capa do post

Cidadania Italiana: para que serve, quem tem direito e como conseguir a sua

Viagem | 4 | 29/09/2021

Você já pensou em poder viajar sem precisar de visto, ter liberdade de morar praticamente em qualquer lugar da União Europeia ou trabalhar e morar em outro país sem se preocupar com prazo para voltar para o Brasil ou com problemas de imigração?

Pode parecer um papo estranho, mas essa é a realidade para muitos brasileiros que conseguem a tão sonhada cidadania italiana.

E o que realmente significa “obter a cidadania italiana”? Quem tem esse direito? Quais os primeiros passos para quem quer este benefício?

Bom, apesar de muita gente ter crescido ouvindo falar de amigos, parentes ou conhecidos que conseguiram a cidadania, nem todos sabem as respostas para estas perguntas.

Por isso, o papo de hoje é justamente sobre Cidadania Italiana!

Vou tentar responder essas e outras dúvidas sobre este direito que muitos buscam como forma de mudar de vida e conseguir novas (e melhores) oportunidades!

Então, se você quer saber mais e precisa de uma ajuda para conseguir a sua cidadania, fica comigo e leia o texto até o final!

Vamos lá?

O que significa obter a cidadania italiana?


Reconhecer a cidadania italiana significa você obter um direito que lhe foi transmitido por seus antepassados italianos. De uma forma mais simples: se você descende de italianos, você é italiano!

Claro que existem detalhes, leis e outras regras que devem ser analisadas e aplicadas em cada caso, porém, a ideia geral é que a cidadania italiana é um direito concedido a quem tem origem italiana, direito este que é transmitido por seus ascendentes.

E isso acontece porque, pela lei italiana, o princípio básico de cidadania é: se você tem sangue italiano (é um descendente), você é italiano, mesmo tendo nascido aqui no Brasil.

Por outro lado, é possível você nascer na Itália e não ser cidadão, caso seus pais e ascendentes não sejam da Itália.

Então, ao reconhecer este direito e obter a cidadania italiana, você passa a ser efetivamente um cidadão, e pode desfrutar das vantagens e benefícios daquele país.

Quem tem direito à cidadania italiana?


Como falei antes, ter o direito à cidadania está ligado ao fato de você possuir ou não laços sanguíneos, hereditários, com um italiano.

Existem vários itens que devem ser analisados, mas as regras gerais e pré-requisitos que devem ser considerados para saber se você tem este direito são os seguintes:

Linhagem Paterna: se todos os ascendentes forem homens, não existe um limite de gerações para conseguir a cidadania;

Linhagem Materna: a mulher transmite a cidadania para todos os filhos nascidos a partir de 1948, e o direito pode ser solicitado via processo administrativo. Caso contrário, o processo para conseguir a cidadania é judicial (mas o direito ainda existe);

Cidadania italiana antes da Naturalização brasileira: para os casos em que o ascendente italiano se naturalizou brasileiro, a transmissão da cidadania só é possível para seus filhos nascidos antes desta naturalização;

Cidadania italiana por casamento: os cônjuges de italianos têm direito à cidadania por matrimônio. Para as esposas de italianos que casaram até 27/04/1983 têm automaticamente o direito à cidadania.

Por onde começar? O que fazer para saber se consigo a cidadania?


Talvez esta seja a parte que mais gera dúvidas e dificuldades para quem quer saber mais sobre a cidadania italiana: o que fazer primeiro?

A primeira coisa a se fazer é montar sua árvore genealógica até seu antenato (o seu parente italiano). Pode ser seu avô ou tataravô, não importa, mas você precisa saber de todas as gerações até ele, pois essas informações serão necessárias para a documentação.

De modo geral, você precisará das certidões de casamento, nascimento e de óbito da sua linhagem, chegando até o italiano de sua família.

Outro ponto importante é verificar se há alguma restrição em relação ao seu processo, que tem relação com os pontos que mencionei ali em cima - se / quando houve naturalização do italiano e se há alguma mulher transmitindo a cidadania italiana na sua linhagem.

Também é bem importante saber se há erros ou problemas com os documentos - se houver, deverá ser feita a correção e sanar os problemas com as certidões.

Reconhecendo a cidadania - como fazer?


A agilidade do processo para conseguir a cidadania vai depender do seu caso e dos documentos da sua família.

Por isso, vale saber quais as formas possíveis para seguir com o seu processo, como quais as maneiras de obter a cidadania, tempo médio de cada uma e qual vale mais a pena, além dos custos envolvidos, é claro.

Estou falando toda hora em “processo” porque obter a cidadania significa você apresentar todos os documentos necessários para o Estado Italiano reconhecer que você é um cidadão e te conceder este direito, e isso é um processo burocrático e, por vezes, demorado.

É possível buscar a cidadania através do consulado no Brasil, de processos judiciais e até mesmo indo até a Itália para entrar com seu pedido e documentação por lá, e tudo isso demanda tempo e dinheiro, fazendo com que muitas pessoas sintam dificuldade e até desistam do direito à cidadania!

Seja via processo judicial ou indo até a Itália, é comum a contratação de assessorias e profissionais especializados neste serviço, pois além de tomar bastante tempo, também é necessário conhecimento do assunto.

Mesmo para quem pretende fazer tudo por conta própria, mas está com dificuldades para encontrar algum documento para anexar ao seu processo, essas assessorias costumam ser contratadas.

No meu caso e no da Nathara, cada um optou por uma forma de conseguir a cidadania - eu escolhi pelo processo judicial, e a Nathara vai até a Itália.

Em ambos os casos, nossa escolha foi pela Varaschin Cidadania Italiana (veja o site deles aqui)! 

Depois de bastante tempo patinando, com dificuldades para encontrar os documentos e até mesmo chegando a desistir da cidadania, um amigo nosso nos recomendou os serviços da Varaschin!

Ele foi até a Itália e conseguiu a tão sonhada cidadania italiana, contando com o suporte e profissionalismo da Varaschin! E é graças a eles que nosso processo está a todo vapor!

Por isso, se você quer saber mais sobre seu direito quanto a cidadania italiana, se precisa de ajuda com na busca dos seus documentos ou quer cotar quanto precisa investir para realizar seu sonho de se tornar italiano, entre em contato com eles pelo Instagram ou mesmo através do site!

Cidadania Italiana: para que serve, quem tem direito e como conseguir a sua - 11

Este artigo foi escrito em parceria com a Varaschin Cidadania Italiana, empresa especialista em assessoria no reconhecimento de cidadania italiana.

Cidadania Italiana: para que serve, quem tem direito e como conseguir a sua - 13

Texto: Vinícius Marchetti

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail