O que fazer em San Juan, a capital de Porto Rico
Viagem | 06/07/2025
A capital de Porto Rico, San Juan, é um dos destinos mais surpreendentes do Caribe.
Muita gente pensa em Caribe e logo imagina praias paradisíacas e resorts all-inclusive em algumas ilhas — o que San Juan até tem, mas vai muito além disso!
A cidade mistura história colonial, vida noturna animada, gastronomia incrível, cultura e uma energia difícil de explicar! E o melhor: por ser um território dos Estados Unidos, Porto Rico é super acessível com voos saindo dos EUA continentais, o que facilita bastante se você estiver planejando uma viagem combinada com Miami, Nova York ou Orlando, por exemplo.
Neste post você vai encontrar tudo sobre as principais atrações da ilha, pra te ajudar a saber o que fazer em San Juan na sua viagem!

Ruas da Old San Juan | Foto: Pelo Mundo a Dois
Quando ir a San Juan, em Porto Rico
San Juan tem clima quente o ano todo, o que é perfeito para quem tá organizando a viagem, mas é bom ficar atento a dois pontos importantes:
- Alta temporada: de dezembro a abril, quando o clima está mais seco e fresco. É quando a cidade recebe mais turistas dos EUA e Europa. Os preços sobem um pouco, então se puder evitar, tenha isso em mente. Até porque, como a moeda lá é o dólar, você já sabe que os preços não são exatamente baratos!
- Temporada de furacões: vai de junho a novembro. Não significa que você vai pegar furacão, mas pode ter mais chuvas e clima mais instável. Ainda assim, muitos viajantes visitam nesse período e aproveitam — inclusive com preços bem mais baixos.
Se puder escolher, vá entre março e maio, quando o clima ainda está bom e a cidade não está tão cheia quanto no auge da alta temporada.
O que fazer em San Juan
Agora sim, vamos ao que interessa: o que fazer em San Juan, Porto Rico?
A cidade é cheia de atrações e, por ser relativamente compacta, dá pra conhecer bastante coisa a pé (especialmente em Old San Juan, o centrinho antigo da cidade).
O que achamos que você deve considerar conhecer:
Old San Juan - Cidade Antiga e Centro Histórico
É o coração histórico da cidade, com suas ruas de paralelepípedos, casinhas coloridas e muita história. Caminhar por Old San Juan é parte do passeio - se você for como a gente, que ama conhecer os destinos a pé, vai curtir demais andar por essa parte da cidade!
Reserve pelo menos um dia só pra se perder por ali, entrar nas lojinhas, tomar um café e tirar fotos, além de ter possibilidade de descobrir muitos bares e restaurantes na região (tem vários por ali).
Dica: vá com um calçado confortável, pois as ruas são irregulares, tem bastante subida e você vai andar bastante!
Castillo San Felipe del Morro
Também conhecido como El Morro, é uma fortaleza construída no século XVI para proteger a cidade de invasões.
Fica na pontinha final de Old San Juan e tem uma vista linda para o mar. Você pode visitar por dentro (entrada paga) e conhecer os túneis, as muralhas e as áreas estratégicas de defesa.
De novo: vá com calçados confortáveis para caminhar, leve água e protetor solar, porque faz calor na cidade, e aproveite o gramado em frente ao castelo — um ótimo lugar para descansar com a brisa caribenha.
Castillo de San Cristóbal
Outro forte histórico, que complementa a proteção da cidade. Ele é maior e mais complexo do que El Morro, e rende fotos lindas da cidade antiga.
Caso você tenha pouco tempo, priorize El Morro. Mas se estiver com tempo de sobra, vale visitar os dois! Fica bem no início da Old San Juan, de frente pra Plaza Colón.


Calle Fortaleza (La Fortaleza e Umbrella Street)
Uma das ruas (e regiões) mais famosas de San Juan!
É lá que ficavam os famosos guarda-chuvas coloridos pendurados no alto da rua, que rendem belas fotos, mas que vira-e-mexe mudam (já teve um bandeirão gigante pendurado, bandeirolas, os guarda-chuvas). Quando fomos, não havia nada, somente luzinhas penduradas.
Com ou sem guarda-chuvas pendurados, essa área é bem bonita, cheia de lojas, cafés e lojinhas de artesanato.
No final da rua fica o Palácio de Santa Catalina, ou La Fortaleza, a residência oficial do governador. Também foi uma fortaleza construída para proteção da cidade, em 1540, e hoje é sede do governo da ilha.
Bares e Restaurantes
La Factoría é o bar mais famoso de San Juan e já foi considerado um dos 50 melhores bares do mundo!
Fica escondidinho numa esquina em Old San Juan e tem vários ambientes internos com música ao vivo e ótimos coquetéis (não deixe de provar o famoso Lavender Mule ou outro chamado Champeta).
Escondido porque, olhando de fora, não parece nada mais que um boteco velho, sem logo ou placas na frente e que conserva um ar rústico.
Mesmo que você não seja fã de drinks, o lugar vale a visita pela vibe e pela música. Chegue cedo, porque lota! Mas se chegar e estiver lotado, espero um pouco no balcão - fomos duas vezes ali e muita gente costuma entrar, tomar um drink e ir embora!
Ah, claro, estando em Porto Rico, você não pode deixar de provar uma Piña Colada, drink original da ilha!! Não importa onde, vale a pena provar!!!
Agora, se você quiser provar a culinária porto-riquenha, o restaurante Raíces é super tradicional e turístico, e com comida deliciosa! O ambiente tem decoração típica e os garçons vestem roupas folclóricas. Peça o mofongo, prato típico do país e que é feito com banana-da-terra amassada.
Se preferir algo mais moderno, procure o Vaca Brava, que também tem pratos locais mas é mais moderno, um restaurante bar bem movimentado - esse nós visitamos e gostamos bastante!
Outro lugar que recomendamos é o El Jibarito! Comemos lá e achamos muito boa a comida - bem servida e com preços bons, também tem cara de restaurante familiar e bem local!
Praia de Condado
Se você quiser praia, o bairro de Condado é uma boa opção para visitar e se hospedar.
Lembra bastante uma mistura de Copacabana com Miami: calçadão, hotéis altos, água azul-turquesa e muitos bares - tudo muito compara o viajante, apesar de ser um bairro um pouco afastado do centro histórico.
A praia não é um espetáculo, se comparada à outras praias famosas do Caribe, mas é bem bonita e super movimentada!
É uma das regiões mais procuradas para hospedagem (foi onde nos hospedamos) e é uma boa ideia, caso você não encontre nada no centro histórico (que ainda achamos a melhor opção na cidade).

Fim de tarde na praia do Condado | Foto: Pelo Mundo a Dois
Como incluir San Juan no seu roteiro
E uma coisa boa de San Juan (e Porto Rico) é que é uma cidade que você incluir no seu roteiro não como destino principal, mas como um “coringa” na sua viagem - seja para aproximar dois destinos no Caribe que normalmente não se conectam, ou mesmo para emendar em uma viagem aos Estados Unidos!
No nosso caso, usamos como uma forma de coringa e para enriquecer nosso roteiro: fomos para o Caribe indo de São Paulo para Santo Domingo, na República Dominicana, e passamos por Saint Martin, Anguilla, Saint Barth e depois, San Juan, para dali voltar para o Brasil.
E por que fizemos isso?
Primeiro, porque o voo mais barato de Saint Martin era para San Juan, e não Santo Domingo (por onde havíamos chegado no Caribe), ou seja, nosso roteiro já seria mais interessante, sem contar que a gente não precisaria passar por Santo Domingo de novo só para ter que pegar o voo de volta.
E segundo, que para voltar de Porto Rico ou da República Dominicana era a mesma quantidade de milhas! Ou seja: roteiro melhor e pelo mesmo valor)
Esse é o poder das milhas e de conhecer sobre passagens aéreas!
Legal essa ideia, não é?
Se você curtiu as dicas, se ficou com alguma dúvida sobre San Juan ou quer saber como viajar pra lá usando milhas, comenta aqui que a gente responde!
E se quiser saber mais sobre como viajar usando milhas, nós podemos ajudar!!!
Como viajamos todos os anos usando milhas (e só por isso que conseguimos viajar tanto, afinal, a economia com passagens é imensa e conseguir poupar com isso ajuda demais!), criamos um treinamento focado em milhas, que vai te ensinar a acumular milhas como ninguém!


Bar La Factoría | Foto: Pelo Mundo a Dois
San Juan é uma daquelas cidades que surpreende, porque, em geral, parece ser uma cidade que as pessoas visitam pra dar um “check”, ou passam por lá para sair em algum cruzeiro ou como parte do roteiro de um cruzeiro, mas se mostrou muito melhor do que esperávamos!
A mistura de praia, e cultura caribenha com influências espanholas e americanas faz dela um destino único, cheio de cor, sabor, história e música, e posso dizer que nos surpreendeu bastante! A gente teria ficado mais, se nosso voo não tivesse sofrido alteração e nos feito perder um dia lá!
Principalmente pensando na cidade antiga, dá pra gastar umas horas (ou dias) explorando suas ruas, vários bares e restaurantes, andando pelas ruas das praias, e curtir aquela vibe que é bem típica do Caribe, mas em uma grande cidade!
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
Se quiser aprender mais sobre milhas e saber como viajamos assim pelo mundo, entre na Comunidade Sem Escalas (Light) e aprenda a juntar milhas de verdade!
Clique aqui e conheça a Comunidade Light!
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
Texto: Vinicius Marchetti
Comentários
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente