capa do post

Curiosidades da Costa Rica: 10 coisas que você deveria saber!

Viagem | 3 | 1 | 28/04/2021

Pura Vida!

Não, eu não estou inventando nada! Esta é só uma expressão muita usada pelos costa-riquenhos e que pode valer como “bom dia”, “tudo bem” ou só pra expressar satisfação com a vida!

De qualquer forma, a Costa Rica é um país que tem muita coisa interessante e espero que com este post você também se surpreenda com o lugar, assim como aconteceu comigo!

Curiosidades sobre a Costa Rica

1. País mais feliz do mundo: a Costa Rica já apareceu em algumas pesquisas como um dos países mais felizes do mundo! Apesar de serem pesquisas subjetivas, é muito incrível poder imaginar conhecer um país assim!

2. Natureza: o país tem em torno de 5% da biodiversidade do planeta, em um território pouco maior que o estado do Espírito Santo!

3. Preservação Ambiental: no país a caça é proibida e existem inúmeras leis, reservas e parques nacionais para garantir que a natureza seja preservada! Vale lembrar que o próprio turismo no país necessita, e muito, da preservação do meio ambiente, já que muita gente vai pra lá justamente por isso!

4. Arroz com feijão: sim, os costa-riquenhos gostam bastante de arroz com feijão, assim como nós, brasileiros! Só que por lá, o prato se chama Gallo Pinto e o preparo é um pouco diferente! Ah, e eles costumam comer o prato no café da manhã! Diferente, né?

5. Apelido: o povo da Costa Rica costuma ser chamada de “los ticos”! Pelo que pesquisamos, isso tem relação com a forma como eles falam seu espanhol, usando muito o sufixo “tico” para colocar as palavras no diminutivo! Bonitico, né? Verdade ou não, los ticos parece ser uma forma carinhosa de chamar um povo muito gentil!

Curiosidades da Costa Rica: 10 coisas que você deveria saber! - 3

Nathara com o cacau, na fazendo em Bijagua, Costa Rica

6. Qualidade de Vida: o país tem um alto IDH, o Índice de Desenvolvimento Humano, que mede itens como expectativa de vida, renda média e tempo de estudo! O país é o 62º da lista (ano: 2019); como comparação, o Brasil está na posição 84.

7. Exércitos e Escola: o país aboliu seu exército e, com o dinheiro poupado, investe uma parte em escolas! Além de ser uma iniciativa um tanto quanto inusitada, a Costa Rica não sofreu golpes e lutas armadas como muitos países vizinhos e tem um alto índice de alfabetização (em torno de 96% da população).

8. País caro: para nós, turistas, a Costa Rica pode soar incrível, mas prepare seu bolso, pois não é uma viagem tão barata!

9. Estrutura para turismo: o país tem uma estrutura invejável para o turismo, deixando muito lugar mais famoso pra trás! Como eles recebem muitos viajantes vindos dos Estados Unidos e Europa, eles não apenas possuem boa infraestrutura para receber os turistas, como a própria economia é dolarizada (muitos lugares do comércio, até em pequenas cidades, aceitam dólar).

10. Vulcões: se você tem vontade de conhecer um vulcão ativo, a Costa Rica pode ser uma opção! Lá você pode visitar o Arenal, um vulcão que, após alguns séculos “descansando”, resolveu acordar, e agora é possível avistá-lo fumegando mesmo sem sair da cidade de La Fortuna!! Muito incrível!

Se gostou deste texto, deixa seu comentário! Ficamos felizes em saber sua opinião!

Texto: Vinícius Marchetti

Curiosidades da Costa Rica: 10 coisas que você deveria saber! - 7

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Ydryug

Ydryug

Oiiii

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail