capa do post

O que fazer em Tamarindo, na Costa Rica

Viagem | 1 | 09/05/2021

Tamarindo é uma das cidades mais famosas da Costa Rica. É bem agitada e realmente lotada de gringos, bem diferente de outros lugares que visitamos por lá.

Aliás, o lugar é conhecido também como Tamagringo, e não é à toa!

Mas se isso te faz pensar que as praias da região são cheias de muvuca e bagunça, pensa de novo: as praias de Tamarindo são super tranquilas, assim como todas as praias que conhecemos no país! A faixa de areia é bem extensa e larga, com muito espaço. Muitas das praias são totalmente vazias na Costa Rica e, apesar de essa ter sido a praia mais movimentada que conhecemos no país, continua sendo bem tranquilo. É muita praia para “pouca gente” por lá!

A cidade lembra muito as do litoral de São Paulo: tem o pequeno comércio local, muito turista pra lá e pra cá e um jeitão de cidade pequena. É bem gostosa e você consegue fazer de tudo lá.

Tem bares e pubs que vendem muita cerveja local e artesanal - sugerimos você conhecer a Volcano Brewing Co. ou El Vaquero! Os dois bares são próximos e fica na rua principal da praia, fácil de encontrar.

Também tem muitos restaurantes gostosos e pra todos os gostos (e bolsos), tem um centrinho com várias lojinhas locais e por aí vai! É uma cidade bem gostosa pra se passar o fim do dia e curtir a noite!

E, pra quem gosta de ver o pôr do sol, Tamarindo é conhecida por ter uma vista sensacional para este espetáculo! Muita gente fica na praia da cidade no final do dia justamente pra aproveitar a vista na praia! Realmente, vale a experiência! É um dos mais bonitos que já vimos!

Aliás, vale a pena você ver o pôr do sol em várias das praias da região - vimos também na Playa Flamingo e na Avellanas e foi demais!

A praia da cidade, em si, não é nada de excepcional e, aqui no Brasil, tem muita praia mais bonita. Talvez o legal de Tamarindo seja que a praia é de água super calma e quentinha, quase uma piscina! A areia não é tão clarinha, mas passamos um dia lá e curtimos bastante! Super tranquilo! E um caloooooor!!!!

O que fazer em Tamarindo, na Costa Rica - 2

Pôr do sol na praia de Tamarindo | Foto: Pelo Mundo a Dois

Nós nos hospedamos no hotel Best Western Tamarindo Vista Villas, na Playa Tamarindo mesmo e, ao contrário do que o nome dá a entender, o hotel era simples. A localização dele era boa, pois estávamos praticamente no meio do trecho movimentado da cidade, o que facilitou bastante nossa locomoção. Dava pra fazer praticamente tudo por ali andando!

Mas o melhor de ficar em Tamarindo é que a cidade serve bem como base para explorar a região. Tem várias praias em torno da cidade, mas as que conhecemos e gostamos foram: Playa Avellanas, Playa Flamingo e Playa Conchal!

Estas foram as que mais gostamos porque eram praias lindas, praticamente desertas e, ainda assim, encontrávamos opções de bares próximos pra tomarmos algo durante o dia!

Mas tem muito mais praias por ali e você pode explorar as que mais te interessa, de acordo com suas preferências. É só sair explorar a área ao redor de Tamarindo!

Playa Avellana

Esta praia fica a uns 30 minutos da cidade e é bem mais bonita que a praia de Tamarindo. É bem fácil de dirigir até lá - para chegar, você pega um trecho asfaltado e, depois, uma estradinha de terra que é um pouco chata, mas ainda assim, bem tranquilo.

Ela também é bem vazia e tranquila, e as águas e a areia são mais claras. O legal desta praia é que também dá pra ver o pôr do sol de lá e tem um bar/restaurante ali: o Lola’s on the Beach!

Esse bar é pé na areia, bem grande e possui várias mesas e espreguiçadeiras pra você aproveitar o dia!

Ele costuma encher, então, se quiser pegar um lugar pra aproveitar o bar, chegue cedo. No nosso caso, chegamos mais pro fim da tarde, pra pegar o pôr do sol, e demos sorte para encontrar um lugar para ficar. Esta foi uma das praias que mais gostamos na região!

Tente visitar a praia para o pôr do sol!

O que fazer em Tamarindo, na Costa Rica - 7

Nós dois nas espreguiçadeiras do Lola's, pouco antes do pôr do sol | Foto: Pelo Mundo a Dois

O que fazer em Tamarindo, na Costa Rica - 9

Pôr do Sol na Playa Avellana | Foto: Pelo Mundo a Dois

Playa Flamingo

A Playa Flamingo tem uma distância parecida com a Avellanas de Tamarindo, mas é mais no sentido norte (o mesmo sentido que a Playa Conchal) e tem águas mais claras e areia mais branca.

A praia é bem tranquila, pois é bem extensa, o que dá aquela impressão de praia deserta. Tem uma pequena vila com boa estrutura ali perto, e a estradinha que passa na frente da praia (Flamingo Beach Road) te leva até a entrada de um condomínio, na ponta final do sul da praia.

Bem ali tem o único restaurante/bar próximo da praia: Coco Loco! Comemos bem, tomamos cervejas e drinks, aproveitamos a praia na frente do bar… foi um dia ótimo num lugar bem bacana e com preços justíssimos!

O que fazer em Tamarindo, na Costa Rica - 12

Mapa da região de Tamarindo com as praias em destaque

Playa Conchal

Fomos de carro até a Playa Brasilito, que é do lado da Playa Conchal, e estacionamos por ali. Caminhamos pela areia mesmo até chegar na Playa Conchal – tem um trecho de árvores, numa faixa de areia bem estreita e que é chamada de Punta Conchal, que separa as duas praias. Brasilito tem comércio, movimento, a praia é imensa… mas é ok, nada de mais.

Não é uma praia bonita: de areia mais escura e batida, não tinha ninguém por lá, a não ser algumas pessoas caminhando.

Mas, ao chegar na Playa Conchal, surpresa: não dá pra não ficar pasmo com a diferença entre as duas praias! Elas são coladinhas e totalmente diferentes!

Conchal tem águas azuis claras, lembrando as águas do Caribe, e areia branquinha e fofa! Na verdade não é bem areia, mas sim muitas e muitas conchinhas que parecem até trituradas (daí o nome!).

Muita sombra por ali, vendedores de petiscos e cerveja e muita gente relaxando na areia. Essa praia é realmente bela e bem diferente das praias costa-riquenhas! Não há como estranhar o fato de que as praias na Costa Rica não são de azul turquesa, ou daquela beleza que se espera de locais ali na América Central e Caribe.

A maioria não tem nada excepcional. Mas se for pra ficar ansioso em conhecer alguma praia, fique ansioso por essa praia! Nossa praia preferida nesta viagem!

O que fazer em Tamarindo, na Costa Rica - 15

Nathara na Playa Conchal | Foto: Pelo Mundo a Dois

Espero que tenham gostado do post e que ele ajude nas pesquisas para seu roteiro na Costa Rica!

Texto: Vinícius Marchetti

Aproveitando, mensalmente eu envio uma Newsletter com os melhores textos e posts que encontrei, dicas práticas e sugestões de livros ou aplicativos, e eu gostaria de dividir com você!

Se tiver interesse, é só se inscrever com seu e-mail!

O que fazer em Tamarindo, na Costa Rica - 20

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail