capa do post

Cancún, Playa del Carmen ou Tulum: onde ficar na Riviera Maya

Viagem | 8 | 11 | 03/03/2022

Uma dúvida muito comum sobre o México é saber qual o melhor destino de praia - Cancún é a mais famosa, enquanto Tulum ganhou os holofotes no Instagram nos últimos anos e Playa del Carmen sempre foi meio que uma praia mais usada como um passeio de um dia, já que poucos brasileiros costumam se hospedar lá.


A Nathara e eu também já tivemos dúvida sobre qual lugar era melhor para ficar e, no fim, acabamos nos hospedando em todos!


As três praias da Riviera Maya ficam bem próximas entre si (entre 1h e 2,5h de distância), e todas têm o mesmo mar lindo. Então, talvez o que você precise ponderar é o tipo de viagem que você quer, considerando tipo de viagem, gastos e praticidade.


O texto de hoje é para contar um pouco sobre como é cada lugar e listar os prós e contras de cada um - claro, tudo do nosso ponto de vista! É só para você ter uma ideia na hora de programar a sua viagem!

Como é se hospedar em Cancún

Cancún deve ser, de longe, a praia mais visitada pelos turistas (brasileiros inclusos nessa), e o principal destino na cidade é a Zona Hoteleira, uma região toda preparada para o turismo que fica ao longo de uma grande avenida, com os grandes hotéis indo de ponta a ponta.


O forte de Cancún são justamente esses grandes hotéis e resorts all-in, com estruturas completas, acesso direto à praia, vários bares e restaurantes e que podem muito bem atender aos turistas em basicamente tudo - tem gente que vai para Cancún e nem sai dos resorts.


Ao longo da grande avenida Kukulcán, que corta a Zona Hoteleira de Cancún, você encontra alguns shoppings e outlets, além dos bares e baladas famosas, como a Coco Bongo e o Hard Rock Cafe.


Cancún é isso!

Cancún, Playa del Carmen ou Tulum: onde ficar na Riviera Maya - 3

Nathara em Playa del Carmen | Foto: Pelo Mundo a Dois

Quem vai para lá acaba fazendo uma série de passeios, como Isla Mujeres, Cozumel, Tulum, Playa del Carmen, Chichén Itzá, Cenotes, e ainda acaba visitando algum dos parques da região, como Xcaret, Xel-Ha, Xplor ou outro da mesma rede (aliás, passeios para esses parques são oferecidos aos montes em Cancún).


Mas é importante saber que você pode fazer as mesmas coisas, os mesmos passeios, tendo por base qualquer uma das praias - Cancún, Playa ou Tulum!


Acredito que o principal diferencial de Cancún seja a grande oferta de resorts all-inclusive, alguns com ótimo custo-benefício, e as opções de bares e baladas. Também tem o fator distância - o aeroporto que atende a região fica justamente em Cancún.


O lado ruim de pegar um resort em Cancún é que, se você fizer muitos passeios, vai ficar muito tempo fora do hotel e vai acabar pagando caro pra ficar fora do resort boa parte do dia, o que não faz muito sentido.


Outra coisa que me incomoda um pouco em Cancún é que o mar ali é mais bravo e quase sempre está com bandeira vermelha para nadar, exatamente o oposto de Playa e Tulum, que têm águas mais calmas e boas para banho.

Como é se hospedar em Playa del Carmen

Playa del Carmen não é como a Zona Hoteleira de Cancún, onde tudo fica basicamente em uma única grande avenida, mas uma mini cidade com ótima estrutura de mercados, farmácias, lojas, restaurantes e bares, e com opções de hospedagens que vão desde grandes resorts até casas de Airbnb, hostels e pousadas.


Playa é como uma vila moderninha com vida noturna agitada, com praias tão lindas quanto Cancún (e melhores para nadar) e bem mais em conta.


Você acha hospedagens mais em conta e consegue curtir muito mais a vibe do lugar, já que tem muito o que fazer fora do hotel, diferente de Cancún.


Um dos maiores atrativos de Playa del Carmen é a Quinta Avenida, uma grande rua apenas para pedestres repleta de bares, pubs, baladas e restaurantes de todos os tipos, além de várias lojas e até shoppings!


É muito gostoso caminhar por lá a caminho da praia, ou então passear por lá todas as noites, enquanto escolhe um lugar para comer, tomar uns drinques ou mesmo para achar uma empresa que faça algum passeio pelo região.


Acho que Playa tem uma vibe bem gostosa, preços melhores e oferece os mesmos passeios que você encontra nos outros locais - a distância não é um problema neste caso.


Se você curte conhecer as cidades onde se hospeda, passear à noite e até curtir uma balada, sem gastar horrores pra isso, sua opção na Riviera Maya deveria ser Playa del Carmen!

Como é se hospedar em Tulum

Enquanto Cancún tem um ar mais luxuoso e moderno, e Playa del Carmen uma vibe de cidadezinha de praia mais cool, Tulum é um lugar mais rústico e menos luxuoso.


Tulum tem sua própria Zona Hoteleira, que é como uma grande avenida cheia de resorts, hotéis, bares e restaurantes que acompanha a linha da praia. Mas o que a avenida da Zona Hoteleira de Cancún tem de moderna e imponente, a de Tulum tem de simples e esburacada, e parece mais uma rodovia descuidada cortando a região.


O fato é que Tulum tem muito lugar bonito para foto, restaurantes, beach clubs e resorts que ganharam o Instagram com suas decorações legais, mas que não mostram a realidade de um lugar com infraestrutura ruim e sem praticidade.


As praias dos três lugares são iguais, de areias brancas e mar turquesa incrível, mas o que pega é que a maior parte das praias em Tulum tem acesso privado - para você entrar, precisa estar hospedado em algum hotel da área ou ficar em algum Beach Club, que têm valores bem salgados. (Veja mais sobre custos no México aqui).

Não é à toa que muitos turistas se hospedam no centrinho da cidade, onde é mais barato e mais afastado da Zona Hoteleira, e acabam alugando bicicletas para ir até a praia todos os dias (e olha que nem o aluguel das bikes em Tulum sai barato). Você pode pegar táxi também, sem problemas, já que tudo é relativamente próximo.


Então, se você quiser curtir Tulum e ter mais praticidade, melhor ir preparado para gastar um pouco mais e se hospedar perto das praias, sem contar o gasto com comes e bebes - qualquer água, cerveja ou lanche por ali são razoavelmente carinhos.


Se você não se importar em pedalar até as praias ou gastar um pouco com o transporte, a melhor opção é ficar no centrinho, onde as hospedagens e alimentação são mais baratas, mas ainda assim têm acesso fácil até as praias e às ruínas maias que ficam por lá.


Ah, vale ressaltar que, talvez com exceção dos grandes e mais luxuosos hotéis, todas as hospedagens em Tulum vão ter um valor mais alto e um nível de conforto menor, se comparadas com as de Cancún e Playa.


Tulum fica numa região protegida pelo governo mexicano, e muitas construções ali precisam respeitar alguns regulamentos, com o manejo correto de resíduos e esgoto, além de ter que cumprir com outros requisitos relacionado aos materiais de construção.


Então, não se assuste caso seu hotel tenha uma diária cara e, ao chegar no lugar, se deparar com um lugar meio roots - é assim mesmo!

Afinal, é melhor ficar em Cancún, Tulum ou Playa del Carmen?

Eu acredito que todos deveriam experimentar as coisas e conhecer os lugares, para poder ter uma opinião formada.


Não quero dizer neste texto o que você deve ou não fazer, apenas contar quais os prós e contras que enxergo em cada lugar, para que você possa escolher por si mesmo!


Eu acho que, se tiver tempo e condições financeiras, você deveria tentar se hospedar em cada um deles para ver o que você mais gosta; se não for possível, vou te ajudar aqui listando as vantagens de cada um deles.

Pontos positivos

Cancún: muitos resorts e ótima infraestrutura, com opções mais práticas para a sua viagem (o padrão em Cancún é você ficar em resorts all inclusive, sem se preocupar com nada, e ainda pode fechar passeios com o próprio hotel). Você nem precisa sair do hotel, se não quiser.


Playa del Carmen: muita opção de hospedagem, boa infraestrutura e uma cidade com bastante coisa pra fazer durante o dia e noite. As praias são excelentes e você aproveita um vibe mais bacana. Opções de passeios, bares, baladas, mercadinhos e restaurantes estão sempre por perto e você tem liberdade de conhecer tudo à sua volta.


Tulum: As praias são lindas e tem um ar mais roots, mais rústico, e você tem a sensação de estar mais perto da natureza. Tem muito lugar lindo para fotos, boa oferta de hotéis e boa vida noturna (solteiros vão curtir). Também fica mais perto de muitos dos Cenotes mais conhecidos.

Pontos Negativos

Cancún: se você fizer muitos passeios ou ficar muito tempo fora do hotel, gasta um dinheiro desnecessário. Além disso, possui preços mais altos se comparados a Playa del Carmen. Também sinto que, ficando apenas em Cancún, você tem pouco contato com o México em si (não que lugares super turísticos sejam a melhor opção para conhecer um país).


Playa del Carmen: sinceramente, não tenho nenhum ponto negativo pra falar de Playa! O lugar é mais em conta, com mais opções do que fazer, dá acesso às mesmas coisas e passeios que Cancún e tem uma vibe muito mais legal!


Tulum: é bem mais caro que os outros lugares, seja a água na praia ou a hospedagem, e tem uma infraestrutura ruim, desde o acessos à praia até os bares e restaurantes. É um lugar bonito? Sim! Mas deixa a desejar no custo-benefício.

Se eu voltasse hoje para a Riviera Maya, com certeza me hospedaria em Playa del Carmen. Mas só posso dizer isso porque já fiquei em todos os lugares e, pelo custo-benefício e experiências, acredito ser a melhor opção.


Mas se fosse a primeira viagem para as praias do México, talvez minha escolha fosse outra. Talvez.


Agora, se antes da minha viagem eu estivesse lendo este post, teria mais uma opinião a considerar antes de decidir!


Se você quiser ajuda com algo ou quiser tirar alguma dúvida, só deixar aqui nos comentários!

Texto: Vinícius Marchetti

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Enoch

Enoch

Boa tarde. Vou ficar uns 15 dias em Cancún. Vou ficar 15 dias e como você sugere quantos dias ficar em cada lugar citado por você? E o valor que devo levar para despesas com 2 adultos e uma criança de 8 anos?

Pelo Mundo a Dois

Pelo Mundo a Dois

Olá, Enoch! Tudo certo? Olha só, com criança, talvez seja uma boa ideia você ficar mais tempo em resort (por conta da estrutura). Mas caso queira se hospedar em Playa, também tem opções de bons hotéis pra família! Jä no caso de Tulum, talvez seja melhor vcs conhecerem em um passeio (apenas uma sugestão).se são 15 dias por lá, 7 dias em Cancún e os demais em Playa talvez sejam uma boa (vc economiza mais se fizer os passeios saindo de Playa e não Cancún)! Despesas vc precisa para os passeios, basicamente. Confere quais passeios vcs pretendem fazer e leve o $ pra cobrir isso + alguma emergência. Mas em resort vc não vai precisar muito de dinheiro, então, tá tranquilo!

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Luiz B. Xavier da Silva

Luiz B. Xavier da Silva

Boas tuas dicas,tb sobre inconveniencias estrutura em Tullum.iremos de 27/01/23 a 7/02! Li ou ouvi, que Praias mais ao Norte de Cancun, tem mar calmo, e ali resorts permitem banho no mar! Preferimos Resort sem all incluse ali! Sabes indicar algum? E tb cites no teus link, que Cozumel, cara, mas imperdível mergulhos cilindro e se vai de ferry boat!

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Luiz B. Xavier da Silva

Luiz B. Xavier da Silva

Boas tuas dicas,tb sobre inconveniencias estrutura em Tullum.iremos de 27/01/23 a 7/02! Li ou ouvi, que Praias mais ao Norte de Cancun, tem mar calmo, e ali resorts permitem banho no mar! Preferimos Resort sem all incluse ali! Sabes indicar algum? E tb cites no teus link, que Cozumel, cara, mas imperdível mergulhos cilindro e se vai de ferry boat!

Pelo Mundo a Dois

Pelo Mundo a Dois

Oi, Luiz! Sim, na parte norte de Cancún as praias costumam ser mais calmas, mas já ficamos em hotel em outra região e foi ok entrar no mar. Sobre o resort sem ser all-in, não conhecemos! Tem que conferir quais oferecem esse tipo de pacote! Algum deles deve ter essa opção!

Regiane

Regiane

Casa maya é uma boa opção e tem estrutura dentro do hotel no seu apto para fazer seu café , lanchar e até cozinhar

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Paula

Paula

Olá Vinicios Uma pergunta Se eu ficar em playa Posso passar o dia em Tulum? É muito longe? Em horas qual o tempo !? Outra pergunta Quantos dias é suficiente em tulum para conhecer melhores praia e locais? E quantos dias em playa?

Pelo Mundo a Dois

Pelo Mundo a Dois

Oi, Paula! Dá pra passar o dia em Tulum, sim! Mesmo estando em Cancún ou Playa! A distância é entre 1h, 1h30, mais ou menos. Mas é bem tranquilo o caminho! Sobre os dias, tanto faz onde se hospedar, já que dá pra conhecer tudo na região estando hospedado em qualquer dessas praias - vc precisa ver qual melhor custo-benefício pra vc! Normalmente, as pessoas ficam 1 semana em Cancún/região, então, isso deve ser suficiente pra vc conhecer praias, cenotes, locais e Chichen Itzá! Espero que tenha ajudado!

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Paula

Paula

Olá

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Ludmila Mustafé

Ludmila Mustafé

Adorei suas orientações. Estou planejando ir para a região da Riviera Maya em março de 2024. Como pode me ajudar sobre isso? Desde já agradeço.

Pelo Mundo a Dois

Pelo Mundo a Dois

Oi, Ludmila! Que bom que vc gostou! Nossa sugestão e que vc se hospede em Playa del Carmen, que tem um ar de cidade de praia, com calçadão e mais atrações além de resorts. Tulum vale a pena pra quem gosta de festa, mas se não for o seu caso, pode se hospedar em Playa, mesmo, e conhecer Tulum, tanto praias e cenotes, em passeios. E se preferir ficar em resort o tempo todo, o melhor lugar é Cancún! Você precisa de alguma ajuda específica?

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail