capa do post

Dicas para seu roteiro em Buenos Aires

Viagem | 1 | 17/07/2021

Fala, galera!

Hoje vou falar sobre uma das cidades mais visitadas por brasileiros em todo o mundo: Buenos Aires!

A capital argentina é cheia de atrativos e eu acredito de verdade que é um lugar para todo tipo de turista: para quem gosta de viagem de luxo ou viagem low cost; para quem gosta de andar pela cidade e curtir uma experiência mais intimista; para quem quer passeios culturais, a céu aberto ou que simplesmente quer desfrutar da boa gastronomia e ótimas bebidas da Argentina!

Tem mesmo muita coisa para fazer por lá e vou contar neste post quais são os principais bairros para você considerar no seu roteiro! Então, continue lendo e vai anotando tudo!

 

Principais bairros de Buenos Aires

Os bairros mais conhecidos e famosos entre turistas são os bairros da Recoleta, Palermo, Puerto Madero, San Telmo e La Boca, além do centro da cidade, que fica ali em uma área entre os bairros de San Nicolás e Montserrat.

No entanto, outros bairros, como Belgrano e Almagro, oferecem atrativos para quem está na cidade, como parques, museus, igrejas e até uma Chinatown! Ah, é em Belgrano que fica o estádio do River Plate, o Monumental de Nuñez!

Ah, se você encontrar por aí indicações para conhecer os bairros de Palermo Soho ou Palermo Hollywood, fique tranquilo, pois eles na verdade são “mini-bairros” dentro de Palermo, que é uma região bem grande em Buenos Aires!

Dicas para seu roteiro em Buenos Aires - 2

Foto no letreiro verde de Buenos Aires | Pelo Mundo a Dois

Recoleta

Super tradicional na cidade, a Recoleta é um bairro com muitas opções gastronômicas e que pode ser explorado a pé! Ele fica colado à outro bairro muito famoso: Palermo!

É lá que você encontra pontos turísticos famosos, como o Cemitério da Recoleta, o Museo Nacional de Bellas Artes, a Faculdade de Direito de Buenos Aires, além de bares, restaurantes e feiras em algumas praças da região.

Outro local muito conhecido no bairro e que você vai encontrar por aí no Instagram é a enorme flor de metal, Floralis Genérica, além do Jardim Japonês e o MALBA (Museu de Arte Latinoamericano).

Dependendo de como planejar seu roteiro, você pode conhecer a Recoleta no mesmo dia em que visitar Palermo, já que são bem próximos!

Dicas para seu roteiro em Buenos Aires - 5

Foto: Google Imagens

Palermo

Assim como a Recoleta, Palermo é um dos bairros mais visitados por turistas que vão a Buenos Aires, muito por conta das opções de bares e restaurantes, hospedagens, parques e por ser um belo lugar para se explorar andando!

Por ser muito grande e com várias características diferentes entre suas várias regiões, Palermo é comumente dividido em “mini-bairros”: Palermo Soho, Palermo Hollywood e Las Cañitas são alguns dos mais conhecidos.

Cada um deles guarda opções e experiências diferentes para sua viagem, então, se programe para explorar bem o lugar!

Palermo Soho é uma região que fica entre a Plaza Serrano (o nome oficial é Plazoleta Julio Cortázar) e a Plaza Imigrantes de Armenia. Por ali tem muitos bares, cafés e restaurantes e uma vibe legal nas ruas! Recomendo caminhar por lá e conhecer com bastante calma!

Palermo Hollywood é mais ao norte/noroeste, após a linha de trem a Avenida Juan Bautista Justo. Dá pra ir andando de Palermo Soho.

Las Cañitas é uma microrregião entre as avenidas Del Libertador, Olleros e Luis María Campos, entre Palermo e Belgrano, e também é cheio de restaurantes, com um ambiente mais residencial. Fica um pouco mais ao norte de Palermo Hollywood.

Dicas para seu roteiro em Buenos Aires - 8

Foto na Floralis Generica, em Buenos Aires | Pelo Mundo a Dois

Puerto Madero

O bairro de Puerto Madero é uma das regiões mais procuradas por turistas e um dos pontos mais visitados na cidade! Por ali ficam algumas opções de lojas e também restaurantes e bares à beira do Rio de La Plata. Um lugar bem bonito para algumas fotos, e dá pra caminhar pela região das docas e pela famosa Puente de la Mujer!

Puerto Madero é mais próximo do centro (mais precisamente, dos bairros de San Nicolás e Montserrat), pertinho da Casa Rosada - dá pra ir caminhando.

 

San Telmo

Outra região que é muito visitada, San Telmo é próxima do centro e de Puerto Madero.

Entre os atrativos do bairro estão a famosa Feira de San Telmo, que se estende por muitos e muitos quarteirões aos finais de semana, a também bastante famosa estátua da Mafalda (que não é a única estátua por ali, mas isso fica para outro post!) e o Mercado de San Telmo (onde comemos as melhores empanadas e choripán na nossa viagem).

O bairro é coladinho à La Boca, e na nossa visita, fomos caminhando desde o estádio do Boca Juniors até a Plaza Dorrego, que é onde a feira tem início e o melhor lugar para começar a explorar a região!

Dicas para seu roteiro em Buenos Aires - 11

Foto no Mercado de San Telmo, na Plaza Dorrego | Pelo Mundo a Dois

Dicas para seu roteiro em Buenos Aires - 13

Foto no Caminito, em La Boca | Pelo Mundo a Dois

La Boca

Um bairro típico e que estampa várias fotos da cidade pelo Instagram. La Boca é o bairro de Buenos Aires onde está localizada a rua Caminito, aquele lugar todo colorido que fica em meio a um quarteirão cheio de restaurantes e com muito movimento de turistas.

É nele também que está um dos mais famosos estádios de futebol do mundo: La Bombonera, o estádio do Boca!

Com muita referência histórica dos imigrantes italianos e espanhóis que viveram ali, o bairro conserva muito de sua cultura, o que mantém em alta o interesse dos turistas! Isso tudo, claro, aliado ao fato de que o lugar rende fotos muito bonitas, cheia de cores e pessoas!

 

Centro

Estou chamando aqui de “centro” toda a região que engloba os bairros de Montserrat e San Nicolás, pois por ali tem muita coisa bacana e é por onde estão espalhados vários dos pontos turísticos mais famosos da cidade!

Apesar de ser uma região onde normalmente dizem para ter mais cuidado e atenção, caminhamos muito por lá e não tivemos nenhum problema, e nem nos sentimos inseguros.

Eu mesmo achei o bairro bem legal e em nada lembra o centro de São Paulo, que tinha tudo para ser bonito e explorado pelo turismo, mas é um caos de abandono, insegurança e sujeira. (Se você não concorda comigo e acha que melhorou, até acredito; mas vem comigo: você imagina turistas andando com câmeras e equipamentos numa boa no centro de São Paulo?).

Para você saber, é nessa região que você visita lugares icônicos de Buenos Aires, como o Obelisco e o letreiro verde (BA), a Casa Rosada, a Calle Florida e a Plaza de Mayo.

O que fazer em Buenos Aires

Bom, agora que você já sabe quais são os principais bairros da cidade e seus atrativos, já consegue preparar um roteiro para sua visita à cidade!

Se fosse para montar um roteiro, eu faria a seguinte sugestão: aproveite os bairros com calma, caminhe o máximo que puder e conheça cantinhos novos na cidade!

Uma boa dica é tentar combinar bairros próximos para serem visitados no mesmo dia, como por exemplo, Palermo e Recoleta (dia 1), Centro e Puerto Madero (dia 2) e San Telmo e La Boca (dia 3).

Claro, tudo vai depender de quantos dias você passará na cidade! Se tiver tempo, explore com calma cada bairro, deixando 1 dia para cada. Se tiver entre 1 e 3 dias na cidade, fica melhor combiná-los para encurtar o roteiro!

Dicas para seu roteiro em Buenos Aires - 18

Aproveitando, mensalmente eu envio uma Newsletter com os melhores textos e posts que encontrei, dicas práticas e sugestões de livros ou aplicativos, e eu gostaria de dividir com você!

Se tiver interesse, é só se inscrever com seu e-mail!

Dicas para seu roteiro em Buenos Aires - 21

Texto: Vinícius Marchetti

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail