Fala, galera!

Criamos essa seção do site para compartilhar dicas de fotografia com vocês!

Geralmente, essas dicas ficam apenas no nosso Instagram (@pelomundo_adois), mas agora, vocês encontram tudo aqui também!

Neste caso, vamos explorar algumas ideias de fotos no modo panorama: aprender a fazer truques nas imagens, sem usar aplicativos de edição de fotos, ou mesmo para otimizar a área de captura da imagem, aumentando a quantidade de objetos a saírem nas fotos e, ainda, dando uma cara de foto tirada com a Gopro, por causa do efeito meio arredondado (chamado de olho de peixe) que as fotos acabam ficando.

Modo Panorama na Vertical

Como tirar fotos no modo Panorama com o seu celular - 3

Acima e abaixo: complexo Angkor Wat, no Camboja | Foto: Pelo Mundo a Dois

Como tirar fotos no modo Panorama com o seu celular - 5
As fotos acima (a montagem e a maior) são a mesma imagem, tiradas com um iPhone X.


Qual a dica aqui?

Ao tentarmos enquadrar as árvores, em um foto na posição vertical normal, a pessoa que estiver tirando a foto teria que se afastar bastante de nós para conseguir capturar na imagem as árvores + nós dois + o templo ao fundo.

Então, a saída é usar o modo Panorama na vertical!

Com esse hack, você consegue tirar a foto de perto e capturar tudo o que gostaria incialmente, sem cortar a árvore ou ficando muito longe das pessoas, e ainda consegue esse efeito bacana, meio "olho de peixe", semelhante às fotos tiradas com a Gopro!

Modo Panorama para Truques de Imagem

Como tirar fotos no modo Panorama com o seu celular - 8
Esse hack é para quem quer fazer truques de imagem nas fotos sem a necessidade de usar aplicativos!

O modo panorama te permite capturar objetos na imagem que não necessariamente precisam ficar parados em determinado ponto até que a foto esteja finalizada.


Em outras palavras: ao começar o Panorama, imaginando que você está tirando a foto da esquerda para direita, os primeiros objetos à esquerda são capturados e registrados primeiro na imagem e, conforme você vai movendo a câmera, tudo que já foi capturado pode se mexer e ir para o final da imagem (que seria, no exemplo, à direita da foto) e sair novamente na MESMA FOTO!


Nestas fotos (acima, no Camboja, e abaixo, na sala da nossa casa), foi isso que fizemos!

Como tirar fotos no modo Panorama com o seu celular - 10

A ideia toda é você capturar a pessoa/objeto bem no início da foto, em uma das "bordas" da imagem, e mover até que seja suficiente para pessoa se mexer rapidamente e ir para a outra "borda"!

Ponto importante: essa manobra toda não pode levar muito tempo, ou a câmera encerra a foto Panorama e você vai ter que começar de novo!

Como tirar fotos no modo Panorama com o seu celular - 12