7 Fatos e Curiosidades sobre o Camboja
Viagem | 30/05/2021
O Camboja é um país situado no Sudeste Asiático, coladinho com a Tailândia e que não é muito desbravado por nós, brasileiros!
Arrisco dizer que a maioria dos brasileiros que puseram os pés no país são mochileiros ou pessoas que curtem destinos exóticos!
Acredito que isso acontece muito por conta das praias e paisagens paradisíacas da Tailândia, que atrai muito os olhares e desejos dos viajantes, junto com outros destinos mais luxuosos e famosos na região.
Se acrescentar o fato de que, quando um destino “cai nas graças” dos turistas - fotos no Instagram e visitas de famosos são os eventos mais comuns para promover e elevar o status de algum destino, fica difícil chamar a atenção para um país que não “deve ter muita coisa para fazer”, não é?
Então, como gosto bastante de fazer com os destinos que conheço, neste post vou falar sobre 7 fatos e curiosidades sobre o Camboja!
Vem comigo e bora lá!
Curiosidade 1: Moeda local
Em uma viagem par o Camboja, dificilmente você vai ver, ou precisar, da moeda local para qualquer gasto - é bem provável que você consiga fazer tudo que tem para fazer no país apenas com dólares!
Os lugares aceitam a moeda norte-americana normalmente e dificilmente você precisará até mesmo de troco na moeda local.
Por exemplo, na nossa viagem, comemos e bebemos em restaurantes e bares, tomamos sorvete, fizemos massagem e compramos souvenires, em lojas e estabelecimentos grandes e pequenos, nem chegamos a ver a moeda local.
Ah, caso queria saber, o “dinheiro” do Camboja se chama Riel (KHR).
Curiosidade 2: Capital (meio) desconhecida
Esse item é mais um fato do que uma curiosidade…
Vai ver você não sabe nem a capital e nem qual a cidade mais conhecida do Camboja! Sem problemas!
A cidade mais famosa do país e que recebe mais turistas é Siem Reap, sendo inclusive a cidade que conhecemos e nos hospedamos durante nossa viagem. Mas a principal cidade do país é a capital Phnom Penh!
Inclusive, isso foi até usado em uma piada de Friends, em um episódio que Chandler menciona que a garota que ele saía acreditava que a capital do Camboja fosse “Sean Penn” - pegou aí a confusão da menina?!? Pronúncia parecida e uma cidade desconhecida, ambas causando confusão!
Curiosidade 3: Cidadania
A atriz Angelina Jolie recebeu a cidadania cambojana após a adoção do seu filho Maddox, que nasceu no país.
Mas, calma lá: essa não é a única curiosidade do país que envolve a estrela de Hollywood (mas, para isso, você terá que ir até o final do post para descobrir)!
Curiosidade 4: Maior complexo religioso do mundo
Angkor Wat é o maior complexo religioso do mundo! O lugar é tão importante para o país que está estampado até na bandeira nacional!
Angkor Wat é o templo que sai na maioria das fotos dos turistas e é o que está na bandeira, mas o complexo de Angkor era, no seu passado, mais parecido com uma cidade. O lugar abriga mais de mil templos, construídos em uma área de aproximadamente 400 km2 em meio à floresta!
Além disso, a cidade foi a antiga capital do Império Khmer e chegou a abrigar em torno de 1 milhão de habitantes!
É uma visita impressionante e com certeza vale o título de Patrimônio Mundial da Unesco!
Angkor Wat logo após o amanhecer | Foto: Pelo Mundo a Dois
Curiosidade 5: Preços muito baixos
Correndo o risco de estar forçando um pouco a barra aqui, eu diria que o Camboja foi o país mais barato que visitamos!
Com destaque para a comida e bebida, os preços eram baixíssimos!
Existe uma rua muito famosa em Siem Reap chamada Pub Street, que é como uma versão mais tranquila e limpa da Khao San Road, em Bangok, que concentra muitos bares e restaurantes, além de outros atrativos, e é um dos points dos turistas na cidade!
Ali é o lugar para que os preços praticados fossem elevados. No entanto, era tudo muito barato! Um copo de chopp de 500ml por R$ 3 (TRÊS-REAIS!) e um jantar para 2 pessoas por R$ 20 (um baita jantar), este era o tipo de preços que encontrávamos por lá!
Parece mentira que tudo era muito barato no lugar mais movimentado e cheio de turistas no país!
Mas é isso mesmo!!
Curiosidade 6: Khmer Vermelho e o regime que matou milhões
Entre 1975 e 1979, o país foi dominado pelo Khmer Vermelho, nome pelo qual ficou conhecido o Partido Comunista Cambojano.
Neste período houve repressão da população, enviada em sua maioria para viver no campo sob trabalho forçado.
Dentre as ações tomadas nesta época, estão a construção de campos de concentração e milhares de execuções, domínio total do estado sobre a indústria e a sociedade, eliminação do budismo como religião, extinção do sistema bancário e destruição de templos, escolas e até hospitais.
Estima-se que aproximadamente 1,5 milhão de pessoas tenha morrido durante o regime.
Para ajudar, após o período de domínio do Khmer Vermelho, o país sofreu com invasões e só depois de muitos anos, na década de 90, e com apoio de outros países, o Camboja voltou a se reestruturar, se reformulando e deixando para trás um período de quase 30 anos de guerras.
Ta Prohm, templo onde foi gravado o filme Tomb Raider | Foto: Pelo Mundo a Dois
Curiosidade 7: Filme Tomb Raider (original)
Uma das ruínas dos templos do Camboja, chamado Ta Prohm, foi palco do filme Tomb Raider com a Angelina Jolie.
Dá pra ver que os laços dessa fera do cinema com o país é muito grande!
E aí, valeu a pena ter esperado para ler até o final do post ou não?
Espero que essas curiosidades sobre o Camboja te animem a conhecer o país um dia!
Aproveitando, mensalmente eu envio uma Newsletter com os melhores textos e posts que encontrei, dicas práticas e sugestões de livros ou aplicativos, e eu gostaria de dividir com você!
Se tiver interesse, é só se inscrever com seu e-mail!
Texto: Vinícius Marchetti
Comentários
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente