capa do post

O que fazer em Poços de Caldas

Viagem | 27/05/2021

Poços de Caldas é uma cidade de pouco mais de 150 mil habitantes que fica em Minas Gerais e que visitamos no final de 2020. Foi nossa primeira vez na cidade e, por conta do momento de pandemia que estávamos vivendo (escrevo este texto em Maio/21 e nada mudou; pelo contrário, a situação aqui no Brasil só piorou), não pudemos aproveitar tudo que a cidade tem a oferecer.

No entanto, pudemos fazer algumas fotos e vídeos na cidade, além de conhecer um pouquinho mais sobre uma das cidades mineiras mais famosas!

Minha percepção sobre Poços é que, mesmo sem ser uma cidade que atrai grande volume de turistas, tem muita coisa pra fazer!

Se você gosta de cidades de interior, passear em centrinhos, conhecer pontos históricos e natureza, vai curtir bastante Poços!

E, para te animar a conhecer a cidade, trouxe aqui uma lista bem completa do que fazer em Poços de Caldas! E ainda deve ter mais coisa que ficou de fora, mas vai por mim: aqui tem muita coisa legal para sua visita à cidade!

O que fazer em Poços de Caldas - 2

Country Club de Poços de Caldas | Foto: Pelo Mundo a Dois

Thermas Antônio Carlos

Este é um local de tratamentos de saúde e bem-estar com águas termais, algo comum na cidade. O lugar inusitado é bem bonito por dentro e rende fotos muito bonitas!

Além das Thermas, outros prédios históricos valem a visita em Poços, como é o caso do Palace Casino!

O prédio faz parte de um projeto arquitetônico junto às Thermas e ao Palace Hotel! Hoje o lugar é usado para realização de eventos e apresentações, e é bem bonito!

O que fazer em Poços de Caldas - 5

No andar de cima do prédio das Thermas | Foto: Pelo Mundo a Dois

Fonte dos Amores

Localizada na Serra de São Domingos, é uma fonte com estátuas de um casal apaixonado, que foi esculpida por um artista italiano. Você chega na fonte depois de uma pequena caminhada por escadarias, num lugar com muito verde - a fauna e flora ali são muito ricas!


Cristo Redentor

Na cidade existe, sim, uma réplica do Cristo Redentor do nosso Rio de Janeiro. Ele fica no alto da Serra de São Domingos, a apenas alguns minutos do centro da cidade.

Você pode chegar lá por meio de uma trilha (dizem que o negócio é puxado, porque é puramente subida) ou de carro. No local tem estacionamento e certa estrutura para turistas.

Outra coisa interessante é que você pode fazer voo de parapente ali no alto da Serra! Várias placas indicativas do lugar no próprio Cristo!


Pedra Balão

Também na Serra de São Domingos, a pedra fica na subida a caminho do Cristo. Ela possui um formato que lembra um dirigível - daí o nome de Pedra Balão.

Como ela fica em uma propriedade particular, por conta da pandemia a atração estava fechada. Não se porque não pudemos visitar, mas parecia ser bem interessante. Fica para a próxima!


Cachoeira Véu das Noivas

O complexo onde está localizada a cacheira é bem bonito, com barracas de comes e bebes e loja de souvenir e artesanato. Recomendo a visita!

A cachoeira tem alguns pontos para fazer fotos e é bem bonita, mas não é alta. Lugar ideal para tentar umas fotos usando o efeito “véu de noiva”: ative o modo Live no seu iPhone (ou outro modo de captura de longa exposição, caso seja outro celular) e experimente! As fotos ficam bem bonitas!

O que fazer em Poços de Caldas - 8
O que fazer em Poços de Caldas - 9

Retrato (à esquerda) e uma foto de longa de exposição na cachoeira Véu das Noivas | Foto: Pelo Mundo a Dois

Parques

A cidade tem alguns parques bem grandes e movimentados. Visitamos o parque Antônio Molinari e o complexo do Country Club, que fica logo atrás do parque. Gostamos bastante porque era um espaço aberto, não tinha aglomeração (lembrando que fomos durante a pandemia) e eram bem bonitos!

Rolou fazer fotos, vídeos (tentamos fazer alguns reels, que postamos no nosso Instagram) e fomos correr no parque alguns dias! Tem pista e uma baita estrutura!

Outro parque bem conhecido na cidade é o José Affonso Junqueira.


Relógio Floral

O irmão mais simples do Reloj de Flores, em Viña Del Mar (Chile) é bem legal! É um grande relógio feito de flores que fica em uma praça da cidade! Inclusive, este foi um dos poucos lugares que havia turistas tentando tirar fotos!

Dica: a foto fica melhor se você tiver uma Gopro ou alguém com paciência para tirar as fotos, senão, o relógio não sai inteiro na foto!

O que fazer em Poços de Caldas - 12

Relógio Floral | Foto: Pelo Mundo a Dois

Museu Histórico da Cidade

Não pudemos visitar, mas passamos na frente do lugar. O que nos interessou mesmo foi a entrada dp museu, que possui uma escadaria bem diferente e ideal para tentar alguma foto criativa!


Teleférico

Também não fomos no teleférico da cidade, mas não foi por causa da pandemia: ele estava fechado devido a um acidente que aconteceu em 2019 - não se assuste, foi um acidente sem passageiros.

Mas, fica aí na sua listinha de coisas que você pode fazer quando for à cidade!


Recanto Japonês

É um jardim oriental, ornamentado com plantas e decorações típicas do país. Bom, como disse que o Relógio Floral é o irmão mais simples da atração no Chile, considere este jardim o irmão mais simples do Jardín Japones em Buenos Aires.

Brincadeiras à parte, este é um lugar bem simples, mas que faz parte dos atrativos da cidade! Eu queria, mas deu pra visitar! Em todo caso, eu realmente acredito que devemos tentar visitar os lugares para ter uma ideia do que vale a pena conhecer ou não! Mesmo simples, pode ser um lugar bem bacana!


Represa Bortolan

O grande lago da represa possui opções de passeios, como pedalinho. Alguns restaurantes também ficavam à frente da represa, além de opções de hospedagem à beira d’água.


Zoo das Aves

Este foi mais um lugar que acabamos não visitando durante nossa passagem pela cidade. Pelo que lemos a respeito, o Zoo das Aves funciona como um lugar de educação e preservação ambiental.

Possui algumas espécies em risco de extinção e no lugar funcionam alguns projetos de conservação em parceria com universidades e centros de pesquisa.

Quando estivemos em Foz do Iguaçu, visitamos o Parque das Aves e gostamos muito (veja o post aqui!) - o passeio é incrível e o trabalho de preservação de espécies e da Mata Atlântica realizado lá é muito bacana! Então, talvez esse passeio seja bem interessante também!!

Texto: Vinícius Marchetti

O que fazer em Poços de Caldas - 16

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail