Ponte Tibetana em Andorra

Viagem | 22/01/2025

Quando a gente começou a pesquisar sobre o que fazer em Andorra, esse pequeno país no meio dos Pirineus, a cadeia montanhosa entre França e Espanha, a Ponte Tibetana foi um dos primeiros lugares que vimos.

A paisagem pelas fotos era linda, e parecia ser um passeio legal, barato e fácil de organizar - e neste post você vai encontrar tudo sobre como foi conhecer a Ponte Tibetana, um dos pontos mais conhecidos deste pequeno país europeu!

Ponte Tibetana em Andorra - 2
Ponte Tibetana em Andorra - 3

Depois de atravessar a Ponte Tibetana | Foto: Pelo Mundo a Dois

O que é a Ponte Tibetana em Andorra

A Ponte TIbetana de Canillo (ou Pont Tibetà) fica no Vall del Riu, na paróquia (ou província) de Canillo, e fica a uns 30 minutos da capital de Andorra.

A ponte tem 603 metros de comprimento, tem 158 metros de altura sobre o Valle del Riu e aguenta 600 pessoas de uma vez na travessia! A vista do lugar é linda, e venta bastante no meio da ponte, então ela acaba balançando um pouco e te deixa com um leve medo!

Além da ponte, no mesmo local fica o Mirante Roc Del Quer, e dependendo do ingresso que você comprar, dá pra visitar os dois de uma vez!


A ponte é uma das mais longas do seu tipo no mundo (a segunda mais longa, precisamente) e apesar de ter 158 metros de altura sobre o Vale do Rio, está localizada oficialmente a 1.875 metros de altitude.

Já o Mirante Roc Del Quer é uma espécie de deck suspenso na beira da montanha, com a escultura de um homem sentado bem na ponta e que oferece uma vista incrível do alto de Canillo!

Ponte Tibetana em Andorra - 6
Ponte Tibetana em Andorra - 7

Detalhe da escultura do mirante e a Ponte Tibetana | Foto: Pelo Mundo a Dois

Como chegar na Ponte Tibetana

Para ir para a Ponte Tibetana saindo da capital Andorra la Vella é bem tranquilo!

Dá pra chegar lá de carro ou ônibus, e nós fomos de ônibus porque era mais barato e super fácil. Vou deixar aqui o “passo a passo” pra te ajudar a chegar até a ponte sem maiores problemas.


Dica extra: baixe o aplicativo Moovit para pesquisar trajetos e meios de transporte em Andorra e na Europa, com infos sempre atualizadas! Foi o que usamos para desbravar os caminhos em Andorra, Portugal e Espanha!



Como chegar na Ponte Tibetana:

1. Compre o ingresso pela internet (mais ou menos 16 € por pessoa para a ponte + Mirador del Roc). O link dos ingressos você confere aqui.

2. De Andorra la Vella a Canillo: tome um ônibus (e foi aqui que usamos o app Moovit pra ver qual linha pegar) na cidade - nós pegamos o da linha L4. A passagem custou 1,90€ e só dá pra pagar em dinheiro;

3. Desça na Avenida Sant Joan de Caselles, no ponto em frente ao Palau del Gel (parada número 111);

4. Caminhe alguns quarteirões na mesma rua até chegar em um posto de gasolina e placas sinalizando onde o ônibus leva até a ponte (quem tem ingresso, é só apresentar o QR Code e subir);

5. A primeira parada é para a Ponte Tibetana - você vai ter que andar uns 900 metros até a ponte propriamente dita;

6. Se for visitar o Mirador Del Roc é só voltar ao ponto em que desceu do ônibus e esperar o próximo que vai subir até o Mirador;

7. O ônibus te deixa a alguns metros do mirante, então, é só ir andando e, na volta, esperar no mesmo lugar por um ônibus que esteja descendo;

8. Para voltar a Andorra la Vella, caminhe na mesma Avenida Sant Joan de Caselles e vá até o ponto de ônibus Palau del Gel, mas do lado oposto da rua!


Lembrando que os ônibus tem horários para subir e descer, e funcionam normalmente até as 19:10 (fim de semana) e 16h (dias úteis).

Ponte Tibetana em Andorra - 10
Ponte Tibetana em Andorra - 11

O ônibus e infos para chegar de Canillo até a Ponte | Foto: Pelo Mundo a Dois

Ponte Tibetana em Andorra - 13
Ponte Tibetana em Andorra - 14

O deck do mirante e detalhe do piso de vidro | Foto: Pelo Mundo a Dois

Recomendações

Apesar de ser um lugar bem tranquilo (o país Andorra e o local Ponte Tibetana), a gente recomenda que você se organize e compre os ingressos com antecedência, pra evitar perder a oportunidade de conhecer o lugar.

Além disso, se você tiver um carro alugado e preferir, vá dirigindo - na parada da Ponte Tibetana não havia muitos locais para estacionar, mas na parada do Mirante Roc Del Quer, sim (ali tinha inclusive um café).


Nós estávamos com carro alugado, mas como falei, a passagem de ônibus era bem barata e a gente ia gastar menos do que indo de carro, sem contar que o transporte em Andorra é muito bom e super fácil de usar. Por isso, a minha sugestão é que você vá mesmo de ônibus.

Por último, apesar de tudo na cidade ter sido fácil pagar com cartão (Avenue, Wise, Nomad, Revolut, etc.), para pagar o ônibus eles aceitavam dinheiro em espécie (euros). Então, tenha sempre algum trocado em mãos!


Se ficou com alguma dúvida, é só comentar aqui que a gente te responde!



Texto: Vinícius Marchetti

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail