capa do post

O que fazer no México: muito além de Cancún

Viagem | 3 | 18/11/2021

Há uns bons anos que o México atrai muitos turistas brasileiros, em especial para Cancún, mas um movimento mais forte passou a rolar nos últimos 2 anos, e acredite, muito por conta da pandemia.


Aproveitando que o México até hoje não teve tanta restrição para turistas, e também por conta da limitação de destinos, o país vem sendo usado como intermediário para entrar nos Estados Unidos neste período (brasileiros estavam voando para o México, cumprindo um período de quarentena e depois viajando para o país do Tio Sam).


A Nathara e eu já havíamos visitado o país anos atrás e só conhecíamos Cancún, e acredito que esse deve ser o principal destino do turista brasileiro no país (não sei dizer se isso é verdade, é apenas um feeling que tenho!).


Mas afinal, o que a terra do Chaves tem a oferecer além das praias incríveis?


É isso que vou contar hoje para vocês - o que fazer no México (além de Cancún)!

O que fazer no México: muito além de Cancún - 2

A Pirâmide da Lua, em Teotihuacán, Cidade do México | Foto: Pelo Mundo a Dois

O que fazer no México: Praias

Como falei acima, um dos principais destinos no México é Cancún, do lado do Caribe (Oceano Atlântico), mas o país tem muitas praias famosas e que vão além da conhecida Riviera Maia.


Depois de Cancún, os destinos mais conhecidos no Caribe Mexicano são Tulum e Playa del Carmen, todos ali no estado de Quintana Roo.


Além destas, outro lugar que passou a ser procurado por turistas (e o Instagram é um grande motivador pra isso) é a ilha de Holbox, logo acima da região de Cancún.


Já do lado do oceano Pacífico, Acapulco é muito famosa para os brasileiros (e eu diria que o programa do Chaves é o principal “culpado”), apesar de ter perdido todo seu glamour há muitos anos.


Por outro lado, destinos como Los Cabos (no estado Baja California Sur), Puerto Vallarta (no estado de Jalisco) e Puerto Escondido (no estado de Oaxaca) têm se tornado cada vez mais conhecidos e possuem praias incríveis também. Não fomos, mas gostaríamos de ter ido.


Nossa ideia nessa viagem era visitar justamente Los Cabos, mas devido ao pouco tempo de férias e a outras coisas que gostaríamos de manter no roteiro, acabamos indo para a Riviera Maia.

O que fazer no México: muito além de Cancún - 5

Nathara na Playa Paraiso, em Tulum | Foto: Pelo Mundo a Dois

O que fazer no México: Cidades para conhecer


Agora vamos falar daquele turismo menos conhecido de nós, brasileiros: o que fazer no México além de visitar Cancún?


Quando marcamos nossa viagem, tivemos o cuidado de visitar o país justamente durante o feriado de Finados aqui no Brasil, que para os mexicanos é quando se comemora o Dia de Muertos.


Então, além de conhecer a capital Cidade do México, aproveitamos para desbravar um pouquinho do interior do país e, de quebra, participar do festival que celebra a morte como parte da vida!


Por isso, durante nossas pesquisas para a viagem, levantamos uma série de cidades e lugares para conhecermos e priorizamos de acordo com o tempo de viagem e com as festividades do Dia de los Muertos.

Cidade do México


A primeira da lista e que muitas vezes é deixada de lado pelos brasileiros é a Cidade do México. É uma cidade como São Paulo em muitos sentidos (talvez o trânsito seja pior) e, assim como a capital paulista, tem muito o que fazer.


Grandes parques e jardins, construções, muitos cafés e bares legais e até um castelo! Além disso, dali você pode conhecer a antiga cidade asteca de Teotihuacán, onde fica a Pirâmide do Sol (a 3ª maior do mundo) e ir para as incríveis Grutas Tolantongo (no estado de Hidalgo).


Ficamos 3 dias e meio na cidade e não deu tempo de conhecer tudo. Por isso, se tiver tempo, uns 4 ou 5 dias na cidade é o ideal.

O que fazer no México: muito além de Cancún - 9

Casa dos Azulejos, Cidade do México | Foto: Pelo Mundo a Dois

Puebla


Puebla foi outra cidade que pesquisamos e que, por ficar ao sul da Cidade do México e na direção em que seguiríamos viagem, estava no nosso roteiro inicial.


É uma cidade que lembra Cartagena, na Colômbia, com muita influência espanhola e bem pacata. Fica a 2h de viagem mais ao sul da Cidade do México e a caminho de Oaxaca, que estava no nosso roteiro. A ideia era ficar 1 dia na cidade.


Como a gente queria passar o Dia de Muertos em Oaxaca (que tem uma das festas mais tradicionais no país), acabamos tirando Puebla do nosso roteiro.


Além da cidade ser mais tranquila e com arquitetura legal, outro atrativo incrível pode ser visitado por ali: a maior pirâmide do mundo, a Pirâmide de Cholula (ou Tepanapa).


O mais incrível ainda é que ela passou despercebida por muitos anos, já que a vegetação cresceu sobre a pirâmide e quando os conquistadores europeus chegaram na região, tudo parecia ser apenas um morro! Então, eles acabaram construindo uma igreja no topo da pirâmide sem nem saber!

Oaxaca


Como falei, a cidade de Oaxaca estava no nosso radar justamente por ser onde rola uma das mais tradicionais festas do Dia de Muertos no México, mas ela é muito mais que isso!


A cidade tem culinária famosa no país e no mundo, sendo que a Unesco declarou sua comida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade! E olha, a comida é boa mesmo!


Tem muita coisa deliciosa e tradicional, mas também tem muito prato exótico (como os chapulines, grilos fritos e preparados com alho, azeite e sal, normalmente).


Se você for a Oaxaca, não deixe de provar as tlayudas (de longe nosso prato mexicano preferido, uma massa fininha com pasta de feijão avocado, cebola, repolho e uma carne, que pode ser frango, porco ou vaca), o mole (molhos preparados com chiles, chocolate e muitos outros ingredientes), além do queijo e chocolates oaxaqueños.


A cidade em si é bem gostosa e tem bastante lugar legal para ver e fotografar. Oaxaca também é base para se visitar Mitla (zona arqueológica pré-colombiana e com construções de origem zapoteca) e as ruínas do Monte Albán, antiga capital do império zapoteca e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade.


Também dá pra tentar pegar um tour que, junto com Mitla, te leva para ver a Arbol del Tule, a mais larga do mundo e que precisa de mais ou menos 30 pessoas para dar a volta no seu tronco!


Outro lugar que merece ao menos ser considerado no seu roteiro é Hierve el Agua, complexo com piscinas naturais e cachoeiras petrificadas que fica a algumas horas de Oaxaca.

O que fazer no México: muito além de Cancún - 13
O que fazer no México: muito além de Cancún - 14

Nas ruas de Oaxaca, México | Foto: Pelo Mundo a Dois

San Cristóbal de las Casas


San Cris, como aparece e várias placas na cidade, é uma cidade que fica em outro estado (Chiapas), é menor que Oaxaca e tem mesmo o clima de interiorzão.


A cidade em si é cheia de lugares para comer e beber e confesso que achei um local bem bacaninha para descansar, andar sem rumo… aquele destino que você visita só pra ficar tranquilo, curtindo sem muita preocupação. Ela me lembra um pouco de Paraty com Cusco, no Peru.


Como toda cidade latina, tem suas igrejas e praças principais para conhecer. Mas as duas principais igrejas para “turistar” estão localizadas em dois morros, o que proporciona uma vista privilegiada da cidade e rende boas fotos! São elas a Igreja de San Cristobal e a Igreja de Guadalupe.


Ao redor do Zócalo (a praça principal e que toda cidade mexicana tem) é o melhor ponto para andar e curtir - a rua Real de Guadalupe e a Avenida Miguel Hidalgo, que formam uma cruz ao redor do Zócalo, são as principais vias da cidade e onde fica concentrado o movimento (são ruas quase inteiras fechadas para pedestres).


Além destes pontos, a cidade de San Cristobal é usada como base para conhecer Palenque, sítio arqueológico que abriga ruínas da antiga sociedade maia, com tudo bem conservado e que possivelmente foi liderada por mulheres (achei isso sensacional!).


Outro passeio pela região é o Canion del Sumidero - se for à cidade e tiver tempo, tente ir! Nós não pudemos conhecer por falta de tempo. Uma pena!

O que fazer no México: muito além de Cancún - 17
O que fazer no México: muito além de Cancún - 18

Ruazinhas de San Cristobal de Las Casas | Foto: Pelo Mundo a Dois

Ainda tem bastante lugar no México para conhecer, com certeza! Mas essas são as minhas sugestões para sua pesquisa de roteiro, até porque esses foram esses os lugares que considerei visitar!


É legal pensar no México como o Brasil, um país imenso e cheio de cultura e diversidade, com muita coisa interessante para ver!


Espero que com este post eu pelo menos tenha te animado a conhecer um pouco mais do país e que você saiba o que fazer no México além de Cancún!


Comenta aqui se sentiu falta de algo ou se este post te ajudou!

O que fazer no México: muito além de Cancún - 21

Aproveitando, mensalmente eu envio uma Newsletter com os melhores textos e posts que encontrei, dicas práticas e sugestões de livros ou aplicativos, e eu gostaria de dividir com você!

Se tiver interesse, é só se inscrever com seu e-mail!

O que fazer no México: muito além de Cancún - 24

Texto: Vinícius Marchetti

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail