Desafio de escrita - Dia 2: Filmes e Séries (estranhos) que me inspiraram a viajar
Se você leu o primeiro texto deste desafio (autoimposto) de escrita, sabe que eu, Vini, me propus a escrever por pelo menos 15 minutos diariamente, por motivos próprios (mas sem muita relevância) e que, de qualquer modo, detalhei no texto anterior.
Se por outro lado, você não leu o primeiro texto deste desafio, ele é curto, simples e fica aqui o convite para a leitura - clica aqui se quiser fazer a leitura.
Como parte do desafio, tentarei escrever até dia 07 de abril, mais ou menos, que é a data em que embarcamos para a viagem para a Ásia (com destino ainda em segredo); vai ser um pouco menos de 30 dias seguidos de textos aleatórios, sobre viagem ou não), e que podem te ajudar (ou não, mas gosto de pensar que sim) a viajar, ou no mínimo, a planejar sua próxima viagem.
Afinal de contas, isso é um blog (também) de viagens!!!
Estes textos não serão revisados - vou postar da forma que sair - e terão tema livre. A ideia é não pensar muito e falar das nossas experiências de viagens ou reflexões e dicas pertinentes ao tema.
Mas enfim, chega de enrolação… vamos lá!
Você já teve alguma coisa que te deu vontade de viajar? Algo que te deixou inquieto, te fez sonhar com algum lugar, te fez pensar numa nova vida?
Se bobear, você já viu um filme que te fez imaginar como seria visitar ou viver em algum lugar do mundo… não?
Bom, comigo foi assim!
Os primeiros filmes que tenho lembrança de ter assistido e me instigado a viajar foram os filmes Esqueceram de Mim - aquele lá com o Kevin, que fica sozinho em casa; isso tudo mesmo que não época não pudesse nem pensar muito a respeito, por ser muito novo ou viver uma realidade muito diferente.
Houve outros, mas o ponto aqui é: por mais bizarra a história, ou cheia de clichês, alguns filmes plantaram em mim essa semente de viajar pelo mundo.
E eu só fui compreender isso anos mais tarde, já na minha vida adulta. Foi quando fiz minha primeira viagem, quando entrei pela primeira vez em um avião e percebi que eu tentaria fazer isso pelo resto da minha vida!
Mas, espera aí: o que eu quis dizer com história bizarra ou com clichês?
Você vai entender ao ver a lista de filmes que me inspiraram a viajar e conhecer o mundo:
1. Esqueceram de mim: os dois filmes interpretados por Macaulay Culkin marcaram a minha vida e vê-lo andando por Chicago sozinho, ou mesmo por Nova York (no segundo filme), me fizeram perceber como poderiam existir lugares legais e interessantes fora da minha cidade ou país, e me marcaram por ser uma das primeiras lembranças que tenho de ver imagens de outros países.
Esses filmes me marcaram tanto que a primeira viagem internacional que fiz foi para… Nova York (falei sobre essa viagem aqui)! E tenho uma tatuagem do filme (fiquem com essa curiosidade sobre mim)!
2. Ninguém Segura Este Bebê: a história insana do bebê de família rica que é sequestrado por 3 bandidos trapalhões é recheada de clichês, cenas impossíveis e particularidades dos filmes dos anos 90. Mais uma vez em Chicago, o bebê que, com sua inocência e visão lúdica do mundo, escapa dos sequestradores enquanto explora a cidade!
Acho que foi porque marcou a minha infância, mas esse filme me faz lembrar que, mesmo criança, eu pensava: “seria incrível sair daqui de Assis”. É, pra você que não sabe, cresci em Assis, interior de São Paulo e uma cidade com menos de 100 mil habitantes!
3. Eurotrip: esse é a história do jovem recém-formado que foi abandonado por sua namorada de ensino médio no dia da formatura, mas que sai em um mochilão pela Europa para encontrar sua paixonite de internet (lá nos primórdios da internet, no distante ano de 2004).
O filme tem muitos clichês e estereótipos (bolos de maconha em Amsterdã, Hooligans na Inglaterra, pra citar alguns), às vezes cruza a linha do aceitável (com cena de sexo no Vaticano) e tira muito sarro de coisas que, na real, chegam a soar exageradas (como o poder de compra do dólar em cidades como Bratislava).
É um clássico besteirol americano. E, apesar de tudo, marcou minha adolescência e me fez sonhar de verdade com uma viagem pelo continente Europeu.
Tanto é que cheguei a juntar dinheiro (mesmo com um emprego fajuto que, na época, me pagava míseros R$ 788) e comprar livros de planejamento de mochilão!
Quem diria que eu pisaria em continente europeu só uns 18 anos depois, e que antes iria para a Ásia e basicamente toda a América Latina? Pois é!
4. O Paraíso e a Serpente: a série da Netflix lançada em 2021 conta a história real de um assassino que fez várias vítimas na Ásia durante os anos 70.
Numa época em que não havia celulares, computadores e internet, o mundo se comunicava de outro modo, e isso facilitou muito a atuação desse vilão, que tinha como alvo viajantes solo e mochileiros, em sua maioria!
Sim, eu sei… parece bizarro pensar que ESSA história, me deu vontade de viajar.
Mas eu já conhecia muitos lugares do mundo e ver a série em lugares como Tailândia (que já conheço), Índia e Nepal, dentre outros, me fez lembrar como a Ásia é incrível e o mundo tem muita coisa pra ser ver!
Mesmo com esses doidos por aí, a fotografia da série me inspirou e até hoje gosto de assistir os episódios!
E acho mesmo que inspiração pode vir de qualquer lugar! Ainda mais inspiração pra viajar!
Pode ser uma música, um cheiro, um filme (bizarro ou não) ou uma pessoa; o que importa é essa sensação prazerosa e que te faz sonhar e se mover!
Sonhar em viajar é incrível demais (só não é melhor que a sensação de viajar em si) e qualquer filme que evoque isso, já é uma boa inspiração!
Se você chegou até aqui, se inscreve na nossa newsletter e receba estes textos e outras novidades do Pelo Mundo a Dois!
Ah, e se você topar, deixa aqui nos comentários algum filme ou série que te inspirou a viajar!
Texto: Vinícius Marchetti
Comentários
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente