capa do post

8 hábitos para aplicar e mudar a sua vida

Blog | 4 | 2 | 27/02/2021

Todos nós sempre recebemos e, mais frequentemente, damos conselhos, mas quantos destes conselhos partem de um desejo genuíno de ajudar alguém?

Nos últimos tempos, mais especificamente desde o final de 2019, tenho passado por momentos de mudança e aprendizado, pessoal e profissionalmente. Muita coisa mudou na minha vida e na minha carreira.

Isso quer dizer que passei a ouvir e encarar de outra maneira os feedbacks recebidos no trabalho e também as dicas e conselhos que amigos e família me deram, além de ter passado a investir mais em mim mesmo e no que quero para a minha vida.

Muita coisa que ouvi não foi legal ou fácil de "digerir", mas tive que compreender que, para mudar para melhor, eu deveria trabalhar para evoluir pelo menos um pouco naquilo em que não sou tão bom e, mais importante ainda, deveria focar nos meus pontos fortes, naquilo que sou melhor e gosto de fazer, para poder conquistar meus sonhos e continuar crescendo.

Encaro os últimos 18 meses (mais ou menos) como um período de profunda mudança. Não é fácil e nem sempre agradável, mas acho que todas as mudanças da vida são assim.

Sair da zona de conforto nunca é legal.

Neste período, algo que aprendi é que hábitos são não apenas importantes, mas fundamentais para que as mudanças sejam duradouras, ainda mais se você quer que essa mudança seja real! Se vai caminhar em busca de algum objetivo, os hábitos provavelmente serão os seus melhores amigos nessa jornada!

E, como estou em busca de algumas conquistas, alguns hábitos que adotei estão sendo de grande ajuda!

Longe de mim querer dizer que sou ótimo com hábitos saudáveis, menos ainda dizer que eles já são parte natural da minha vida.

Mas tenho tentado colocar todos eles em prática, para que eu os incorpore à minha vida de fato. Quero que sejam todos muito naturais para mim.

As dicas de hábitos listadas abaixo são conselhos genuínos, que me ajudaram demais e que, espero sinceramente, possam te ajudar também!

Hábito 1: Use um bloco de notas

Já chegou no mercado e esqueceu o que tinha que comprar? Ou então, esqueceu de fazer algo e acabou atrasando uma entrega no trabalho? Uma lista de compras ou bloco de notas teria ajudado.

O que facilita demais a minha vida em coisas assim é ter sempre um lugar para anotar as ideias ou tarefas.

Pior que perder um compromisso, é ter uma ideia muito boa e acabar esquecendo por não ter anotado na hora. Ou então, deixar de fazer algo no trabalho por não ter registrado em lugar nenhum.

Pode ser um bloco de notas, caderno, post-it ou usar o próprio celular; o importante é anotar!

8 hábitos para aplicar e mudar a sua vida - 6

Hábito 2: Se exercite

Todo mundo fala isso, ou diz que sabe disso. Mas quantos de nós seguimos esta dica?

A real é que, assim como eu, a maioria das pessoas dá uma enrolada pra começar a praticar exercícios. Mas a maioria também deve concordar que, depois de começar, fica muito mais fácil continuar.

Se exercitar vai te dar mais disposição, vai melhorar a qualidade do seu sono e te manter mais saudável, já que o sono impacta seu sistema imunológico.

Nosso corpo foi feito para se movimentar - na época em que éramos caçadores-coletores, a regra era estar sempre em movimento, já que a sobrevivência dependia em grande parte disso. Chegamos até aqui dessa maneira e, ainda hoje, nosso corpo guarda essa memória da evolução.

Hábito 3: Durma bem

Por muito tempo, descansar não foi uma prioridade na minha vida. Eu costumava dormir muito mal na época da faculdade e em boa parte da minha vida profissional.

Até que conheci a minha esposa, que acorda cedo sem esforço nenhum, já que dorme bem e quase sempre na mesma hora todos os dias.

Apesar de funcionar muito melhor durante a noite, resolvi começar a dormir por volta da mesma hora todo dia, entre 23h e meia-noite, pra tentar acordar sempre cedo sem me sentir estragado.

No começo foi muito difícil me policiar pra não varar a madrugada e enrolar pra acordar no dia seguinte, mas hoje posso dizer que durmo num horário aceitável e acordo cedo (boa parte das vezes, sozinho), sem tanto esforço.

Ainda vou deitar mais tarde que minha companheira, porque funciona pra mim, e acordo todo dia umas 07 da manhã, enquanto ela levanta mais cedo. Mas eu me sinto bem e disposto com essa quantidade de sono e nem me lembro da última vez que me senti esgotado ou com sono ao longo do dia.

Então, se puder, tenha um horário fixo (ou aproximado) para dormir e acordar.

Uma noite bem dormida potencializa o funcionamento do nosso corpo e mente, melhorando o nosso desempenho e as chances de termos ótimos insights.

8 hábitos para aplicar e mudar a sua vida - 12

Hábito 4: Leia mais

A leitura é a maneira mais fácil que conheço para você viajar, sonhar e se empolgar.

Não estamos acostumados a pensar dessa forma, mas comprar livros, em qualquer formato - físico ou digital, é um investimento em nós mesmos.

Não precisa ser um livro de autoajuda, de estudos ou clássico literário. Qualquer leitura, acredito, ensina alguma coisa.

Hábito 5: Arranje tempo para você

Sinto que nos dias de hoje há um certo julgamento quando alguém diz que vai dedicar tempo para si mesmo.

Parece que, ao dizer que você tem hora para sair do trabalho, ao começar a dizer não para alguns compromissos com família e amigos ou ao recusar ter que trabalhar de fim de semana ou fazer hora extra, você está acenando para o mundo que não tem ambição, que não é dedicado ou que pensa pequeno.

Fica um sentimento de culpa. Sofri muito com este tipo de coisa e, confesso, vez ou outra, sinto isso na pele.

Dizer não para muita coisa significa dizer sim para um tempo com você e para você. E acho mesmo que temos que ter este tempo, sem sentimentos de culpa.

Aquele sonho que você nunca vai atrás, o filme que você não consegue parar para assistir, a viagem que você nunca planeja e a grana guardada que você nunca para para estudar onde investir: tudo isso é reflexo de não ter tempo para você mesmo.

Priorizarmos a nós mesmos não significa sermos egoístas.

8 hábitos para aplicar e mudar a sua vida - 18

Hábito 6: Anote seus sonhos

Em uma pesquisa citada no livro “A única coisa”, de Garry W. Keller, constatou-se que pessoas que escrevem seus sonhos e os compartilham com outras pessoas, aumentam em mais de 40% as chances de realizá-los!

Com seus sonhos e objetivos anotados e sempre por perto, você tem mais chances de entrar em ação e fazer algo para tornar tudo realidade!

Mais do que lei da atração, isso é uma maneira de nunca perder de vista quais são seus objetivos e de se lembrar que, se não se mexer, eles nunca sairão do papel.

Pequenos passos dados hoje te levarão longe!

Hábito 7: Se alongue pelas manhãs

Depois de um tempo em que comecei a trabalhar em escritório, comecei a sentir incômodos no corpo. Não chegava a ser dor, era mesmo um tipo de incômodo. Nem sei explicar exatamente o que era.

Um dia, li em algum lugar, não me recordo onde, que ao ficarmos sentados muito tempo, mexendo no computador e ficando parados, acabávamos “encurtados”.

Essa foi a melhor descrição e explicação para o que eu sentia: eu estava encurtando.

A solução? Comecei a me alongar todos os dias, quase sempre, logo depois que acordo (e algumas vezes ao longo do dia). Nunca mais senti aqueles incômodos, não está me fazendo nenhum mal e só toma uns 3, 5 minutos do meu dia.

Acredite, se alongar só vai te fazer bem! Seu “eu” mais velho vai te agradecer… e muito!

8 hábitos para aplicar e mudar a sua vida - 24

Hábito 8: Faça pausas

Ao longo do seu dia, tenha o hábito de fazer pequenas pausas.

Algumas pessoas usam aplicativos para isso, colocando intervalos específicos de trabalho e de pausa. Outras colocam alertas na agenda, e tem ainda os que fazem de forma aleatória.

Não importa como e nem o tamanho do intervalo. Que seja uma pausa de 2, 5 ou 10 minutos: o que importa é você desacelerar, dar aquele tempo para refrescar a cabeça daquela atividade, mas sem perder o foco.

Aproveitando, mensalmente eu envio uma Newsletter com os melhores textos e posts que encontrei, dicas práticas e sugestões de livros ou aplicativos, e eu gostaria de dividir com você!

Se tiver interesse, é só se inscrever com seu e-mail!

Texto: Vinícius Marchetti

8 hábitos para aplicar e mudar a sua vida - 31

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Francy Macedo

Francy Macedo

...gostei muito do post, especialmente por descobrir que estou no caminho certo apesar de ter 3 desses que ainda não fazem parte dos meus hábitos, agora vai ser...valeu!👏👏👏

Pelo Mundo a Dois

Pelo Mundo a Dois

Que bacana que você gostou, Francy! Todos os hábitos aqui nos ajudaram muito nas nossas vidas e é muito bom compartilhar com quem precisa! =) Obrigado pelo seu comentário!

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail