capa do post

Câmbio na viagem internacional: como usar o cartão Wise?

Viagem | 3 | 06/12/2022

Já pensou em economizar muito nas viagens internacionais pagando suas contas com cartão e sem precisar levar muito dinheiro em espécie?

A Wise te dá essa facilidade: cartão de débito internacional e que é aceito na maioria dos países, com taxas de câmbio favoráveis, IOF menor e com muita praticidade!

Então, se você quer economia e praticidade nas suas viagens (além de ter uma surpresa), leia esse post até o final porque vamos mostrar como usar a Wise na sua viagem internacional!

Mas se quiser saber qual a surpresa, já pode clicar aqui neste link!

Vamos do início: como normalmente levamos dinheiro nas viagens? Pode ser dinheiro em espécie (notas de dólar ou euro, por exemplo), e podemos usar essas mesmas notas no destino ou trocá-las pela moeda do país.

Outra forma é usar o cartão de crédito, que nem de longe é a melhor opção, já que o IOF cobrado em cada compra é de 6,38% e a cotação da moeda ainda sofre variação, o que pode acabar sendo uma surpresa no fechamento da fatura.

O cartão pré-pago, carregado com a moeda do país de destino, já foi muito usado no passado, mas após o governo brasileiro ter igualado o IOF dessas transações aos do cartão de crédito (6,38%), caiu uma pouco em desuso.


Também existem as opções de remessas de dinheiro, como Western Union e Transferwise (que agora se chama apenas Wise) em que você pode enviar reais do Brasil e retirar na moeda do país destino.

Por último, uma opção que surgiu nos últimos anos são as contas globais ou multimoedas, em que você possui saldo em determinada moeda (como dólar, libra esterlina ou euro, para ficar nas moedas mais comuns) e que podem ser usadas em vários países. Inclusive, essas contas normalmente oferecem um cartão de débito / crédito.

Um exemplo desse tipo de produto é a conta Global do C6 ou mesmo da Wise.

E é justamente sobre câmbio na viagem internacional e como usar a Wise que vou falar hoje!

O que é a Wise

A Wise é uma fintech que possui conta digital multimoeda, que na prática significa que você pode ter dólar, euro, libra ou real na sua conta, e pode usar essa conta para sacar dinheiro, para fazer pagamentos com seu cartão de débito internacional e até enviar e receber dinheiro para outras pessoas.

Tudo isso com taxas muito baixas (na maioria das vezes, as mais baixas do mercado), com IOF de apenas 1,1% e câmbio melhor do que é oferecido pelos grandes bancos ou casas de câmbio.

A Wise possui mais de 50 moedas disponíveis nos seus serviços, é aceito em muitos países e possui custos baixos, motivo pelo qual temos usado cada vez mais seus serviços nas nossas viagens (só esse ano, usamos no Equador, Panamá, Uruguai, Islândia e Alemanha!).

Excelente opção para os viajantes, não é mesmo?

E afinal, como funciona a Wise? Como usar a Wise e seu cartão durante a viagem? E a Wise é confiável?

Como funciona a Wise

Sim, a Wise é confiável! Inclusive, a empresa tem suas operações reguladas pelo Banco Central do Brasil!

E para usar a Wise é super fácil: você pode baixar o aplicativo ou acessar o site deles abrir a conta, e depois é só solicitar seu cartão!

Após abrir a conta, você só precisa adicionar reais à ela, fazendo uma transferência da sua conta corrente, igualzinho fazemos aqui no Brasil entre contas de bancos!

Com o dinheiro na sua conta Wise, você pode converter esses reais adicionais em euros, dólar ou na moeda que você precisar (se estiver disponível na Wise), e assim você já consegue usar seu cartão nas suas viagens!

Você também pode converter esses reais em outra moeda diretamente ao enviar dinheiro para outra pessoa, ou converter na sua própria conta e enviar a moeda já convertida (euro, por exemplo) para a conta Wise da pessoa que você deseja pagar.

Tudo isso dentro do próprio app!


Ah, no momento em que escrevo este post, o envio de dinheiro para sua conta Wise é feito normalmente via TED bancária, ou seja, o dinheiro não entra na hora na sua conta (vai depender se é dia útil bancário e do horário em que você fez a transferência).

Além das funcionalidades do app e do uso do cartão de débito internacional para fazer suas compras durante a viagem, outra forma de usar a Wise na sua viagem é sacando dinheiro da sua conta estando no país de destino!

Olha esse exemplo: não tínhamos dinheiro na Argentina quando desembarcamos no país, e precisávamos de alguns pesos para pagar o táxi. Então, fomos em um caixa eletrônico dentro do aeroporto e fizemos o saque - mesmo tendo apenas dólares na nossa conta naquele momento!

Isso porque a Wise usa a moeda estrangeira com a melhor cotação dentre todas as que você tiver na sua conta naquele momento!

Claro, vale sempre lembrar que, na Wise, você tem direito a dois saques sem custos por mês, limitados a R$ 1.400 (ou equivalente em moeda estrangeira).

Após esses saques, a Wise cobra uma pequena taxa. E você deve sempre se atentar às taxas cobradas pelo banco do caixa eletrônico que você vai usar no país de destino, já que essas taxas vão variar e nem sempre compensam.

Na prática, sai muito mais barato usar o cartão Wise do que cartão de crédito ou mesmo dinheiro em espécie - olha abaixo a diferença do valor pago pela mesma quantidade de dólares (usamos como referência casa de câmbio no Brasil vs valor da Wise):

Câmbio na viagem internacional: como usar o cartão Wise? - 4
Câmbio na viagem internacional: como usar o cartão Wise? - 5

Legenda foto: À esquerda, cotação em casa de câmbio; à direita, cotação pela Wise

Onde já usamos a Wise?

Para você saber mais sobre como usar a Wise na sua viagem, trouxe alguns exemplos de como funciona!

Já pagamos com o cartão Wise ou sacamos dinheiro em países como Argentina, Equador, Uruguai, Brasil (sim, testamos aqui no Brasil o nosso cartão), Islândia, Alemanha, México e Panamá!

E que tipo de serviços já pagamos com o nosso cartão? Olha só:

  • Usamos para pagar Uber;
  • Compras online em lojas ou passeios;
  • Compras online com cartão virtual;
  • Pagamentos em lojas, restaurantes e bares;
  • Pagamentos de posto de gasolina;
  • Saques em caixas eletrônicos.

As compras com o cartão foram feitas usando chip e senha, ou mesmo por aproximação!

Pontos de Atenção sobre a Wise

Como falei antes, é sempre bom você saber que se precisar adicionar reais à sua conta Wise, a transferência bancária (TED) não cai na hora. Ou seja, se achar que vai precisar converter alguma moeda durante sua viagem, melhor já deixar alguns reais na conta Wise disponíveis - a conversão de moedas, sim, é feita na hora!

Outra coisa que você precisa se atentar é se o cartão Wise é aceito no seu destino de viagem e, além disso, se o uso de cartão é difundido no país, já que nem sempre é possível pagar com cartão e muitos lugares ainda preferem dinheiro em espécie.

Importante você saber que, ao chegar em algum país sem ter pelo menos dólar ou euro convertidos na sua conta Wise, apenas reais, e tentar fazer algum pagamento em moeda estrangeira, a Wise não converte reais automaticamente! Ou seja, sua transação não será aprovada!

Por isso, além de ter reais na sua conta para quando precisar converter em alguma moeda, tenha sempre dólar ou euro já convertidos para fazer suas compras normalmente.


E aproveitando esse ponto sobre ter dólar ou euro na conta, uma dúvida comum é: se você tiver mais de uma moeda na sua conta Wise e fizer uma compra, qual moeda será usada do seu saldo?

A resposta é: só a Wise sabe - na hora da sua compra, a Wise vai usar a que estiver com a melhor cotação no momento, usando a moeda que for melhor para economizar!

Por último, vale reforçar que, mesmo com a facilidade da Wise, tenha sempre algum dinheiro em espécie como backup, em caso de problemas com o pagamento, e se possível, leve na sua viagem um cartão de crédito internacional!

Se tudo der errado, você ficar sem dinheiro e não conseguir usar a Wise, ainda tem um meio de pagamento aceito!

Desconto na primeira transferência Wise

Se você gostou dessa novidade e quer usar a Wise na sua próxima viagem, clique nesse link abra sua conta!

Usando nosso link você faz sua primeira transferência para a Wise, no valor de até R$ 3.000, sem pagar nenhuma tarifa!

Esse valor hoje é o equivalente a uns 600 euros ou dólares (mais ou menos), sendo mais que suficiente para muita viagem internacional por aí!

Clique aqui para ganhar sua primeira transferência de graça! Você ganha o desconto, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog!

Texto: Vinícius Marchetti

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail