capa do post

O que é Turismo Sustentável e como praticá-lo

Blog | 1 | 2 | 26/01/2021

O que é Turismo Sustentável e como praticá-lo - 1

Você já parou pra pensar a respeito do que seria turismo sustentável? Deve ser cuidar da natureza, jogar lixo no lixo e não desperdiçar durante sua viagem, certo?

É, pode ser isso. Mas não deveria ser só isso.

Mais do que um termo da moda, ser “sustentável” é um pensamento que veio pra ficar. E não é só no turismo - todos os dias, cada vez mais empresas adotam atitudes sustentáveis nos negócios, e não podia ser diferente no turismo, um setor que já representa em torno de 10% do PIB mundial, segundo pesquisa do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (World Travel & Tourism Council, WTTC - dados de 2019).

Mas o que será que significa turismo sustentável?

Um grande aprendizado que tive é que o turismo sustentável é mais do que apenas os impactos no meio ambiente, e está relacionado também à cultura e à economia dos lugares. Tem a ver com justiça social, com a manutenção da integridade cultural e ecológica dos sistemas envolvidos.

Em outras palavras: o turismo, enquanto atividade econômica, deve ser baseado no desenvolvimento sustentável, ser eficiente e dar retorno para quem trabalha no setor, de modo que a atividade turística seja viável a longo prazo, considerando os aspectos ambiental, financeiro e cultural.

Isso porque o turismo impacta não apenas a economia, mas a cultura e o meio ambiente em que está inserido.


Quer um exemplo? Festas e raves que acontecem em praias em alguns lugares do mundo, como Brasil e Tailândia, atraem muitos turistas, gerando emprego e movimentando a economia.

Mas também afetam fortemente a cultura local, com moradores adaptando suas atividades e costumes aos dos visitantes. Sem mencionar o impacto negativo na natureza, com grande quantidade de lixo gerado e descartado incorretamente e com a exploração indevida da natureza.

Muitas vezes, esse fluxo de turistas para algumas regiões é tão intenso, que as soluções encontradas para viabilizar tudo isso são precárias, resultando em destruição ambiental, exploração de mão de obra e gentrificação, o que inviabiliza o turismo numa visão de longo prazo.

Nós dificilmente paramos pra pensar a respeito, mas onde será que todo o lixo gerado pelos grandes resorts nas Ilhas Maldivas, destino tão sonhado por viajantes do mundo todo, vai parar?

Ou como está a situação das praias e vilas onde ocorrem as famosas festas da Full Moon Party?

Ou então, qual será o impacto de sempre nos hospedarmos em grandes redes hoteleiras que costumam empregar apenas estrangeiros, ao invés de apoiarmos pequenos negócios locais nas comunidades que visitamos?

O que é Turismo Sustentável e como praticá-lo - 5

6 atitudes que podemos adotar para o turismo sustentável

Imaginar como impactamos os lugares que visitamos em nossas viagens tem cada vez mais mexido comigo, turista e amante de viagens.

Mas sempre rola aquele pensamento: “O que eu posso fazer pra ajudar? As coisas são assim, o que vai mudar se eu fizer algo diferente?”.

Tendo em mente que o turismo sustentável é aquele em que há um equilíbrio entre as necessidades dos visitantes e da sociedade anfitriã, sem deixar de lado os impactos na natureza, podemos começar com atitudes positivas e que podem gerar mudanças, mesmo que pequenas.

Apoiar o uso de serviços responsáveis


Hotéis e pousadas com práticas sustentáveis, com economia de recursos hídricos, ou que evitam o uso de plásticos descartáveis e apoiam comunidades locais, são bem comuns. Vale a pena tentar valorizar essas práticas e se hospedar em lugares assim.

Também é possível saber se as empresas que você vai contratar em passeios ou traslados, bem como os locais de hospedagem, empregam e apoiam moradores da região. Isso é importante para saber qual o verdadeiro impacto e legado dessas empresas para aquele povo.

Evitar o desperdício


A maioria de nós está em férias quando viaja, e é normal pensarmos que estamos em uma situação em que podemos esbanjar. Afinal, estamos pagando pelo serviço e estamos ali para descansar, espairecer. É só por um momento, não é algo rotineiro.

Mas pequenas atitudes, como evitar banhos super longos (isso vale pra quando estamos em casa também, né?), não pedir toalhas limpas todos os dias, não exagerar no uso de guardanapos nos restaurantes e tentar não desperdiçar comida, já são simples e suficientes para fazer a diferença.

Imagina se todos adotassem comportamentos assim?

O que é Turismo Sustentável e como praticá-lo - 10

Conhecer e respeitar os costumes da comunidade anfitriã

Para evitar constranger ou desrespeitar as pessoas de outra cultura, leia e conheça um pouco antes de viajar. Valorizar as pessoas e seus costumes é um gesto de respeito e um dever nosso, turistas.

Apoiar as comunidades e negócios locais

Desde uma estadia em uma pousada local, até a compra do souvenir em um lojinha pequena da cidade, são maneiras de valorizar a cultura do lugar e apoiar as pessoas. Se sempre escolhermos as grandes marcas de hotéis e lojas, qual o nosso real impacto naquelas comunidades?

Refletir a respeito de atividades que envolvam animais

Hoje temos acesso à muita informação para pesquisarmos melhor sobre zoológicos e passeios com animais.

Temos que ficar atentos: passeios de cavalos, santuários de elefantes, tigres e tanta coisa que existe mundo afora, podem ser situações de exploração animal disfarçadas.

Tento evitar ao máximo este tipo de coisa sempre repenso algumas atividades que fiz no passado envolvendo animais.

De fato, a partir do momento que você começa a ler e pensar a respeito, fica um pouco mais fácil perceber como este tipo de turismo pode ser brutal e maldoso.

Levar de volta o que é seu

As pessoas têm uma séria dificuldade em como tratar o próprio lixo, e este talvez seja o maior exemplo de como podemos ter um impacto positivo na natureza e, por consequência, na sociedade: se você não encontrar um lugar para descartar seu lixo, leve-o de volta com você e jogue tudo fora em um local apropriado.

Ninguém quer ver aquela foto linda do mar turquesa cheio de garrafas plásticas boiando e nem bitucas de cigarro na areia, quer?

Então, uma ótima iniciativa é não jogar o lixo em qualquer lugar nas suas viagens, trilhas e passeios (outra atitude que serve para todas as situações, não apenas nas viagens, certo?).

O que é Turismo Sustentável e como praticá-lo - 15

Voltando à pergunta: o que fazer para ajudar?

O turismo sustentável deve ser aquele que nos faz respeitar a cultura, o meio ambiente e as pessoas do destino que estamos conhecendo. E não se engane pensando que isso significa uma viagem mais cara ou entediante.

Criar essa consciência ajuda a tornar o turismo e o mundo melhores, e vão contribuir para que as culturas e costumes tão diversos, pessoas e belezas tão diferentes, continuem existindo.

Devemos tomar pequenas atitudes para que nosso uso da natureza possa ser mais colaborativo, não destrutivo.

Aproveitando, deixo aqui algumas recomendações de leitura sobre este tema! Vão dar uma luz para quem quiser se aprofundar no assunto e ter mais ideias que podem contribuir para o turismo sustentável!

A primeira é uma matéria curtinha e super legal que a Amanda Noventa (Instagram: @amandanoventa) escreveu no Estadão (o link aqui) e que vale muito a leitura!

Também sugiro uma visita ao site Viajar Verde (link aqui) que tem também um post sobre isso.

Por último, duas reportagens sobre como o turismo pode afetar a região e a população - a primeira, é uma leitura bem interessante que saiu na Ecoa, sobre a cidade de Brotas e o ecoturismo (o link você encontra aqui). Aliás, este é um ótimo exemplo sobre como o pensamento sustentável pode contribuir para a economia e gerar empregos - um equilíbrio entre lucro e sustentabilidade.

A segunda é sobre o turismo nas Maldivas e o livro da jornalista Francesca Borri, disponível neste link do Uol.

O livro você encontra na Amazon clicando aqui!

Texto: Vinícius Marchetti | Fotos: Pelo Mundo a Dois

O que é Turismo Sustentável e como praticá-lo - 19

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Vinicius

Vinicius

Gostamos bastante do post!!

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Jaqueline

Jaqueline

Belo texto! Amo o tema

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail