capa do post

6 motivos para conhecer a Argentina

Viagem | 13/07/2021

Fala, galera! Aqui é o Vinícius!

Faz um tempo que estou devendo um texto sobre a Argentina e, com mais detalhes, da nossa viagem para Buenos Aires! E hoje vou contar para vocês alguns motivos para escolher o país como seu próximo destino!

Há alguns anos a Argentina é um dos países mais visitados por brasileiros e fica em primeiro lugar entre destinos preferidos aqui na América do Sul. Mas muita gente costuma pensar que o atrativo é somente por conta dos preços convidativos que encontramos na terra do Tango e não exploram todo o potencial do lugar.

A realidade é que a Argentina tem muita coisa a oferecer, desde viagens de luxo e muita extravagância (aproveitando do bom e do melhor que o país tem a oferecer em gastronomia e hospedagem) até estilão de viagem mais perrengue e aventureiro.

Isso porque tem muito passeio para explorar a natureza e as belezas naturais do país, além de requinte de sobra naquele tipo de passeio mais cosmopolita, principalmente quando se pensa nas cidades de Buenos Aires e Córdoba. Isso tudo sem perder um certo apelo mochileiro, baixo custo, que inevitavelmente atrai os turistas!

Então, hoje vou compartilhar com vocês 6 motivos para visitar a Argentina - alguns deles já devem ser conhecidos seus, outros, espero que sejam novidades!

Ah, aproveito para falar que eu conheci apenas Buenos Aires e todo o restante faz parte das minhas pesquisas, pois tenho alguns desses locais na minha lista de sonhos de viagem!

6 motivos para conhecer a Argentina - 2

Na frente da Casa Rosada, sede do Governo Nacional da Argentina | Foto: Pelo Mundo a Dois

1. Preços baixos para turistas: a Argentina é um país barato

Essa não é nem novidade: a Argentina é mesmo um país barato! Nem precisa pensar em cotação, câmbio, ou “o que é barato para um não quer dizer que seja barato para outro”. O lugar tem preços muito atrativos, mesmo!

Alimentação, estadia, transporte e o próprio voo para Buenos Aires não são caros. No caso das passagens aéreas, é muito comum encontramos preços promocionais!

Já a alimentação e estadia, onde frequentemente gastamos mais do que o esperado em viagens, são super convidativos! Se você não faz questão de comer em restaurantes chiques ou fica em hotéis mais simples, ou em hostels, com certeza vai achar uma brincadeira o quanto se gasta para comer e se hospedar no país!

Para se ter uma ideia, escolhemos o nosso hotel em Buenos Aires no bairro da Recoleta, um dos melhores da cidade, super bem localizado e com um café da manhã ótimo, que foi definido sem muita pesquisa e em cima da hora, e a diária saiu R$ 200 para o casal! Depois da viagem, pesquisando com calma, encontramos opções na região que saíam a metade deste valor!

Ou seja, dá pra economizar, e muito!

2. O real é uma moeda mais forte

Outro ponto super importante e que tem a ver com dinheiro é: a nossa moeda “vale mais” que o peso argentino.

O que isso quer dizer? Na prática, quer dizer que compramos mais “dinheiros” argentinos com o nosso real do que os hermanos comprariam reais com a moeda deles! Ou seja: 1 BRL compra mais do que ARS 1 (ARS = peso argentino) - no dia em que escrevo este post, a conversão aproximada é de 1 BRL = 18 ARS.

Aliado ao fato de que os preços lá são baixos, nosso poder de compra aumenta bastante! Em muitos casos vale mais gastar lá do que em uma viagem aqui no Brasil!

Enfim, é algo legal para se ter em mente!

3. Culinária Argentina

A culinária argentina é muito famosa por suas carnes, forma de fazer o churrasco (a Parrillada) e também pelos seus alfajores. E tem muito mais do que isso por lá!

Assim como no Brasil, a comida das hermanos é muito boa e tem muitas opções, e com certeza você vai adorar experimentar - eu que não gosto muito de carne vermelha provei todo tipo de carne que encontrava!

Dentre os pratos “clichezão” estão: bife de chorizo, choripán (uma delícia), empanadas (tem muito mais do que só as de carne), a parrillada e o alfajor!

Mas acredite: tem até pizzaria famosa por lá que dá um show em muita pizza que encontramos aqui em São Paulo (e olha que aqui tem muita coisa boa)!

4. A Argentina é perto do Brasil

Acho que vocês devem saber que os hermanos realmente moram logo aqui do lado, não?

A Argentina é muito perto e, dependendo de onde você mora, é bem mais rápido chegar em Buenos Aires do que nas praias do Nordeste ou em Floripa!

Por isso, custos e distância não devem ser um empecilho para você pelo menos cogitar conhecer o país em um feriadão prolongado ou nas suas férias!

5. História e Natureza muito ricas

Mais uma vez, assim como nosso Brasil, a Argentina tem muito a oferecer nos quesitos história e natureza! Primeiro, você encontra muita coisa interessante relacionada à cultura e história do país nas cidades de Buenos Aires e Córdoba, o que normalmente já atrai bastante gente!

Na verdade, acredito que as cidades e culinária sejam os principais motivos que atraem os brasileiros até a Argentina, mas que não deveriam ser os únicos!

Por lá você encontra pinguins e leões-marinhos, campos de gelo e desertos, cordilheiras e vulcões, além das cidades e região de vinícolas… tem muita coisa sensacional que merece ser considerada para, ao menos, umas férias!

Regiões famosas do país são a Patagônia, El Calafate, Mendoza, Ushuaia e Bariloche, além de Buenos Aires, Córdoba e Rosário.

6. Esportes

Falei “esportes”, no plural, porque pensei no basquete do país, além da grande e mais conhecida tradição no futebol.

É muito legal poder conhecer os estádios nos clubes do país - La Bombonera, do Boca, é de longe, o estádio mais famoso, mas tem ainda tem o Monumental de Nuñez, do River Plate, e também o estádio do time do Papa Francisco (San Lorenzo), chamado Nuevo Gasómetro!

Não conheci todos, apenas La Bombonera, e posso dizer que o passeio e a estrutura são de primeira! Organizado, bem estruturado e informativo, o passeio explora de todas as formas a marca e imagem do clube! Quase um exemplo a ser seguido!

Os estádios do River e Boca são cheios de história e tem muita força no imaginário dos amantes do futebol sul-americano (e mundial), o que os torna muito atrativos! Mas deve ser legal também conhecer o estádio do time pelo qual torce o Papa, vai!?

6 motivos para conhecer a Argentina - 10

Aproveitando, mensalmente eu envio uma Newsletter com os melhores textos e posts que encontrei, dicas práticas e sugestões de livros ou aplicativos, e eu gostaria de dividir com você!

Se tiver interesse, é só se inscrever com seu e-mail!

6 motivos para conhecer a Argentina - 13

Texto: Vinícius Marchetti

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail