ainda fazem parte da nossa lista de desejos, ok?
Cidades para conhecer na Argentina
Buenos Aires
Além da capital Buenos Aires (que já falamos em vários posts aqui no blog (veja aqui), a Argentina tem outras cidades interessantes, como Mendoza, Córdoba e Rosário, e que vamos falar um pouco aqui.
La Plata
A cidade de La Plata fica perto de Buenos Aires (em torno de 60 km) e é capital da província. Ela foi toda planejada e, por isso, é conhecida por suas ruas em diagonais e por ter um parque ou praça a cada 6 quarteirões!
Mendoza
Mendoza é uma das grandes cidades argentinas e mundialmente conhecida por sua produção de vinhos. Você pode se hospedar por lá e conhecer um pouco da cidade enquanto aproveita as visitas às vinícolas da região, ou pode se hospedar em algum lugar mais afastado e aproveitar para experimentar os vinhos da região e conhecer como é a sua produção enquanto curte um ambiente mais calmo, longe da cidade.
Puerto Iguazú
A famosa Puerto Iguazú é a cidade na tríplice fronteira (Brasil - Argentina - Paraguai) e que muitos brasileiros aproveitam para conhecer quando vai ao Parque do Iguaçu ver as Cataratas.
Mas, se assim como a Nathara e eu, você não fez essa passagem para o lado dos hermanos (quando fomos para Foz, as fronteiras estavam fechadas por causa da pandemia), essa é mais uma cidade para visitar na sua viagem!
Salta
Salta é uma cidade ao norte do país, com características diferentes do restante da Argentina. Fica em uma região montanhosa e “mais desértica”, lembrando territórios como da Bolívia e Peru.
A cidade possui igrejas e museus para serem visitados, com destaque para o MAAC, Museo de Arqueología de Alta Montaña, onde se pode visitar as múmias de crianças incas que foram encontradas em perfeitas condições na região, conhecidas como Los Niños del Llullaillaco, e tem belas ruas e arquitetura.
O Cerro San Bernard é um mirante ótimo para se ver a cidade do alto e tem até um teleférico, para quem curte!
Além disso, em Salta tem o passeio do Tren a Las Nubes (veja o site deles aqui), um trajeto de trem pelas montanhas da região e que passa por viadutos e pontes altíssimos, bem acima do nível do mar! O passeio é incrível e sai da cidade de San Antonio de los Cobres, e pra chegar lá você pode alugar um carro ou fechar o passeio que inclui o ônibus até a cidade, para depois pegar o trem.
Além disso, você pode conhecer o Cerro de 7 e 14 Colores, que se parecem muito com a Montanha de 7 Cores (Vinicunca), no Peru, e esses tours te levam para pequenas cidades e vilarejos da região, como Purmamarca, Tilcara e Humahuaca. Tudo isso, oficialmente, fica na região de Salta e Jujuy.
Os passeios de Salta nós fechamos na própria cidade, pesquisando as várias agências de turismo que tem por lá. Temos amigos que alugaram carro na região e fizeram tudo por conta própria, então, fica a seu critério. O único passeio que fechamos com antecedência foi o do Tren a Las Nubes, pois ele é mais restrito e costuma esgotar.
Por fim, você pode conhecer as Salinas Grandes, um pequeno deserto de sal na altitude e que é usado para "fabricar" sal. O lugar é bem legal e você consegue fechar o passeio na própria cidade de Salta, com os demais tours.
Recomendamos que você se hospede em Salta por ser a maior cidade da região e ter mais o que fazer, mais estrutura. Os demais lugares são cidades bem pequenas e vale a pena conhecer, mas talvez não se hospedar.
Córdoba
Esta é a segunda maior cidade da Argentina e possui passeios pela cidade que valorizam sua importância histórica para o país (ali nasceram as primeiras universidades do país, por exemplo). Também tem um fator que agrada bastante, que é estar próxima às montanhas, que lhe confere muita beleza. A cidade tem boa vida noturna e muita opção gastronômica, mas pelo que li, os preços ali são um pouco mais altos que na própria Buenos Aires.
Rosário
A cidade de Rosário é uma das maiores cidades do país e, por ter sido ponto importante no processo de independência do país, tem muita relevância histórica (foi ali que a bandeira argentina foi erguida pela primeira vez). A cidade conta com uma “praia” às margens do Rio Paraná e, para acrescentar um atrativo, é a cidade natal do craque Lionel Messi!
Montanhas de Salta | Foto: Hector Ramon Perez - Unsplash
Patagônia Argentina e o sul do país
El Calafate
Essa é a região onde fica Perito Moreno, uma geleira horizontal gigante e um dos pontos mais famosos da Patagônia Argentina!
A cidade é base para quem visita o Parque Nacional Los Glaciares, com vários glaciares, incluindo o Perito Moreno - a propósito, Perito Moreno é a maior geleira em extensão horizontal do mundo! Daí a fama do lugar!
Ushuaia
Muitas vezes chamada de Fim do Mundo ou Terra do Fogo, Ushuaia é conhecida como a cidade mais austral das Américas, ou seja, mais ao sul do continente (no entanto, Puerto Williams, um vilarejo que pertence ao Chile e que fica na mesma região do Canal de Beagle, é o assentamento humano mais ao sul desta área, mas não carrega a mesma fama que sua irmã argentina).
Ushuaia é uma “pequena cidade grande”, que possui muita estrutura para o turismo (recebe muitos europeus e americanos, além doa brasileiros), com muita opção de lazer que envolve a natureza, mas sem deixar a desejar àqueles que querem aproveitar a cidade e fazer um turismo mais pacato.
É em Ushuaia que você pode conhecer o Parque Nacional Terra do Fogo, navegar pelo Canal de Beagle e avistar leões-marinhos e pinguins, conhecer o Glacial Martial e o Complexo Cerro Castor, com suas pistas de esqui e snowboard.
Bariloche
San Carlos de Bariloche é conhecida mundialmente por suas estações de esqui e por quem quer aproveitar aquele ambiente com neve, algo que remeta aos países europeus do tipo.
A cidade fica à beira de um lago glacial, o Nahuel Huapi, e apesar de ser mais conhecida por suas atrações relacionadas ao frio e neve, existem muitas outras opções para curtir Bariloche mesmo durante o verão.
Península Valdés
Essa é uma região com fauna muito diversa, uma área protegida onde é possível visitar e avistar animais como baleias francas atrais, leões-marinhos, lobos-marinhos e pinguins de Magalhães. É uma região com clima quase desértico, apesar das águas e quantidade de animais que vivem na região.
Ainda tem muita coisa para fazer na Argentina, muitos lugares para conhecer. Espero que com este post você tenha mais informações sobre o país e que isso te deixe com mais curiosidade ainda sobre o que fazer por lá!
Pesquise bastante e escolha seus destinos / monte seu roteiro de acordo com o que mais te agrada! Dá pra ter certeza de que muita coisa na Argentina é incrível demais!
Estação de esqui em Bariloche | Foto: Federico Persiani - Unsplash
Perito Moreno, geleira em El Calafate | Foto: Mike Swigunski - Unsplash
Texto: Vinícius Marchetti
Comentários
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente