capa do post

O que fazer na Costa Rica: dicas para o seu roteiro

Viagem | 2 | 30/04/2021

Fala, galera! Esse foi o nosso primeiro post do blog e agora ele está reformulado, para ficar mais fácil de encontrar o que você precisa para o seu roteiro na Costa Rica! Acho que ficou muito mais dinâmico!

A Costa Rica é um destino que nos surpreendeu, de verdade! Se você alguma vez teve curiosidade sobre este lugar, se já ouviu falar de alguém que foi pra lá ou mesmo se nunca ouviu falar ou nem mesmo parou alguma vez pra saber mais sobre a Costa Rica, vou contar como foi a nossa viagem e espero que isso desperte o mesmo desejo que despertou em nós quando lemos sobre este país incrível!

Mas, por que visitar a Costa Rica?

“Pura Vida” é uma saudação costa-riquenha que mais se aproxima de conseguir expressar o que tem de bom lá! Pode ser usada simplesmente como um ‘bom dia’, ou mesmo como uma expressão de satisfação com a vida e com a felicidade!

Quando começamos a ler sobre a Costa Rica, era tanta coisa que nos impressionava, que tudo que conseguíamos pensar era: “Meu Deus, PRECISAMOS conhecer este lugar!”.

E acontece que nós não nos decepcionamos!!! A Costa Rica lembra nosso Brasil de várias maneiras: a comida é uma delícia, a cultura é rica e com muita música! O país tem o clima tropical e, em geral, faz bastante calor e suas chances de pegar chuva não são pequenas.

Mas na época da baixa temporada (maio a outubro/novembro, basicamente), é quase impossível não pegar um pouco de chuva. Aliás, mesmo na época tida como seca costuma chover com certa frequência.

Lá a natureza é muito rica e a impressão é que tem uma festa de cores por todos os lados! Aliás, uma das coisas que mais nos fez querer conhecer o país foi a sua diversidade!

Para citar o que há de mais conhecido e o que nos conquistou, temos o Vulcão Poás (próximo à capital San Jose e que possui um lago em sua cratera) e o Vulcão Arenal (em La Fortuna), e ambos são ativos e de fácil acesso.

Um detalhe legal é que o país é banhado pelos oceanos Atlântico e Pacífico e as costas estão separadas por mais ou menos 3,5 horas de carro, o que torna possível ver o nascer do sol em uma costa e o pôr do sol em outra, no mesmo dia! Bacana, né?

O que fazer na Costa Rica: dicas para o seu roteiro - 3

Na região de La Fortuna, com o Vulcão Arenal ao fundo | Foto: Pelo Mundo a Dois

Monteverde, Tortuguero (na costa do Atlântico), Tamarindo (suas praias, na costa do Pacífico, talvez sejam um dos points mais famosos do país) e Turrialba (onde tem mais um vulcão ativo!) são outros lugares famosos.

Também tem Uvita e Puntarenas, além dos vários parques nacionais com muita beleza, praias e trilhas pra apreciar a natureza (e, quem sabe, trombar com um bicho-preguiça!?!), rios na cor azul turquesa, cachoeiras espalhadas pelo país, piscinas de águas termais… é muita coisa!

Ah, não podemos esquecer das pessoas! Os costa-riquenhos são pessoas do bem, educados, atenciosos, super animados e adoram puxar um papo! Podemos dizer que com certeza foi algo que também nos cativou no país!

Algo recorrente quando lemos a respeito do país é que, mesmo tendo uma costa “caribenha”, a Costa Rica não possui um mar com aquele festival de tons turquesa tão comuns pelo Caribe, como Cancún, Punta Cana ou mesmo Cuba.

Lá tem muita praia linda, mas seu forte é o conjunto de belezas naturais e exóticas deste país.

Em resumo, paisagens de tirar o fôlego e a incrível mistura de vários elementos (vulcão, praias, florestas e rios de cores surreais) foi o que nos convenceu de que a Costa Rica seria uma viagem fenomenal!

E a receptividade de seu povo foi “apenas” mais um presente neste viagem linda que fizemos!

Afinal, o que fazer na Costa Rica? Como montar seu roteiro?

Mas, e então, será que vale a pena ir para a Costa Rica? Depois de tudo que falei acima, agora vou contar como o país está dividido e tentar te ajudar a entender melhor o que tem para fazer por lá!

A Costa Rica é dividida em basicamente 7 regiões, ou províncias, que são: San Jose (Vale Central), Cartago, Limón, Heredia, Alajuela, Guanacaste e Puntarenas.

Lembre-se que o país tem litoral voltado para os oceanos Atlântico e Pacífico. Além disso, o país possui muitos parques e reservas nacionais; por isso, é bem comum que você se localize justamente pela localização destes parques!

O que fazer na Costa Rica: dicas para o seu roteiro - 8

Mapa detalhado da Costa Rica

A capital San Jose fica, claro, na região central de San Jose. Apesar de não ser na cidade, o Parque Nacional Vulcão Poás fica próximo à cidade e é um passeio que recomendamos! O Poás é um vulcão ativo com mais de uma cratera - uma delas inativa e possui um lago! Um visual muito lindo!

Nessa região você ainda encontra o Vulcão Irazú, também dentro de um parque nacional. Este é o mais alto vulcão do país, com mais de 3.400 metros de altura!

Limón é na costa caribenha, onde se encontram as praias tidas como mais bonitas, especialmente mais próximo à divida com o Panamá, sentido de Bocas del Toro.

O Parque Nacional Tortuguero, um dos mais famosos do país, fica nesta província. Infelizmente, não conseguimos visitar Limón nessa viagem. Se você quer conhecer praias mais parecidas com o Caribe tradicional, essa é uma região interessante.

Alajuela é onde fica a cidade de La Fortuna, cidade bem pertinho do Vulcão Arenal, que está ativo. Acredito ser uma das paradas obrigatórias para quem vai para o país, pois além de vulcões, você pode conhecer o sensacional Rio Celeste, que fica na região, e o Parque Nacional Vulcão Tenório! Por aqui ainda tem outras pequenas cidades que você aproveitar para conhecer e se hospedar.

O que fazer na Costa Rica: dicas para o seu roteiro - 11

Nathara no Rio Celeste, no Parque Nacional Vulcão Tenório | Foto: Pelo Mundo a Dois

Guanacaste é onde fica a famosa praia de Tamarindo, assim como outras praias muito bonitas, como Conchal e Flamingo. O Golfo do Papagayo, outro ponto famoso que conta com uma estrutura robusta de hotéis e turismo, também fica por lá. É uma parte também bem famosa e onde encontramos mais movimento de turistas na viagem.

Por último, Puntarenas é uma longa parte da costa pacífica e onde está localizado o famoso Parque Nacional Manuel Antonio, a cidade de Monteverde e Santa Elena, famosas por oferecerem muitos passeios em meio à natureza, a região de Quepos e Jaco, além do Parque Marino Ballena e a praia de Uvita, onde nos hospedamos.

O que fazer na Costa Rica: dicas para o seu roteiro - 14

Nathara na Playa Conchal, próxima à Tamarindo | Foto: Pelo Mundo a Dois

Tem ainda muito mais cidades, parques e vulcões para conhecer, mas sabendo dessas regiões, fica mais fácil se localizar e se organizar.

Como o país tem muita coisa diferente e legal para conhecer, caso você viaje como nós, com pouco tempo disponível, a nossa sugestão é que você escolha um pouco de cada para ver: praia, floresta, campo e vulcão! A Costa Rica é relativamente pequena e isso facilita se locomover, mesmo que algumas cidades sejam mais isoladas.

Então, se for se deslocar bastante por lá, como nós fizemos, se planeje bastante para pegar a estrada com cuidado e tempo, pois apesar de ser tranquilo dirigir por lá, a maior parte dos trajetos que fizemos eram de estradas de mão única e com pouquíssimo movimento, exceto em trechos específicos.

É isso aí! Para saber o que fazer na Costa Rica e ter mais ideias e dicas para a sua viagem, não deixe de ler o post sobre como foi o nosso roteiro pela Costa Rica!

Sites Relevantes

• Go Visit Costa Rica (clique aqui);
• Instituto de Turismo da Costa Rica (clique aqui);
• Sistema Nacional de Áreas de Conservação da Costa Rica (clique aqui).

Aproveitando, mensalmente eu envio uma Newsletter com os melhores textos e posts que encontrei, dicas práticas e sugestões de livros ou aplicativos, e eu gostaria de dividir com você!

Se tiver interesse, é só se inscrever com seu e-mail!

O que fazer na Costa Rica: dicas para o seu roteiro - 20

Texto: Vinícius Marchetti

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail