Você já viajou ou foi para algum lugar sozinho, e ficou sem ninguém para te ajudar com as fotos?

Não se preocupe, as dicas são simples, mas vou fugir do "pau de selfie" ou do tripé: apesar de serem os objetos mais usados e, claro, o jeito mais óbvio de tirar foto sozinho, a ideia é que você saiba outras maneiras de fotografar e que fique do jeito que você realmente gosta, mesmo se não tiver esses acessórios!

Então, vamos lá?

Dica 1: Vá com ideias e poses prontas


Se você chegar no lugar para fazer as fotos sabendo a pose, o lugar e a posição em que você quer aparecer na foto, vai ficar mais fácil pra não ter perrengue ou sair de um jeito que você não quer, especialmente em pontos turísticos muito cheios.

Nesses lugares, é comum ter muita gente aguardando para tirar uma foto e, na pressa, você se enrola e faz de qualquer jeito.

Quando chega em casa e vai ver as fotos, percebe que não saiu como imaginava. Por isso, vá com as ideias prontas e deixe pra resolver na hora apenas quem vai tirar a foto para você!

Tirar foto sozinho: 3 dicas práticas - 3

Foto na Floralis Generica, em Buenos Aires | 2019

Dica 2: Mostre você mesmo


Se for pedir para alguém tirar sua foto, um jeito legal pra conseguir que ela saia como você imaginou é mostrar na tela do celular/câmera onde você vai ficar e explicar rapidinho como você gostaria de sair.

Claro, muita gente não tem paciência (ou pode não gostar muito da sua aulinha), mas é um jeito descontraído de falar o que você espera que a pessoa faça.

Assim, você vai ter mais chances de conseguir uma boa foto, já que a pessoa não fotografa de qualquer jeito!

Dica 3: Use a função de Foto Contínua ou Live

Quer garantir que pelo menos uma foto saia legal ou, ao menos, aumentar as chances disso acontecer?

Um bom jeito de fazer isso é deixar seu celular ou câmera na função Live/Disparo Contínuo quando alguém fotografar pra você!

Assim, a pessoa vai acabar fazendo várias fotos sem nem ter nenhum trabalho a mais pra isso, e você tenta escolher a foto que mais gostou!

Que outros modos eu faço para tirar fotos sozinho?


Bom, apesar de não citar nas dicas acima, o "pau de selfie" é não apenas o meu maior aliado, mas acredito que seja o acessório mais usado pela maioria das pessoas!

Ter um tripé para apoiar a câmera ou o celular também ajuda! Se for um pequeno, então, melhor ainda, pois não fica um acessório gigante pra você ter que carregar de cima pra baixo.

Além dessas duas opções mais comuns, se você tem uma Gopro ou similar, é bem comum você apoia-la em algum lugar/objeto!

Como essas câmeras de ação são pequenas e bem resistentes, além do amplo campo de visão das lentes, você pode usar basicamente qualquer coisa para apoiar a câmera e fazer suas fotos por conta própria!

Se gostou das dicas e quer saber mais, ou quer deixar sua opinião/modo que você faz, deixe nos comentários!

Texto: Vinícius Marchetti | Foto: Pelo Mundo a Dois

Tirar foto sozinho: 3 dicas práticas - 10