Rio Celeste e o Parque Nacional Vulcão Tenório na Costa Rica
Viagem | 3 | 7 | 19/05/2021
O Rio Celeste é um dos lugares mais famosos na Costa Rica e faz parte daquelas fotos mais marcantes do país!
Como o próprio nome sugere, o Rio Celeste tem uma cor de um azul celeste/turquesa muito marcante e impressionante! Beira o surreal, de tão forte que é a cor daquela água!
O rio fica dentro do Parque Nacional Vulcão Tenório, que além de abrigar o Rio Celeste, abriga o vulcão de mesmo nome.
O Tenório atualmente está dormente, mas é maior que o vulcão Arenal (1.916 metros x 1.633 metros do Arenal). O Vulcão Tenório faz parte da Cordilheira de Guanacaste, bem ali na divisa com a província de Alajuela.
Nosso roteiro era sair de La Fortuna, ainda em Alajuela, e visitar o Rio Celeste, e dali partir para Uvita, que fica na província de Puntarenas, mais ao sul do país.
Para não ter que ficar um dia todo na estrada e ter que visitar o parque na pressa, nós optamos por sair de La Fortuna bem cedo, dirigir até o Vulcão Tenório e conhecer o parque com calma, e depois irmos para algum hotel.
Para isso, escolhemos ficar na pequena cidade de Bijagua de Upala, perto do parque.
Mas, voltando ao Rio Celeste, dá pra dizer que essa é uma das paisagens mais marcantes da viagem! Vale a visita com certeza!
As cores das águas, a boa estrutura do parque, a fauna e flora presentes ali, tudo isso faz ser um passeio imperdível!
Não tem como eu recomendar a viagem para a Costa Rica sem sugerir uma parada no Rio Celeste!
Cachoeira e a lagoa do Rio Celeste | Foto: Pelo Mundo a Dois
O rio ao longo da trilha pela parque | Foto: Pelo Mundo a Dois
Como chegar no Rio Celeste
Nós fomos de carro de La Fortuna até o parque, usando apenas o GPS - Waze ou o Google Maps, mesmo e, quando nenhum funcionar, pode ser pelo Maps.me, que é um aplicativo muito bom, também.
A viagem dura cerca de 30, 40 minutos e é bem tranquila. A estrada é mais simples, mas também mais vazia quando comparada com a estrada de San Jose até La Fortuna.
Pela proximidade e facilidade de dirigir até lá, é possível fazer o passeio de bate-volta, usando La Fortuna como cidade base, mesmo.
Então, fica a seu critério conhecer o rio durante uma parada na sua viagem entre cidades, ou como um passeio vindo de La Fortuna.
Se não estiver dirigindo, procure por passeios e tours para o Tenório na própria cidade de La Fortuna.
A entrada no parque custou US$ 12 por pessoa e compramos na entrada, mesmo. Mas, você pode procurar a opção de comprar a entrada junto com o tour, saindo de La Fortuna.
Uma das pequenas pontes que passam pelo Rio Celeste | Foto: Pelo Mundo a Dois
Como é o Rio Celeste
O rio possui essa cor devido à uma reação química entre o enxofre e outros elementos (li menções de elementos como carbonato de cálcio, alumínio e até mesmo silicone) presentes no solo, tudo oriundo da atividade vulcânica da região.
Dois afluentes do rio se juntam ali e ajudam nessa mistura, que dá cores e cheiros para as águas - a cor celeste é a mais mencionada mas, no ponto em que as águas se juntam, é possível ver uma parte mais clara, e a outra mais azul. Lembra até o que vemos com os rios Negro e Solimões, aqui no Brasil!
O parque é bem sinalizado e tem alguns locais interessantes para visitar: a cachoeira e a lagoa que se forma ali, os cursos do rio e os teñideros, que é o nome que se dá onde há a junção dos afluentes e que, com a combinação química, torna as águas naquele azul celestial.
Além disso, existem pontos em que as águas do rio borbulham, também por causa da atividade vulcânica.
Também tem trilhas que você pode fazer sozinho ou passeios guiados, indo até a base do vulcão. É possível avistar alguns animais (vimos alguns pizotes, uma espécie de quati comum na região) e tem alguns mirantes espalhados pelo parque.
Nós fizemos as trilhas mais comuns para os visitantes do parque, e tudo por conta própria, ou seja: visitamos a cachoeira, a lagoa e caminhamos pelas trilhas básicas para avistarmos os teñideros.
Nathara tirando uma foto de um dos teñideros, a junção das águas | Foto: Pelo Mundo a Dois
A confluência das águas nos teñideros | Foto: Pelo Mundo a Dois
E dá pra fazer tudo sozinho, já que é tudo muito bem sinalizado, os caminhos estão sempre bem movimentados e as trilhas não são tão longas - a do Rio Celeste, por exemplo, deu em torno de 6-7km, ida e volta.
Em umas 4h, 4:30h você consegue fazer a trilha numa boa, ver os pontos mais legais e aproveitar bem a paisagem em cada parada, tirar fotos e até descansar. Mas programe-se: o parque fica aberto das 08h as 16h.
As trilhas são tranquilas, não muito puxadas, mas tem bastante subida! Mas não se preocupe, encontramos muitos turistas muito mais velhos e em grupo fazendo a mesma trilha, um sinal de que o trajeto não é perigoso e nem exige tanto. Dá pra encarar numa boa!
Ah, e antes que me esqueça: não é permitido entrar nas águas do rio nas imediações do parque. Essa beleza você vai ter que vivenciar apenas nas suas memórias!
Um dos pizotes que passeavam pelo parque | Foto: Pelo Mundo a Dois
Aproveitando, mensalmente eu envio uma Newsletter com os melhores textos e posts que encontrei, dicas práticas e sugestões de livros ou aplicativos, e eu gostaria de dividir com você!
Se tiver interesse, é só se inscrever com seu e-mail!
Texto: Vinícius Marchetti
Comentários
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente
erickviaja
Show de post pessoal! Não pensava muito da Costa Rica mas vocês me abriram os olhos. Vou lembrar de ver aqui antes de visitar lá para me planejar.
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente
Vini - Pelo Mundo a Dois
@erickviaja, muito obrigado!! Realmente, a Costa Rica não costuma fazer parte dos planos de viagens dos brasileiros, mas é legal saber que estamos ajudando a "difundir" este destino!
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente
Matheus
Meu amigo, estou indo a Costa Rica, no final deste ano, meu itinerario inclui o visitar o Rio Celeste e Arenal, ambos em La Fortuna. Vi que você comprou a entrada do parque no caminho da viagem, indo para La Fortuna. Pergunta, para conhecer o Vulcao Arenal, é possivel tambem comprar na hora? encontro diversos valores na internet, todos bem altos.
Pelo Mundo a Dois
Fala, Matheus! Tudo certo? Olha, nós compramos as entradas nos parques na hora, mesmo! O que compramos antecipado foram as entradas do Parque Mistico e Ecotermales. Chegamos na entrada do Arenal de carro e pagamos a entrada; o mesmo aconteceu no Rio Celeste. Não tinha muito movimento e foi super tranquilo. Mas vale você dar uma olhada no site deles pra conferir se há alguma restrição/limitação de visitantes por conta da pandemia! Assim você não perde viagem e fica sem o ingresso!
Pelo Mundo a Dois
Matheus, pelo que vi no site dos parques nacionais da Costa Rica, os preços continuam os mesmos, mas não dá pra comprar antecipado! Dá uma olhada nesses links: http://www.sinac.go.cr/ES/ac/acat/pnvt/Paginas/default.aspx; http://www.sinac.go.cr/ES/ac/ACAHN/pnva/Paginas/default.aspx
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente
Wilson
Bem legal o post de vocês. Gostaria de tirar uma dúvida. É possível fazer a visitação ao Vulcão Tenório ? Se sim, vocês fizeram ? E dá para conciliar junto com a visitação ao Parque Tenório? Obrigado, Wilson
Pelo Mundo a Dois
Oi, Wilson! Faz alguns anos que visitamos o país e, pelo que vimos numa pesquisa rápida e pelo que lembramos, o Tenório você avista apenas de longe, não tem uma trilha aberta para visitação ao Vulcão! nós fizemos as trilhas do Rio Celeste e do Mirador, que é dentro do Parque!
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente