capa do post

Cidadania Italiana: os benefícios e maneiras de ter a sua

Viagem | 4 | 4 | 26/10/2021

Muitas pessoas têm o sonho de fazer um intercâmbio, de estudar ou trabalhar fora do país e até de viver (trabalhando) e viajando, ainda mais se pensarmos nas possibilidades e novas oportunidades que o trabalho remoto nos trouxe, e que vem sendo cada vez mais uma realidade nas nossas vidas.


Só que com esses sonhos vêm uma série de burocracias, pois são necessários vários documentos, vistos e permissões para que você consiga viver um tempo em outro país. Ou seja, é um processo relativamente simples, mas não tão simples assim.

Mas se tem algo que pode facilitar (e muito) a sua vida, caso esse seja seu sonho, é o reconhecimento da cidadania italiana!

Se você é descendente de italiano e busca reconhecer este direito, você conquista muito mais do que a chance de postar uma foto bonita do passaporte italiano no seu Instagram: você conquista a oportunidade de realizar esse sonho e viver na Itália (ou em outro país da União Europeia), tudo sem se preocupar com documentos e vistos, tempo de permanência no país e com muitas outras vantagens!

Afinal, com a cidadania italiana, muito mais do que ser o portador de um documento, você se torna de fato cidadão europeu! E você só tem a ganhar com isso!

Cidadania Italiana: os benefícios e maneiras de ter a sua - 2

Mas, por que a Cidadania Italiana?

Não sei se você viu, mas neste outro texto (clique aqui para ler o artigo) eu falei um pouco sobre o que significa de fato obter a cidadania italiana, quem tem direito à ela e quais os primeiros passos para conseguir a sua.

Mas a real é que faz todo o sentido falar sobre cidadania italiana, já que o Brasil está entre os países com maior número de descendentes de italianos no mundo, muito por conta do forte movimento de imigração de italianos entre 1880 e 1950.

Ou seja, é bem provável que muita gente tenha o direito à cidadania e nem saiba disso! Por isso, vale a pena buscar mais informações sobre sua árvore genealógica e ficar por dentro dos seus direitos - saiba mais sobre o assunto aqui!

Aliás, justamente por conta dessa grande quantidade de italianos que deixaram um dia o país, é que a Itália reconhece o direito de seus descendentes.

Uma outra forma legal de dizer isso é: conceder a cidadania é como se fosse um jeito de a Itália receber de volta aqueles foram embora ou expulsos do país quando as condições por lá não eram das melhores, dando o direito de usufruir dos inúmeros benefícios conquistados pelas famílias que permaneceram na Itália e de recompensar os descendentes das famílias que tiveram a coragem de largar tudo o que conheciam para lutar por um futuro melhor em outra nação.

Mas, afinal, se você tem direito a obter a cidadania, você já sabe o que tem a ganhar com isso?

Quais os benefícios de ter a cidadania italiana?

Essa é a melhor parte quando pensamos em ter a cidadania italiana: as vantagens de ter este direito!

Como mencionei no início deste texto, algumas pensam em começar a viajar, outros pensam em morar fora do país ou fazer um intercâmbio.

O fato é que são várias as vantagens por ser um cidadão italiano - o que mais me encanta são as possibilidades que passam a existir!

Sobre viagem, para ficar nos exemplos mais comuns (que não deixam de ser excelentes), cito a facilidade para viajar pela União Européia sem se preocupar com o tempo de permanência, e viajar para outros países sem a necessidade de visto, que é o caso dos Estados Unidos.

Isso sem contar que você vai poder ficar nas filas para cidadãos europeus nas imigrações e filas em aeroportos, que muitas vezes andam mais rápido que as demais!

Para quem deseja ir embora do Brasil, outra vantagem proporcionada pela cidadania italiana é você poder alugar ou comprar um imóvel na Itália, estudar no país e usufruir dos serviços do Governo Italiano, além de poder trabalhar e viver por lá sem maiores burocracias, como um verdadeiro italiano!

Além da oportunidade de residir na Itália, alguns destes benefícios (como trabalhar, morar e estudar) se estendem até mesmo a outros países europeus. É mesmo um enorme privilégio!

Como entrar com o processo de cidadania italiana?

Essa é uma dúvida bastante comum e eu mesmo sei que tem gente que nunca buscou nada a respeito da cidadania justamente por não saber por onde começar.

Para facilitar, trouxe aqui quais são as maneiras de entrar com seu processo de cidadania:

Via Consulado: esse é o jeito tradicional, o mais conhecido e também o mais demorado. Muitas pessoas que juntam a documentação necessária e tentam a obtenção da cidadania por conta própria, seguem pelo caminho do Consulado.

Apesar do custo envolvido ser bem mais baixo, leva em média 10 anos para que seu processo seja concluído, o que para muita gente é ruim e não vale a pena.

Via Processo Judicial: o normal é você contratar os serviços de uma assessoria ou advogados especializados, que preparam toda a documentação necessária e ingressam com o processo diretamente na Itália.

Pelo fato de tramitar em outro país, custa bem mais do que via consulado; no entanto, possui ótimas vantagens, como um tempo bem menor de espera (em média, 2 anos) e a possibilidade de aproveitar o processo para vários familiares (caso algum parente seu também tenha o desejo de reconhecer a cidadania), diluindo assim os custos e saindo mais barato para cada envolvido no processo.

Na Itália: talvez você já tenha ouvido falar de alguém que foi para a Itália para “tirar a cidadania”. Isso significa que todo o processo é executado na Itália, tornando tudo mais ágil - o tempo médio de espera é de 3 meses.

Mas neste caso é necessário passar um tempo no país, aguardando até que todos os trâmites sejam finalizados, o que envolve custos maiores. Se você tem pressa, tempo e condições financeiras de fazer este investimento, é a melhor maneira de reconhecer a sua cidadania italiana!

Afinal, qual a melhor maneira de reconhecer a cidadania?

Eu não tenho a resposta para essa pergunta, justamente porque isso depende das suas necessidades e do quanto você pode investir nisso (pensando em tempo E dinheiro).

Mas, o que eu posso dizer com certeza é que o serviço de alguém especializado nesse processo de cidadania faz toda a diferença!

Ainda mais pensando em quem tem credibilidade e profissionalismo!

Esse é o caso da Varaschin Cidadania Italiana (veja o site deles aqui)! A Varaschin é uma assessoria especializada no reconhecimento de cidadania italiana e foi indicada por um amigo que conseguiu reconhecer sua cidadania graças ao apoio deles!

Como contei neste outro texto sobre o assunto, minha família gastou tempo e dinheiro com profissionais que não ajudaram muito na busca pelos documentos necessários para obter a cidadania italiana, mas a Varaschin não só nos ajudou, como agilizou todo o processo!

Por isso, eu diria que a melhor maneira de reconhecer a sua cidadania italiana é falar com a Varaschin e fazer uma avaliação do seu caso!

Minha dica é que você entre em contato e saiba mais sobre a sua situação!

Cidadania Italiana: os benefícios e maneiras de ter a sua - 10

Este artigo foi escrito em parceria com a Varaschin Cidadania Italiana, empresa especialista em assessoria no reconhecimento de cidadania italiana.

Cidadania Italiana: os benefícios e maneiras de ter a sua - 12

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Valkiria

Valkiria

Obrigada por poder fazer parte deste sonho!! Não buscamos um passaporte apenas, buscamos o resgate de nossa historia!😍😍

Pelo Mundo a Dois

Pelo Mundo a Dois

Nós é que agradecemos! Estamos muito felizes com seu trabalho e todo o apoio que tem nos dado!

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Jaqueline

Jaqueline

Ansiosa pela minha 😻

Pelo Mundo a Dois

Pelo Mundo a Dois

Todos estamos!!! =)

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail