capa do post

Falar outro idioma: porque você não deveria ter medo

Blog | 8 | 1 | 25/03/2021

Essa semana ouvi um criador de conteúdo que admiro muito (@euleandromariani) comentando que os brasileiros morrem de medo de falar inglês. Ele menciona um amigo americano, que lhe disse que sabe que a pessoa é brasileira quando ela começa uma conversa e diz “I’m sorry about my English” ou algo parecido, dependendo do idioma, tudo porque a pessoa já começa se desculpando.

Isso me fez lembrar uma moça que nos atendeu quando fomos comprar o transfer para o Mercado Flutuante, na Tailândia.

(falamos deste mercado no post sobre Bangkok - confira aqui!)

Era dezembro de 2019 quando entramos na agência de turismo ao lado da Khao San Road, em Bangkok. O calor era forte.

Uma moça extremamente simpática e sorridente nos atende - seu nome era Apple (isso mesmo!). Claro, esse devia ser o nome que ela havia adotado para atender turistas ocidentais que teriam problemas para pronunciar corretamente seu nome verdadeiro.

Falar outro idioma: porque você não deveria ter medo - 2

Sem deixar de sorrir em nenhum momento e muito solícita, ela nos explica sobre os passeios disponíveis com um inglês limitado e extremamente carregado. Em alguns momentos era até difícil entender o que ela falava.

Compramos o transporte para nos levar até o famoso mercado flutuante Damnoen Saduak, agradecemos e fomos tomar uma cerveja gelada na Khao San Road.

Acontece que a Apple era não só uma ótima atendente, como a única naquela loja.

E ela não pareceu estar muito preocupada com seu inglês básico, que era apenas suficiente para se comunicar e trabalhar com turistas.

Ela simplesmente falava e a vida seguia. E é isso que nós, brasileiros, temos receio de fazer.

O Leandro Mariani não é o único que viu e ouviu gente assim, com esse receio de falar outro idioma; nós também conhecemos pessoas com esse mesmo medo!

Muitos brasileiros deixam de viajar porque não falam outro idioma! Já nos disseram que esse é um dos principais motivos de alguns para preferirem viajar pelo Brasil do que para fora.

O negócio aqui é bem simples: você não deveria se preocupar com o que vão achar do seu inglês (ou outro idioma qualquer).

Não deveria ter receio de falar, praticar, seja em uma aula, com um amigo ou em uma viagem.

E com certeza você não deveria deixar de fazer um intercâmbio, de fazer uma viagem dos sonhos ou qualquer que seja seu desejo, pelo fato de acreditar que o idioma vai ser um problema.

Pode ser que você erre muito? Claro. Pode ser que alguém te corrija, que você tenha algumas dificuldades e até passe um perrengue? Com certeza. Mas isso faz parte do processo de aprendizado, e não apenas quando se aprende outra língua.

Existem muitas maneiras de se aprender ao menos o básico de um idioma. Inclusive, falamos disso em nosso livro (que vai ser lançado ainda este ano - clique aqui e se inscreva, se você tem interesse em saber mais).

Enxergue este ponto como uma oportunidade, e não como um impedimento.

Desencanar desse medo é o primeiro passo para aprender um idioma e, de quebra, abrir caminho para conquistar muito mais!

Texto: Vinícius Marchetti

Falar outro idioma: porque você não deveria ter medo - 9

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Jaque

Jaque

Ótima provocação. Aprender uma segunda língua é um grande desafio e deveríamos ficar mais orgulhosos por tentarmos aprender e praticar

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail