Curiosidades de Saint Martin
Viagem | 01/05/2025
Saint Martin é uma das ilhas mais famosas do Caribe e um lugar muito procurado pelos europeus e americanos que querem passar um tempo na praia mas longe de casa.
A ilha, que é parte holandesa (Sint Maarten) e parte francesa (Saint Martin), não é famosa à toa: além das praias deslumbrantes e uma vibe gostosa, ela guarda algumas curiosidades e fatos interessantes, e é isso que vou compartilhar aqui com vocês!

Maho Beach e um avião pousando no aeoroporto Princa Juliana | Foto: Pelo Mundo a Dois
Curiosidades de Saint Martin
Listei aqui algumas curiosidades e fatos da ilha, para você saber mais sobre Saint Martin e ver se fica com mais vontade de conhecer o país!
A menor porção de terra dividida entre 2 países
A ilha é a menor porção de terra do mundo dividida entre 2 países!
França e Holanda dividem o território da ilha e, como mencionei antes, ela tem grafias diferentes para cada uma delas: a parte que pertence aos Países Baixos tem o nome oficial como Sint Maarten, enquanto o lado francês se chama Saint Martin.
Na real, o que acontece é que a ilha é na realidade um país e um território. O país é o lado holandês, já que Sint Maarten é considerado um país independente que, junto com Curaçao, Aruba e a Holanda, faz parte do Reino dos Países Baixos.
Já o lado francês é um território ultramarino da França, o que significa que não é um país, mas parte do território da França. OU seja, ao visitar o lado francês, você não está conhecendo um novo país, mas sim, visitando a França!

Praia de Grand Case, do lado francês, onde fica o outro aeroporto da ilha | Foto: Pelo Mundo a Dois
Um dos aeroportos mais famosos do mundo
O Aeroporto Internacional Princesa Juliana é um dos mais famosos do mundo porque fica bem em frente à praia, e não apenas na frente: fica colado na praia!
Os aviões decolam e pousam muito perto dos banhistas, e o que você mais encontra na internet são fotos e vídeos desses momentos, contrastando com a cor surreal do mar de Maho Beach, a praia que fica bem na frente do aeroporto!
Esse é um dos maiores aeroportos internacionais da região e do Caribe, e fica do lado holandês da ilha!
Dois aeroportos perto da praia
Além do aeroporto Princesa Juliana, a ilha conta com outro aeroporto, mas bem menor: é o Aeroporto de Grand Case Espérance, e ele também é bem perto da praia (não tão perto quanto o outro) e permite que os banhistas da praia de Grand Case possam ver o dia todo aviões pousando por sobre a praia!
Apesar de ser internacional, esse aeroporto não recebe voos grandes, apenas voos regionais de aviões bem menores, mas isso não significa que não seja legal ver as aeronaves chegando no aeroporto ao longo do dia!
Não tem imigração na ilha
A fronteira entre os lados francês e holandês da ilha é puramente simbólica, já que não tem nenhuma barreira e nem imigração: basicamente é uma placa avisando onde é a fronteira e as bandeiras da França, União Europeia e Holanda. É isso!

O marco da fronteira entre Saint Martin e Sint Maarten | Foto: vacationstmaarten.com
Praias de nudismo
A maioria das praias da ilha, principalmente do lado francês, tem uma parte que é nudista (ou naturista)!
Além disso, é normal a prática de topless (não usar biquini na parte de cima), e isso acontece porque é bem comum na França e, já que a ilha é metade da França, tem essa influência e costume nas suas praias!
Tem mais de uma moeda na ilha
O fato de ser dividida em duas partes já indica que isso pode acontecer; o lado holandês da ilha tem como moedas correntes o Florim das Antilhas Holandesas (ANG) e o dólar.
Já o lado francês tem o euro como moeda oficial.
No entanto, você nem precisa se preocupar com isso, porque tanto o dólar quanto o euro são aceitos normalmente em ambos os lados da ilha, e o que pode acontecer é de as taxas de conversão serem um pouco diferentes (em alguns casos, há até a equivalência entre o dólar e o euro na ilha).
Atenção: no dia 30 de março de 2025 foi formalizado que Curaçao e Sint Maarten possuem uma nova moeda: o Guilder Caribenho, que gradualmente substituirá o Florim das Antilhas Holandesas.
Mas isso não muda muito para o turista, porque além de ser muito difícil você usar o Florim (ou o Guilder) na sua viagem, euro e dólar são aceitos normalmente na ilha e você pode levar um pouco de dinheiro em espécie (nós levamos 200 euros e 200 dólares em espécie, o restante no cartão global - Wise e Nomad).
Espero que tenham gostado de saber um pouco mais de Saint Martin e que o post ajude você com a sua viagem!
Se quiser saber algo mais, já sabe: só deixar nos comentários!
Texto: Vinicius Marchetti
Comentários
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente