Muitas pessoas tem uma câmera de ação e, a maioria dessas pessoas que conhecemos, a câmera em questão é a Gopro.

Não importa muito qual a sua câmera, mas sim a forma como a utiliza. Afinal, de que adianta termos uma boa câmera, bons equipamentos, e não sabermos usar? Ou, pior ainda, temos os equipamentos, mas ficamos com medo de não saber usar e acabamos deixando a câmera guardada!

Foi pensando nisso (e em vários comentários que sempre nos deixavam no Instagram) que resolvemos juntar 4 pilares básicos pra você ao menos começar a fazer mais fotos com a sua Gopro (ou da marca que você possua)!!!

E lembre-se que não adianta ler as dicas e não tentar!

4 ideias para tirar fotos com a Gopro - 2

Nathara olhando para uma das "Árvores da Vida", em Uvita, Costa Rica.

Austin Kleon, nos seus livros "Roube como um artista" e "Mostre seu trabalho", diz que a melhor maneira de se aperfeiçoar algo, de se aprender algo, é executando (compre os livros aqui).

Indo além, há um relato sobre um professor de fotografia na Universidade da Flórida que, a fim de estimular seus alunos a saírem e fazerem boas fotos, dividiu a turma em duas partes e cada uma teria um objetivo: a primeira seria avaliada pela quantidade de fotos tiradas ao longo do período letivo e, a segunda, avaliada pela qualidade das fotos.

O que aconteceu foi que a primeira turma obteve resultados muito melhores do que a segunda, mesmo se considerarmos que o seu foco era apenas fotografar mais, não melhor. O ponto é que, enquanto os alunos que focaram na quantidade treinaram mais suas aptidões, seu olhar e sua prática, suas habilidades foram sendo aperfeiçoadas ao longo do período.

Já os demais, por terem praticado muito menos, erraram muito menos e, com isso, tiveram menos oportunidades para encontrar onde poderiam melhorar.

Essa história, que li no livro "Hábitos Atômicos", nos ensina o seguinte:

Fotografia se aprende na prática!

1. Tente fotos com ângulos novos ou meio doidos

Acredito que o mais legal da Gopro é que ela dá um ar diferente para a captura e você não precisa fazer igual faria com uma câmera normal. Além disso, você pode fazer inúmeras fotos de uma só vez, até encontrar a melhor!

4 ideias para tirar fotos com a Gopro - 8

Foto em Stone Town, Zanzibar, enquanto andava pela rua

2. Mostre como é pelo seu ponto de vista

Um ângulo super famoso no mundo da Gopro, esse tipo de foto dá uma visão nova do mundo que você quer mostrar.

4 ideias para tirar fotos com a Gopro - 12

Sentado na praia em Zanzibar, com a Gopro apoiada na barriga

3. Vá sem acessório, mesmo

Tem gente que deixa de usar a Gopro porque não tem acessórios. E acredite: existe uma infinidade deles!

Mas dá pra improvisar e ter resultados muito bons (essa foto abaixo é sem suporte, segurando a câmera na mão, mesmo!)

4 ideias para tirar fotos com a Gopro - 16

Foto POV feita segurando a Gopro com a mão esquerda, em Zanzibar

4. Entenda as funções básicas da sua câmera

Saber quando usar time-lapse, burst ou foto única ajuda demais, principalmente o viajante solo ou quem nunca tem muita ajuda pra tirar foto!

De forma bem resumida:

Escolha foto única para capturas em que você está tirando a foto de alguém, ou acompanhando o clique pelo celular. Assim, você já está enxergando como a foto vai sair e não precisa de várias tentativas.

Time-lapse é indicada para quando você não está vendo pela tela da câmera ou celular e pode fazer várias fotos sem precisar ficar apertando o botão de disparo toda hora (apertou uma vez, faz a pose e aguardar! Vai mexendo se quiser tentar novos ângulos e, quando acabar, pressiona o botão novamente para parar a captura).

Burst: para aquelas cenas de velocidade e ação, quando você vai precisar de uma sequência de fotos ou quando precisa garantir ao menos uma foto boa em movimento. Ela é diferente da time-lapse porque capta fotos em maior velocidade de movimento. O lapso de tempo provavelmente não vai ser tão eficiente e as fotos vão sair borradas.

Texto: Vinícius Marchetti | Fotos: Pelo Mundo a Dois

4 ideias para tirar fotos com a Gopro - 21