capa do post

Pedra Furada em Jeri: Como chegar e quando ir

Viagem | 2 | 08/03/2021

Um dos pontos turísticos mais famosos em Jeri é a Pedra Furada, que fica pertinho da vila e virou um dos cartões postais do lugar!

Na faixa de areia da praia da vila, ao lado esquerdo você encontra a Duna do Pôr do Sol e, caminhando para o a sua direita, você deve chegar na Pedra Furada.

Mas, enquanto a Duna você consegue avistar da própria vila, a Pedra, não. A caminhada até ela é razoável: longa, mas não muito puxada.

Você tem basicamente duas maneiras de chegar na Pedra Furada: caminhando pela praia e pela Trilha do Serrote.

Pedra Furada pelo caminho da praia

Para chegar lá, a primeira tarefa é saber o horário das marés. Você consegue ver quando vai ter maré alta/baixa na internet (uma simples busca no Google deve resolver) ou como nós fizemos, que foi perguntando para os moradores.

Você pode conferir o estado das marés aqui: Tábua das Marés.

É bom você saber disso porque a praia de Jeri, no sentido da Pedra Furada, é cheia de rochas não tão pequenas, e a água do mar bate nas pedras quando a maré está alta, dificultando (ou impossibilitando) a caminhada pela areia.

Mas a caminhada em si não é pesada e fica bem agradável ir pela beira do mar, curtindo a vista incrível, dando uns mergulhos e fazendo umas fotos.

Considere que você deve levar uns 20-40 minutos andando da vila até a Pedra, dependendo do seu ritmo.

Pedra Furada em Jeri: Como chegar e quando ir - 4

Pedra Furada pela Trilha do Serrote

A trilha do Serrote começa próximo ao início da Rua Principal, ao pé do Morro do Serrote. Inclusive, é onde ficam algumas pessoas oferecendo cavalos ou charretes pra você subir o morro.

A trilha do Serrote é bem tranquila - fizemos de chinelo, bem cedinho, e não tivemos sustos ou problemas. Não é uma trilha que exige muito e as subidas, na ida, não são tão íngremes (já na volta, não podemos dizer o mesmo).

Chegando na parte de cima do Morro, você começa a enxergar alguns trechos com caminhos descendo em direção à praia, todos à sua esquerda.

As primeiras descidas a aparecerem são as mais íngremes e com mais pedrinhas soltas, o que pode dificultar um pouco e, se você estiver como nós, de chinelo, pode sentir menos firmeza para caminhar.

Mais à frente, você encontra uma trilha mais suave, com mais areia (inclusive, foi essa trilha que a Márcia, da nossa pousada, indicou), facilitando a caminhada morro abaixo até a praia.

Mas tem um porém: nesta descida mais suave, você acaba passando da Pedra, tendo que voltar um pouco pela praia, mas nada alarmante, não.

Esse caminho pelo Serrote leva uns 30-40 minutos. Não tem a paisagem tão bonita como pela praia, mas lá de cima você tem uma visão legal da vila de Jeri.

Qual caminho é melhor: pela praia ou pela trilha?

Nós fomos até a Pedra Furada pela trilha do Serrote e voltamos pela praia.

Achamos os dois caminhos bem tranquilos e foi legal para ver como é a paisagem nos dois lugares. Outra vantagem é que, voltar pelo Serrote é mais pegado, já que o morro tem subidas mais acentuadas no caminho de volta até a vila.

Você ainda pode ir cavalgando e de charrete pelo morro (o que não recomendamos, porque, sendo bem sinceros, os animais são usados pra um trabalho forçado, não têm água pra tomar por lá e, mesmo assim, você ainda terá que descer andando, já que eles só irão até uma parte da subida). Sugestão: não faça dessa maneira.

Outra opção é ver se as agências fazem o passeio, te levando de buggy até a Pedra.

Pedra Furada em Jeri: Como chegar e quando ir - 9
Pedra Furada em Jeri: Como chegar e quando ir - 10

À esquerda, a Nathara na Pedra Furada; na direita, a vila de Jeri vista da trilha do Serrote

Melhor horário para ir na Pedra Furada

Baseados no que nos disseram na vila e no que vimos, o melhor horário é mesmo pela manhã.

Saímos entre 6h e 7h da manhã, para tentar chegar logo após amanhecer e evitar muitos turistas no lugar, e deu certo!

Tinha um casal e uma mulher tirando fotos quando chegamos, e pudemos ficar um tempo filmando e fotografando por lá sem muita gente. Conforme o tempo foi passando, mais e mais gente chegou - e muita gente nem espera por fila nem nada, simplesmente entra na frente e tira foto.

O ideal é não chegar depois das 9 da manhã, senão, vai ter fila e muita gente!

A dica é: vá bem cedo, se quiser tranquilidade e sentir a vibe tranquila que tem ali ou, se quiser tentar admirar a paisagem com um céu de pôr do sol, vá mais ao entardecer. É uma boa opção para ótimas fotos e momento único!

Mas, já vá sabendo: este é outro horário que costuma encher!

Texto: Vinícius Marchetti | Fotos: Pelo Mundo a Dois

Pedra Furada em Jeri: Como chegar e quando ir - 16

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail