Roteiro em Saint Martin: dicas para a sua viagem

Viagem | 29/04/2025

Você talvez já tenha ouvido falar sobre Saint Martin (ou St Martin, St Maarten, Saint Maatern, Sint Maarten ou mesmo São Martinho, todos nomes que você encontra pela internet para a mesma ilha no Caribe), talvez não.


Mas o fato é que a ilha é um dos destinos mais famosos do Caribe e, além das praias incríveis, talvez você conheça a ilha por causa do aeroporto famoso (o que está na foto abaixo), localizado na praia de Maho Beach.


Viajamos para St Martin este ano (em abril de 2025) e pudemos conhecer um pouco mais deste destino que deixa tanta gente curiosa, e neste post, você vai encontrar detalhes do nosso roteiro - ilhas que visitamos, o que fizemos por lá e outras dicas para o seu roteiro.

Um pouco mais sobre St Martin

Saint Martin (ou Sint Maarten) é uma ilha que faz parte das Antilhas e é dividida em duas partes: uma parte francesa e outra, holandesa.


E justamente por isso é que a ilha tem “dois nomes”: Saint Martin é o nome do lado francês, e Sint Maarten é o nome do lado holandês. Inclusive, uma curiosidade sobre Saint Martin é que é um dos países com mais grafias diferentes pelo mundo (é só procurar na internet que você vai encontrar o nome da ilha escrito cada hora de um jeito).


O lado holandês (Sint Maarten) é um país independente, e assim como Aruba e Curaçao, faz parte do Reino dos Países Baixos, juntamente com a Holanda.


Já o lado francês é um território ultramarino da França. Isso significa que, se você viajar para Saint Martin, estará visitando a França e não outro país! Ah, e outra curiosidade: a ilha é a menor porção de terra do mundo compartilhado por dois países!


No entanto, por mais que haja essa divisão, a fronteira entre os dois lados é meramente simbólico, pois não há paradas e nem imigração, somente uma placa e bandeiras marcam a fronteira entre Holanda e França na ilha!


O que lemos em todos os lugares (e que vimos na prática) é que o lado francês é mais calmo e as praias mais vazias, onde você encontra mais lugares para comer. Já o lado holandês é onde ficam as praias e pontos turísticos mais famosos.

Roteiro em Saint Martin: dicas para a sua viagem - 3

Orient Bay Beach, em Saint Martin | Foto: Pelo Mundo a Dois

O que fazer em Saint Martin

A ilha de Saint Martin tem em torno de 37 praias e, basicamente, é isso que você tem pra fazer na ilha: conhecer as praias e relaxar!


Claro que existem alguns passeios ou tours para ilhas próximas, mas ir para Saint Martin significa, basicamente, pegar uma praia!

As praias de Saint Martin estão em ambos os lados da ilha (holandês e francês), e no nosso roteiro tentamos priorizar as que pesquisamos antes da viagem e achamos mais interessantes.


Como ficamos entre 5 e 6 dias na ilha, pudemos até retornar às praias que mais gostamos!


Vou listar aqui as praias que visitamos para você considerar colocar no seu roteiro por Saint Martin:

Lista de praias do lado francês

Grand Case Beach

Localizada no lado francês, foi a primeira praia que visitamos na ilha e uma das que mais gostamos! Ela tem boa estrutura, é movimentada mas não chega a ser cheia, e é muito linda!

Além disso, ela fica localizada na região de mesmo nome, numa área cheia de restaurantes, bares e beach clubs

E tem mais um atrativo ali: o aeroporto de Grande Case fica pertinho e, mesmo não sendo o maior e mais famoso (o aeroporto famoso fica em Maho Beach), tem vários voos ao longo do dia e você consegue ver os aviões pousando ao longo do dia!

Friar's Bay Beach

A praia de Friar’s Bay também fica no lado francês, a alguns minutos de carro da praia de Grand Case.

Ela é uma praia bem pequena, mas também possui boa estrutura com estacionamento fácil e alguns bares na praia, onde é possível inclusive alugar cadeiras.

Anse Marcel Beach

A praia de Anse Marsel, também do lado francês, fica mais para o nordeste da ilha, fica numa área com hotéis maiores e com boa estrutura, inclusive estacionamento.

É uma das poucas praias com o mar mais calmo em Saint Martin, com poucas ondas e ideal para crianças.

No caminho para Anse Marcel você passa por um shopping (que mais se parece um grande centro comercial a céu aberto) e um grande supermercado chamado Super U (uma rede com algumas unidades na ilha).

Roteiro em Saint Martin: dicas para a sua viagem - 10

Nathara na praia Baie Rouge (Red Bay) | Foto: Pelo Mundo a Dois

Orient Bay

Uma das principais praias do lado francês, Orient Bay é uma extensa praia com muitos bares e restaurantes, além de lugares para se alugar espreguiçadeiras.

Venta bastante nessa praia e é por isso que tem muita gente praticando kitesurfe. Assim como basicamente em todas as praias da ilha (especialmente do lado francês), é normal ver muita gente de topless nessa praia - aliás, o lado direito dessa praia é praia nudista.

Baie Rouge (Red Bay)

Essa praia também não possui estrutura de bares ou beach clubs, mas é muito linda e bem tranquila, com poucos banhistas.

Possui estacionamento bem na entrada da praia, que tem acesso por uma pequena escadinha.

Roteiro em Saint Martin: dicas para a sua viagem - 14
Roteiro em Saint Martin: dicas para a sua viagem - 15

Entrada para a praia Long Bay e a Long Bay vazia | Foto: Pelo Mundo a Dois

Baie Longue (Long Bay)

Essa é a clássica “Praia Grande” que encontramos em tantos destinos ao redor do mundo! E não se engane: “Praia Grande” porque a praia é super extensa, e por incrível que pareça, parece uma praia fantasma!

A Long Bay é bem vazia, linda demais e um lugar bem gostoso para relaxar! Gostamos tanto dela que fomos duas vezes!

A praia fica numa área reservada de um bairro / condomínio privado no lado francês, mas a praia é pública e tem até local para estacionar.


Além disso, ela é onde fica o hotel La Samana, um hotel 5 estrelas da rede Belmond - curiosamente, na Long Bay o hotel é a única estrutura, não tem bar nem nada por ali.

Para chegar na praia, é preciso entrar no condomínio (Les Terres Basses) e dirigir até a pequena entrada que dá na areia.



Lista de praias do lado holandês

Maho Beach

Aqui na lista de praias do lado holandês, começo com a mais famosa praia da ilha de Saint Martin (e talvez uma das praias mais famosas da internet): a praia de Maho Beach, onde fica o aeroporto Princesa Juliana!

A praia de Maho é bem pequena e não é a mais bonita, porque fica muito próxima da rua e bem lotada, mas o mar é incrível e, claro, ver os aviões decolando e pousando ali é muito legal!

Nessa área ficam alguns bons hotéis e tem vários bares, restaurantes e comércio por ali! É um lugar bom pra se hospedar, caso você prefira mais agito.

Roteiro em Saint Martin: dicas para a sua viagem - 20

Nathara na praia de Mullet Bay | Foto: Pelo Mundo a Dois

Mullet Bay

Mullet Bay é uma grande praia no lado holandês da ilha, com estacionamento e boa estrutura de bares, além de ser muito bonita!! Foi uma das nossas praias preferidas justamente por sua beleza e mar incrível!

Ela fica bem perto da Maho Beach e logo atrás de um campo de golfe, bem fácil de encontrar - vale a visita!

Cupecoy Beach

Cupecoy é uma praia pequena e a sua faixa de areia fica próxima à uma grande encosta. Chegamos na praia pela entrada do bar Dany’s Bar, mas acabamos não ficando por ali - tiramos umas fotos e fomos para uma praia um pouco mais confortável.

O lugar é lindo, acho que vale a pena dar uma passada, pelo menos. Ah, essa é mais uma praia abertamente nudista (ou naturista).

Ao entrar ali no Dany’s Bar, você pode estacionar o carro e caminhar até encontrar algumas escadarias que descem até a faixa de areia.

Simpson Bay

Simpson Bay é uma praia que lemos bastante a respeito, e acabamos dando uma passada nela pra ver como era, mas não amamos.

Entramos por ela dando a volta no aeroporto Princesa Juliana, passando por dentro de um bairro / condomínio, onde tinha um pequeno bar e beach club. Bem tranquilo, não havia quase ninguém por ali e, apesar de ser bem perto do aeroporto e do movimento de Maho Beach, é mais uma praia da ilha que você quase vê ninguém.


Onde se hospedar em St Martin

Na nossa opinião, tem quatro principais localizações pra se hospedar na ilha: Marigot, a capital do lado francês, Philipsburg, a capital do lado holandês, ali em Maho Beach e em Grand Case.

Nós ficamos em Grand Case e achamos excelente: os preços estavam mais acessíveis, tinha bastante coisa pra fazer à noite, a praia era bem bonita, não era lotada e com estrutura e fácil acesso.


Maho Beach tem mais opções de hospedagens tradicionais e resorts, além de ter comércio e coisas pra fazer de noite e ser colada com o principal ponto turístico da ilha, o aeroporto Princesa Juliana.

Marigot e Philipsburg são opções que eu deixaria por último, porque as praias não são tão próximas e têm uma cara mais de cidade, não tanto de praia, apesar de serem bonitas.

Roteiro em Saint Martin: dicas para a sua viagem - 26

A famosa praia de Maho Beach com um avião pousando | Foto: Pelo Mundo a Dois

O que saber antes de ir para Saint Martin

A moeda oficial em Saint Martin é o euro. Já no lado holandês, é o dólar ou florim, mas de verdade, em ambos os lados tanto dólar quanto euro são aceitos normalmente. O que você vai ver é que, em muitos lugares, é normal você encontrar uma certa paridade entre as moedas (1 USD =1 EUR).

Se estiver com dúvidas, leve 100 USD e 100EUR em espécie, e carregue o restante do seu dinheiro em cartões de viagem internacional como Wise ou Nomad, pois eles são aceitos normalmente e, caso seja necessário, você pode sacar dinheiro em algum caixa eletrônica na ilha.


Brasileiros não precisam de visto para entrar em Saint Martin, apenas passaporte válido. Tem um formulário online a ser preenchido antes da chegada à ilha, e apesar de não terem conferido, sempre bom chegar com isso pronto. Você pode conferir o link do formulário aqui.


As tomadas em Saint Martin são do tipo E (compatível com a nossa tomada de 2 pinos redondos do Brasil), mas sempre vale você levar um adaptador para usar as tomadas sem problemas.

Dá pra viajar o ano todo para Saint Martin, mas a melhor época (tempo com menos chances de chuvas ou tempo fechado) é entre dezembro e abril. Nós fomos em abril de 2025 e o tempo foi muito bom 9alguns dias pegamos umas nuvens, mas passageiro).


Lembrando que a ilha está nas rotas de furacões do Caribe e, de junho a novembro, é a época que pode acontecer o fenômeno - pra quem não sabe ou não se lembra, o furacão Irma passou pela ilha em 2017 e deixou um rastro de destruição (foi relatado que em torno de 70% da ilha foi devastada).

Como chegar em Saint Martin? Bom, saindo do Brasil, o voo mais fácil é com a Copa Airlines - não tem voo direto pra ilha, então, no caso da Copa, você vai ter uma parada na Cidade do Panamá.

Nós viajamos com milhas Azul voando com a Copa, gastando menos de R$ 400 por pessoa (ida e volta) pra isso!

__________________________________________________________________________________________________________________________________________
Se quiser aprender mais sobre milhas e saber como viajamos assim pelo mundo, entre na Comunidade Sem Escalas (Light) e aprenda a juntar milhas de verdade! Clique aqui e conheça a Comunidade Light!
__________________________________________________________________________________________________________________________________________



Já em Saint Martin, como a ilha tem muitas praias e é relativamente grande, você precisa alugar um carro caso queira aproveitar melhor a ilha.

Se há transporte público na ilha, não vimos nada durante nossa estadia, e se você for usar taxi, vai gastar uma vida. Não tem Uber em Saint Martin.

E é isso, galera! Se quiser mais de St Martin ou se ficou com alguma dúvida, é só deixar aqui nos comentários!




Texto: Vinicius Marchetti

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail