capa do post

4 Curiosidades sobre Poços de Caldas

Viagem | 2 | 27/05/2021

Será que você sabe algo a respeito da cidade de Poços de Caldas, além do fato de ficar em Minas Gerais?

Eu mesmo não sabia muita coisa! Mas, no final de 2020, fiquei uns dias na cidade e acabei pesquisando um pouco mais sobre a história e acontecimentos - uma das coisas que mais gosto e que faço muito aqui no blog é falar sobre curiosidades dos lugares!

Por isso, neste post você vai descobrir algumas curiosidades sobre Poços de Caldas!

Vamos lá?

Curiosidade 1: Monotrilho

A cidade de Poços de Caldas tem um monotrilho! Ou melhor, tinha.

Quem anda pela cidade vê, ao longo do Rio Lambari, algumas estações e trilhos abandonados. Após anos de um contrato firmado (que data da década de 80) e inúmeros atrasos e problemas na construção, o trem foi entregue nos anos 2000.

Na viagem inaugural, ocorreu um acidente - o trem descarrilou. Depois disso, poucas viagens foram feitas, até que o monotrilho foi abandonado. Segue ainda hoje a discussão se a obra será retomada e se o projeto faz sentido.


Curiosidade 2: Terras de um (quase) Vulcão

A cidade está em uma planície entre montanhas, onde há muito tempo foi uma formação vulcânica (mas não era um vulcão).

É isso que explica a formação de águas termais e sulfurosas na região, muito usadas nos balneários e spas da cidade, além do uso medicinal!

4 Curiosidades sobre Poços de Caldas - 3

Nathara nas águas da Cachoeira Véu das Noivas | Foto: Pelo Mundo a Dois

Curiosidade 3: Dom Pedro II

Em 1886, a cidade recebeu a visita de Dom Pedro II, então Imperador, por conta da inauguração de uma estação de trem - qualquer semelhança com os políticos atuais não é mera coincidência!

Hoje é possível fazer o caminho que Dom Pedro fez, pois a cidade criou uma rota turística sinalizada para que as pessoas pudessem conhecer mais da cidade e sua história!


Curiosidade 4: Teleférico

A cidade tem um teleférico! Ele vai até a Serra de São Domingos, onde fica o Cristo Redentor.

Atualmente, está interditado (na verdade, falo aqui da época em que visitamos a cidade, em dezembro de 2020. Vale dar uma conferida).

Em 2019, um bondinho se soltou e caiu do teleférico durante uma chuva. Apesar de não haver vítimas, desde então ele não funciona mais.

Tudo isso foi bem interessante, até por se tratar de uma cidade relativamente pequena - apesar do tamanho, representa bastante para a história do estado e do país!

4 Curiosidades sobre Poços de Caldas - 6

Aproveitando, mensalmente eu envio uma Newsletter com os melhores textos e posts que encontrei, dicas práticas e sugestões de livros ou aplicativos, e eu gostaria de dividir com você!

Se tiver interesse, é só se inscrever com seu e-mail!

4 Curiosidades sobre Poços de Caldas - 9

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail