Santo Domingo: o que fazer na capital da República Dominicana
Viagem | 26/04/2025
Apesar de basicamente todos os brasileiros conhecerem apenas Punta Cana quando viajam para a República Dominicana, essa ilha no Caribe é muito mais que apenas resorts e praias incríveis!
Claro que os maiores atrativos no país costumam ser mesmo as praias, mas acabamos de voltar do país e, dessa vez, não fomos para nenhuma praia: visitamos a capital Santo Domingo, a ela se mostrou ser uma cidade com muito mais a oferecer do que imaginávamos!
Uma curisiodade legal é: você sabia que Santo Domingo é a cidade fundada por europeus mais antiga das Américas? A primeira cidade do continente fundada por europeus data de 1496 e tem um centro histórico bem legal!
Neste post vou contar mais sobre nossa viagem para a capital Santo Domingo e o que fizemos por lá, pra te ajudar com o seu roteiro!

Ruazinhas da Zona Colonial | Foto: Pelo Mundo a Dois
Como chegar em Santo Domingo
Antes de começar, vale falarmos sobre como chegar em Santo Domingo.
A capital é hoje hub da companhia aérea low cost Arajet, e por isso, 99% dos seus voos com a companhia devem passar por uma conexão na cidade.
Isso facilita bastante para incluir Santo Domingo no seu roteiro e aproveitar essa conexão, fazendo um Stopover e deixando seu roteiro muito mais interessante (sem contar, mais barato).
Quer saber mais sobre passagens baratas e Stopover? Conheça nosso mini-curso de passagens baratas “Busca Implacável”!
Uma hora de aula pra te ensinar tudo, na prática e sem enrolação, como pesquisar passagens baratas, fazer Stopover e montar roteiros melhores e mais baratos, tudo mostrando pra você na tela do nosso computador!
E o bom é que você que está aqui no blog ganha 15% de DESCONTO ao entrar no curso usando o cupom BLOG15!
É só clicar aqui e fazer parte da turma!

Além da Arajet, a Copa Airlines também opera para Santo Domingo e, saindo de São Paulo, seu voo vai passar por uma conexão na Cidade do Panamá (foi com a Copa que viajamos, mas dessa vez não tivemos tempo de férias para fazer um Stopover na cidade).
Emitimos nossas passagens com milhas Azul para voar com a Copa, mas em 2024 fomos para a República Dominicana com a Arajet e a parada foi em Santo Domingo.

Dominicanas dançando no Parque Colón | Foto: Pelo Mundo a Dois
O que fazer em Santo Domingo
E vamos lá, o que afinal tem para fazer em Santo Domingo?
Vou primeiro compartilhar o que incluímos no nosso roteiro e depois compartilho outras dicas do que você pode considerar no seu roteiro.
Primeiro, vale dizer que, pela nossa experiência, 2 dias inteiros na cidades devem ser um tempo legal pra conhecer as principais atrações da cidade e talvez incluir alguma atração mais afastada. Mas claro, isso vai depender do que você gostaria de fazer ou não na cidade.
O que fazer em Santo Domingo?
• Zona Colonial: a parte antiga da cidade, seu centro histórico conta com ruas estreitas e construções coloridas, além de prédios históricos, praças e monumentos. A Zona Colonial é uma boa área para se hospedar e para gastar um tempo caminhando por suas ruazinhas com predinhos coloridos - assim você descobre lugares para comer e beber e vai conhecendo o lugar numa boa.
• Malecón: a grande avenida que vai pela orla do mar, perto da área antiga - começa ali na Zona Colonial, mesmo, a partir do Monumento Frei Antonio of Montesino e continua pela Avenida George Washington.
• Plaza España: um espaço tradicional na cidade e onde ficam alguns restaurantes, além do Alcázar de Colón, antigo palácio e que agora é museu.
• Parque Colón: onde tem vários bares e restaurantes, famílias na praça e um lugar cheio de movimento.
• Hospital San Nicolás de Bari: ruínas do primeiro hospital das Américas, construído no continente pelos colonizadores, de 1503.
• Catedral Primada: a mais antiga catedral das Américas é a Catedral Basílica de Nossa Senhora da Encarnação, também conhecida como Catedral Primada da América.
• Fortaleza Ozama: antiga estrutura militar que colonizadores construíram.

As ruínas do primeiro hospital construído pelos europeus nas Américas | Foto: Pelo Mundo a Dois
Documentação e melhor época para viajar
Brasileiros não precisam de visto para visitar a República Dominicana, apenas de passaporte válido e de comprovante internacional de vacinação de febre amarela.
Além disso, em 2025, para entrar no país é necessário preencher um formulário online e apresentar ou no embarque no Brasil, ou ao chegar no país. Você pode ver o formulário aqui.
Sobre o clima, pensando na República Dominicana como um todo (ou mesmo se você for apenas para Santo Domingo e Punta Cana), a época ideal é a janela entre dezembro (ou novembro) e abril. Essa é a época com menos chances de chuvas, pra você poder aproveitar as praias e andar pela cidade sem maiores problemas.
Só lembrando que essa é a alta temporada, então, se quiser encontrar preços mais baixos, tem que arriscar ir em meses com mais chances de chuva (maio a outubro).
Só lembrando que a temporada de furacões no Caribe é nessa janela de maio a novembro - é comum muitos destinos, como Punta Cana e Cancún, terem preços muito atrativos nessa época, justamente para atrair viajantes durante essa janela (não é provável que aconteça algo, mas se for viajar nessa época, é bom saber).
Seguro Viagem para Santo Domingo
Como qualquer destino internacional, é muito importante você ter seguro viagem para visitar Santo Domingo e a República Dominicana!
Quer pesquisar e fechar um bom seguro viagem, conseguir um desconto, ter um bom atendimento via Whatsapp e ainda ajudar o blog?
Clica aqui e use o Seguros Promo, assim como nós usamos, e pesquisa seu seguro!
E se quiser saber mais alguma coisa sobre Santo Domingo, é só deixar nos comentários!
Texto: Vinicius Marchetti
Comentários
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente