Desafio de escrita - Dia 3: Os lugares mais caros que visitei
Seja bem-vindo ao dia 3 do desafio de escrita! Se você não faz a menor ideia do que eu estou falando e do que é esse bendito desafio de escrita, bom, te convido a ler o post inicial clicando aqui.
Ah, saiba que você pode continuar lendo esse texto mesmo sem saber do que diabos eu estou falando com esse tal desafio de escrita. O ponto todo é: você está lendo um texto que escrevi sentado no meu sofá numa sexta-feira à noite, por volta das 22:00 e após eu ter comido um lanche e tomado um vinho com a Nathara, minha esposa.
Fazemos coisas assim às sextas-feiras, após sairmos do trabalho (ainda somos CLT) e gostamos de ficar de bobeira tomando drinks e vendo filmes até tarde.
Mas, como me comprometi com o desafio, enquanto a Na está do meu lado assistindo “Comer, Rezar, Amar” (filme estrelado por Julia Roberts e que me inspira a viajar e escrever ainda mais), escrevo este texto para você, leitor que, de alguma forma que nem consigo imaginar, chegou aqui.
E hoje pensei em falar dos destinos mais caros que já visitei.
E garanto pra você que, nessa lista seleta de destinos que pesam no bolso, tem um país que você não imagina que estaria aqui. E sim, vou deixá-lo para o final (vai que assim consigo te convencer a ler tudo)!
Bom, Londres é uma cidade incrível e que nos agradou muito: muita comida, culturas diferentes (além da londrina), uma cidade que tem tudo, é bonita, interessante e agitada!
O tipo de destino que deslumbra muita gente! Uma “São Paulo que funciona”; a “Nova York da Europa”. Tem vários nomes, termos e expressões que citam Londres, e com certeza a maioria é verdadeira!
Mas a cidade é cara. Cara demais! Dá vontade de chorar de desespero, porque comer em qualquer lugar, mesmo que não seja turístico, custa muito.
Parece até sadomasoquismo: prazer dolorido, sabe? Você adora estar lá, a oportunidade de estar viajando e conhecer a cidade, mas caramba, como custa caro! Dói no bolso (e na alma)!
Outro lugar bizarramente caro é a Islândia! A ilha gelada que fica ali do lado do continente europeu, famosa pela Aurora Boreal e por sua natureza exuberante e excêntrica, é também famosa por seus altos preços!
Mas é algo comum e fácil de compreender: geralmente cidades e países em ilhas são caros porque o custo pra se manter uma sociedade funcional lá, em um lugar isolado, é mais alto!
É só pensar em Zanzibar, Fernando de Noronha, Bora Bora… ilhas, isoladas, caras!
Mas enfim, voltando à Islândia. Tudo é bem caro, mas confesso que foi menos caro do que imaginei! Hospedagens ok, na capital Reykjavik é dentro do aceitável, no interior, mais caras.
Mas a comida, bebida e combustível, bem, têm preços salgados. E isso impacta o bolso na hora da viagem!
Por isso é importante pagar menos em passagens (não quero fazer propagando do nosso curso Sem Escalas, mas é um fato: se seu gasto com passagem costuma ser 35% dos gastos de uma viagem, é óbvio que economizar na passagem representa um grande alívio para seu bolso. E é isso que ensinamos no Sem Escalas).
Mas só pra você saber: vale cada centavo dos gastos de viagem.
Agora, voltando à lista de lugares caros.
Queria citar a Costa Rica (que merece menção honrosa, claro), mas olha, o Uruguai… ah, o Uruguai!
Esse sim merece estar nesta lista!
O lugar mais caro da América do Sul nos surpreendeu porque os preços lá já eram altos em 2015 (quando estive no país pela primeira vez), mas em 2022 o negócio mudou de patamar!
Os caras estão profissionais em preços altos!
Uma refeição em qualquer restaurante com avaliação duvidosa, custa fácil uns R$ 100, R$ 120! Se incluir bebida, então, o céu é o limite!
Só posso dizer que ir para o Uruguai é legal, mas prepare-se pra se surpreender com os preços!
Você não tem ideia até chegar lá. Acredite!
Agora, se você se perguntou: “Por que o Vini está falando disso tudo? Qual o objetivo destes textos?”.
Bom, no caso deste texto específicamente, meu objetivo é só contar um pouco da minha experiência financeira conhecendo estes destinos.
Ou te preparar para você planejar bem a sua viagem!
Ou vai ver era só pra bater a meta de escrever todos os dias e ter um texto pra subir aqui no blog. Não sei dizer. Talvez nunca saberemos.
Mas fica aqui a mini-lista dos países mais caros que visitei. Prepare seu bolso!
Se você chegou até aqui, se inscreve na nossa newsletter e receba estes textos e outras novidades do Pelo Mundo a Dois!
Ah, e se você topar, deixa aqui nos comentários algum tema que você gostaria de ver por aqui!
Texto: Vinícius Marchetti
Comentários
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente