Cidadania Italiana: os benefícios e maneiras de ter a sua
Viagem | 4 | 4 | 26/10/2021
Muitas pessoas têm o sonho de fazer um intercâmbio, de estudar ou trabalhar fora do país e até de viver (trabalhando) e viajando, ainda mais se pensarmos nas possibilidades e novas oportunidades que o trabalho remoto nos trouxe, e que vem sendo cada vez mais uma realidade nas nossas vidas.
Só que com esses sonhos vêm uma série de burocracias, pois são necessários vários documentos, vistos e permissões para que você consiga viver um tempo em outro país. Ou seja, é um processo relativamente simples, mas não tão simples assim.
Mas se tem algo que pode facilitar (e muito) a sua vida, caso esse seja seu sonho, é o reconhecimento da cidadania italiana!
Se você é descendente de italiano e busca reconhecer este direito, você conquista muito mais do que a chance de postar uma foto bonita do passaporte italiano no seu Instagram: você conquista a oportunidade de realizar esse sonho e viver na Itália (ou em outro país da União Europeia), tudo sem se preocupar com documentos e vistos, tempo de permanência no país e com muitas outras vantagens!
Afinal, com a cidadania italiana, muito mais do que ser o portador de um documento, você se torna de fato cidadão europeu! E você só tem a ganhar com isso!
Foto: Francesca Tirico - Unsplash
Mas, por que a Cidadania Italiana?
Não sei se você viu, mas neste outro texto (clique aqui para ler o artigo) eu falei um pouco sobre o que significa de fato obter a cidadania italiana, quem tem direito à ela e quais os primeiros passos para conseguir a sua.
Mas a real é que faz todo o sentido falar sobre cidadania italiana, já que o Brasil está entre os países com maior número de descendentes de italianos no mundo, muito por conta do forte movimento de imigração de italianos entre 1880 e 1950.
Ou seja, é bem provável que muita gente tenha o direito à cidadania e nem saiba disso! Por isso, vale a pena buscar mais informações sobre sua árvore genealógica e ficar por dentro dos seus direitos - saiba mais sobre o assunto aqui!
Aliás, justamente por conta dessa grande quantidade de italianos que deixaram um dia o país, é que a Itália reconhece o direito de seus descendentes.
Uma outra forma legal de dizer isso é: conceder a cidadania é como se fosse um jeito de a Itália receber de volta aqueles foram embora ou expulsos do país quando as condições por lá não eram das melhores, dando o direito de usufruir dos inúmeros benefícios conquistados pelas famílias que permaneceram na Itália e de recompensar os descendentes das famílias que tiveram a coragem de largar tudo o que conheciam para lutar por um futuro melhor em outra nação.
Mas, afinal, se você tem direito a obter a cidadania, você já sabe o que tem a ganhar com isso?
Quais os benefícios de ter a cidadania italiana?
Essa é a melhor parte quando pensamos em ter a cidadania italiana: as vantagens de ter este direito!
Como mencionei no início deste texto, algumas pensam em começar a viajar, outros pensam em morar fora do país ou fazer um intercâmbio.
O fato é que são várias as vantagens por ser um cidadão italiano - o que mais me encanta são as possibilidades que passam a existir!
Sobre viagem, para ficar nos exemplos mais comuns (que não deixam de ser excelentes), cito a facilidade para viajar pela União Européia sem se preocupar com o tempo de permanência, e viajar para outros países sem a necessidade de visto, que é o caso dos Estados Unidos.
Isso sem contar que você vai poder ficar nas filas para cidadãos europeus nas imigrações e filas em aeroportos, que muitas vezes andam mais rápido que as demais!
Para quem deseja ir embora do Brasil, outra vantagem proporcionada pela cidadania italiana é você poder alugar ou comprar um imóvel na Itália, estudar no país e usufruir dos serviços do Governo Italiano, além de poder trabalhar e viver por lá sem maiores burocracias, como um verdadeiro italiano!
Além da oportunidade de residir na Itália, alguns destes benefícios (como trabalhar, morar e estudar) se estendem até mesmo a outros países europeus. É mesmo um enorme privilégio!
Como entrar com o processo de cidadania italiana?
Essa é uma dúvida bastante comum e eu mesmo sei que tem gente que nunca buscou nada a respeito da cidadania justamente por não saber por onde começar.
Para facilitar, trouxe aqui quais são as maneiras de entrar com seu processo de cidadania:
• Via Consulado: esse é o jeito tradicional, o mais conhecido e também o mais demorado. Muitas pessoas que juntam a documentação necessária e tentam a obtenção da cidadania por conta própria, seguem pelo caminho do Consulado.
Apesar do custo envolvido ser bem mais baixo, leva em média 10 anos para que seu processo seja concluído, o que para muita gente é ruim e não vale a pena.
• Via Processo Judicial: o normal é você contratar os serviços de uma assessoria ou advogados especializados, que preparam toda a documentação necessária e ingressam com o processo diretamente na Itália.
Pelo fato de tramitar em outro país, custa bem mais do que via consulado; no entanto, possui ótimas vantagens, como um tempo bem menor de espera (em média, 2 anos) e a possibilidade de aproveitar o processo para vários familiares (caso algum parente seu também tenha o desejo de reconhecer a cidadania), diluindo assim os custos e saindo mais barato para cada envolvido no processo.
• Na Itália: talvez você já tenha ouvido falar de alguém que foi para a Itália para “tirar a cidadania”. Isso significa que todo o processo é executado na Itália, tornando tudo mais ágil - o tempo médio de espera é de 3 meses.
Mas neste caso é necessário passar um tempo no país, aguardando até que todos os trâmites sejam finalizados, o que envolve custos maiores. Se você tem pressa, tempo e condições financeiras de fazer este investimento, é a melhor maneira de reconhecer a sua cidadania italiana!
Afinal, qual a melhor maneira de reconhecer a cidadania?
Eu não tenho a resposta para essa pergunta, justamente porque isso depende das suas necessidades e do quanto você pode investir nisso (pensando em tempo E dinheiro).
Mas, o que eu posso dizer com certeza é que o serviço de alguém especializado nesse processo de cidadania faz toda a diferença!
Ainda mais pensando em quem tem credibilidade e profissionalismo!
Esse é o caso da Varaschin Cidadania Italiana (veja o site deles aqui)! A Varaschin é uma assessoria especializada no reconhecimento de cidadania italiana e foi indicada por um amigo que conseguiu reconhecer sua cidadania graças ao apoio deles!
Como contei neste outro texto sobre o assunto, minha família gastou tempo e dinheiro com profissionais que não ajudaram muito na busca pelos documentos necessários para obter a cidadania italiana, mas a Varaschin não só nos ajudou, como agilizou todo o processo!
Por isso, eu diria que a melhor maneira de reconhecer a sua cidadania italiana é falar com a Varaschin e fazer uma avaliação do seu caso!
Minha dica é que você entre em contato e saiba mais sobre a sua situação!
Este artigo foi escrito em parceria com a Varaschin Cidadania Italiana, empresa especialista em assessoria no reconhecimento de cidadania italiana.
Comentários
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente
Valkiria
Obrigada por poder fazer parte deste sonho!! Não buscamos um passaporte apenas, buscamos o resgate de nossa historia!😍😍
Pelo Mundo a Dois
Nós é que agradecemos! Estamos muito felizes com seu trabalho e todo o apoio que tem nos dado!
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente
Jaqueline
Ansiosa pela minha 😻
Pelo Mundo a Dois
Todos estamos!!! =)
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente