capa do post

Como organizar a viagem: 3 passos para o seu planejamento

Viagem | 2 | 01/06/2021

As férias estão chegando, ou você acabou de programar as férias no seu emprego: um dos melhores momentos para quem trabalha, não é? É tão bom quanto receber o salário!

E tem jeito melhor de gastar seu dinheiro do que com uma experiência de vida que é viajar?

Eu, Vinícius, acredito que viajar é uma dessas poucas coisas na vida realmente importantes, e não pela curtição em si, mas por tudo que você ganha ao viajar: são experiências novas, pessoas que você conhece pelo caminho, costumes e culturas diferentes que você vivenciar, eventos e acontecimentos fora da sua realidade… é tanta coisa diferente com que você se depara, que isso te marca de alguma maneira.

Acho mesmo que viajar, independentemente do seu estilo de viagem, pode mudar nossas vidas!

E tenho certeza que planejar a viagem é muito importante, principalmente se você não é um nômade digital (aqui tem um texto muito bacana no blog do Matheus de Souza sobre nomadismo digital) ou se tem poucas oportunidades para viajar, na maioria das vezes sendo durante as férias, pois qualquer problema ou imprevisto podem acabar arruinando a viagem.

Quando se tem pouco tempo para aproveitar a viagem, a margem para erros de planejamento diminui. Se deixou para conhecer algum lugar no último dia de viagem, mas dá com a cara na porta e encontra o lugar fechado, você perdeu a chance de fazer aquele passeio.

Já pensou perder de conhecer algum lugar só porque você esqueceu de conferir os horários de funcionamento?

Por mais besta que possa parecer, todos nós acabamos fazendo alguma besteira assim em algum momento da viagem. Algumas vezes são tantas coisas para organizar, que nós simplesmente vamos na base do impulso e torcemos para dar certo.

Então, para que deixar para a sorte? Talvez seja melhor bolar alguma maneira para se organizar e diminuir a chance de estragar algo nas férias, e é sobre isso que vou falar hoje: como organizar a sua viagem!

Como organizar a viagem: 3 passos para o seu planejamento - 3

Foto: Pelo Mundo a Dois

Primeiros passos para organizar sua viagem

Eu sei que nem sempre é legal e muita gente detesta organizar a viagem; muitas pessoas curtem mesmo aquela agitação quando compramos uma passagem, aquele calor e animação do momento! Mas depois, para começar a se programar, ficam desanimadas!

Este texto tem 3 dicas básicas e essenciais para você que precisa de uma mãozinha na hora de se organizar e fazer tudo o que precisa para a viagem dar certo, mesmo com imprevistos!

Geralmente, a primeira coisa que definimos é o destino. Seja comprando uma passagem em promoção, seja com um destino que você já está com vontade de conhecer há muito tempo, essa é a primeira coisa que fazemos.

Mas e aí, como saber o que você quer conhecer e qual a melhor maneira de organizar isso? Como se preparar para não perder nada do que deseja fazer?

Passo 1: liste tudo que planeja conhecer

A ideia é ter tudo listado e visível! Você precisa ter fácil na cabeça tudo que pode ou quer conhecer no seu destino.

Apesar de ser uma dica básica, é muito comum as pessoas deixarem passeios e lugares de fora do roteiro simplesmente por não ter se programado, mesmo com tempo disponível na viagem.

Então, a dica é que você faça uma lista completa, mesmo que não tenha tempo ou vontade para conhecer tudo.


Passo 2: priorize e complete as informações

Com tudo listado, você pode começar a marcar os lugares que quer conhecer, ou seja, marcar suas prioridades na viagem.

É normal a gente tentar espremer tudo no nosso itinerário, mas é fato: você dificilmente poderá conhecer todos os lugares e fazer todos os passeios.

A não ser que você seja um nômade digital ou adepto do slow travel… aí o negócio muda!

Mas, se assim como a maioria dos turistas, você está de férias, é importante que você defina suas prioridades e busque as informações complementares para sua viagem, como horários e dias de funcionamento, localização, pontos de atenção, preços de ingressos, etc.

Com tudo isso em mãos, sugiro que você tente organizar seus dias de viagem ordenando os passeios por proximidade, ou seja, tentando conhecer os lugares próximos entre si nos mesmos dias, evitando muito deslocamento e gastos desnecessários.

Outra forma de se planejar é ordenar os dias de viagem considerando também os custos. Por exemplo, algumas atrações costumam ter dias com ingressos mais baratos ou até mesmo de graça, e você pode optar por conhecê-los nestes dias, organizando os demais dias por proximidade.

Passo 3: compre os ingressos (ou se organize para comprá-los)

Quando for mais atrativo ou recomendável, compre seus passeios e ingressos antes da viagem.

Por exemplo, em situações em que os ingressos podem se esgotar, ou quando for melhor usar o cartão de crédito ao invés de dinheiro em espécie, melhor comprar de forma antecipada!

Isso se aplica à passagens aéreas, estadias, traslados, aluguel de carro ou passeios.

Agora, se você não vê risco de complicar a sua viagem, não quer pagar IOF em transações com cartão de crédito ou prefere levar dinheiro vivo na viagem, pode deixar para comprar as coisas no destino.

Eu gosto bastante da ideia de organizar tudo e priorizar os itens - em todas as viagens que fiz, as que tiveram menos imprevistos (ou nenhum) foram as que eu havia feito algum tipo de planejamento neste sentido.

Nem sempre será possível comprar passeios antecipadamente, assim como muitas vezes você não poderá conhecer tudo o que deseja na viagem.

Mas o objetivo dessa organização toda é que você não deixe de fazer algo só porque não pesquisou ou se preparou para a viagem, ou pior, porque você nem sabia de determinada atração.

Além disso, é também para ajudar a economizar um pouco e colaborar para você fazer uma gestão melhor do seu dinheiro durante a viagem.

Espera aí, ainda não acabou…

Falo deste tipo de organização de forma bem mais detalhada e com mais exemplos no livro que vou lançar no segundo semestre de 2021.

Nele vou abordar muito mais do que estes passos iniciais! Se você precisa de alguma ajuda para organizar suas viagens, se gosta do assunto, ou mesmo se está ansioso para começar a organizar uma viagem assim que sairmos da pandemia, o livro vai ser incrível e é para você!!!

Muitas dicas, muitas ideias e macetes, além de aplicativos, sites, links e esquemas para você preparar sua viagem sem ter que ficar caçando várias dicas no Instagram ou garimpando posts em inúmeros blogs: tudo certinho e separado para você ter as informações em um só lugar!

O livro é fácil e prático! Sem enrolação, sem firulas!

Então, para saber quando vai ser o lançamento e como ter o livro, se inscreve aqui no site! É só clicar no botão abaixo e deixar seu nome e e-mail!

Muito obrigado!

Texto: Vinícius Marchetti

Como organizar a viagem: 3 passos para o seu planejamento - 11

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail