capa do post

Cafés pelo Mundo: o que tem de diferente por aí?

Viagem | 3 | 15/10/2021

Nós somos amantes de café (eu, Vini, há muitos anos bebo e adoro café; a Na passou a apreciar a bebida há menos tempo), e uma coisa muito curiosa nas nossas viagens é ver como diferentes povos lidam e apreciam o café.

A Colômbia, Costa Rica e Etiópia, por exemplo, são países famosos por seus cafés, e tem muita coisa boa por aí, com certeza!

Mas hoje eu queria falar de algumas curiosidades - na real, não são curiosidades, mas sim costumes no estilo de beber café em alguns países, e alguns deles são bem diferentes (e curiosos)!

Em cada lugar que vamos nós encontramos algo diferente, e é sempre legal experimentar para saber como é e também para “mergulhar” mais na cultura local. E esse diferente muitas vezes passa batido e nem sabemos que deixamos de provar algo, ou até sabemos, mas deixamos de experimentar por puro preconceito ou receio.

Então, vamos ver alguns dos cafés mais diferentes que vimos por esse mundo!

Nathara provando um Egg Coffee em Hanoi, no Vietnã

Como é o café no Peru

Em 2018 nós visitamos o Peru e nos hospedamos alguns dias na cidade de Huaraz (para poder visitar as Lagunas 69 e Parón). A cidade é minúscula e bem tranquila, e nós saímos para tomar café da manhã bem cedo, antes de fazer os passeios - todo o comércio da cidade ainda estava abrindo.

Encontramos um local pequeno e super simples e pedimos um café da manhã completo para a Nathara, uma das minhas irmãs (que viajava conosco) e eu.

Quando trouxeram toda a comida, veio em um pequeno recipiente um líquido preto concentrado, frio. Era o café!

Em uma jarra separada veio a água fervente, para misturarmos na própria xícara com esse líquido concentrado e termos, assim, nosso café!

Eu nunca tinha ouvido falar em nada do tipo, mas foi bem doida a experiência! AH, claro, a gente só descobriu o que era o líquido e como beber aquilo depois de perguntar para a senhora que era dona do lugar (e a cara dela sem acreditar que estávamos perguntando o que era aquilo foi impagável!).

Como é o café no Chile

Em 2016 eu fiz uma viagem solo ao Chile e me hospedei em um hostel em Santiago que nunca tinha café preto para tomar. Até aí, ok, eu acabava comprando café no Starbucks ou num Coffee Shop pertinho de onde estava hospedado.

Mas eu nem tinha me ligado no motivo de não ter uma garrafa térmica com café lá no hostel.

Quando cheguei em Viña del Mar, acabei encontrando com um amigo que morava na cidade e fomos em algum lugar comer (não lembro exatamente onde nem o que fomos comer). Mas chegando no lugar, jogando conversa fora sobre como era morar ali, ele me contou que não tinha café em pó para comprar e “passar” em casa.

Como assim?

Então, ele disse que não era fácil encontrar pó de café, e quando encontrava, não era muito bom. O normal mesmo era encontrar nos supermercados e em todos os outros lugares o café solúvel.

Solúvel. Tipo, Nescafé, mesmo!

Achei muito doido, mas o fato é que o chilenos não possuem o hábito de tomar café como nós, brasileiros! E é por isso que é mais difícil encontrar café por lá!

Então, não dá nem para culpar os caras por não ter café vendendo em qualquer lugar, não é? Se eles não tomam, por que vender, certo?

Como é o café no Vietnã

Ah, esse café é muito louco!

Eu fui para a Ásia e eu sabia que tinha algo para eu provar lá - um tal de Egg Coffee. Mas confesso que nunca me liguei no nome.

Um amigo meu foi com o marido para o Vietnã um ano antes e recomendou que eu provasse o Egg Coffee, mas eu acabei guardando a dica no cantinho da minha memória e deixei para resgatar isso só chegando no destino.

Foi andando pela cidade de Hanoi que eu me lembrei da indicação do meu amigo e foi lá que provamos a bebida.

Tá bom, mas o que é o Egg Coffee?

É basicamente um café com gemada, mas quando falam que é “café com ovo” a galera assusta! Acho que pensam que é café com uma gema e clara de voo por cima do negócio!

Eu mesmo tinha receio (a Nathara também), mas provamos e adoramos! Nada de gostão de ovo e bem saboroso!

Mas, claro que nem tudo poderia ser perfeito, e tomamos um Egg Coffe em Hoi An e já não estava tão bom. Na verdade, estava menos doce e com um leve cheiro de ovo (o que foi suficiente para desanimar a Nathara de continuar tomando).

Mas eu diria que vale a pena provar, com certeza! Poxa, já tá do outro lado do mundo, aproveita e prova o bendito café!

Como é o café nos Estados Unidos

Já ouvi muita gente que viajou aos Estados Unidos reclamando da qualidade do café, dizendo que era muito fraco ou aguado.

Mas se você notar, lá é difícil de encontrar a bebida vendendo como aqui no Brasil: doses pequenas e em xícaras, como o famoso “expresso”.

Lá você encontra mesmo grandes copos de café, como os do Starbucks e Dunkin’ Donuts e tantas outras outras, e as pessoas saem bebendo pelas ruas (uma imagem bem típica de cidades como Nova York, não?).

E é justamente pelo tipo de café bastante consumido lá nos States que eles tomam essas quantidades maiores de café! Esse café mais aguado e diluído é o tipo Americano, e aí fica mais fácil beber mais dele, já que ele é mais fraco do que o que estamos acostumados aqui no Brasil!

Como é o café na Irlanda

Ah, esse café com bebida alcoólica é famoso! Tá cheio de filme e série por aí mostrando alguém colocando bebida no copo de café!

Tradição originária da Irlanda, o Irish Coffee pode levar um pouco de uísque e é bastante consumido para se esquentar em dias frios!

Esse é o único café desta lista que não provamos no próprio país, pois ainda não conhecemos a Irlanda, mas isso é só uma questão de tempo!

E não quer dizer que a gente não possa tentar tomar uma versão “abrasileirada” por aqui, não é? 

Bom, por hoje é isso! Se você gostou desse post (ou de qualquer outro do blog), não esquece de curtir aí embaixo e seguir a gente no Insta!

Um abraço!

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail