Ano Novo Tailandês: Songkran, o Festival das Águas
Viagem | 27/03/2025
Uma festa gigante, que faz o país parar e todo mundo se divertir junto, participando mesmo das festividades: esse é o Songkran, o Festival das Águas, que marca o Ano Novo Tailandês!
E como assim, Ano Novo Tailandês? Tem alguma diferença entra o ano novo por lá e no resto do mundo?
Sim, tem diferença, e neste texto você vai descobrir mais sobre essa data na Tailândia e ter mais um motivo para visitar o país!


Templo Budista durante festividades do Songkran, em Chiang Mai | Foto: Pelo Mundo a Dois
O Ano Novo na Tailândia
A Tailândia segue o calendário budista e a data que coincide com o Ano Novo é quando acontece o primeiro dia da quinta lua crescente, e por tradição, eles comemoram entre 13 e 15 de abril, e por isso mesmo, a festa de comemoração ao Ano Novo dura três dias.
Isso quer dizer que, nos dias 13 a 15 de abril (a festa ocorre com maior intensidade no dia 13), a Tailândia comemora a virada de ano do seu calendário budista - enquanto hoje, aqui no Ocidente, estamos no ano de 2025, a Tailândia vai comemorar o ano de 2568!
E beleza, o que tem a ver a festa das águas?
É que, por uma mistura de crenças do Budismo e tradição, o costume de jogar água ganhou proporções enormes e se tornou talvez a parte mais conhecida e importante dessa festa!
Nessa época, como costume para o Budismo, é um momento de limpeza e de deixar para trás o que não deu certo e o que não é puro, e vários ritos envolvem jogar água como símbolo dessa limpeza - jogar águas em monges e nas estátuas de Buda, por exemplo.
Isso acontece muito nos ritos em templos budistas durante essa época.
Na Tailândia, além de jogar água simbolizando a época de limpeza e o ritual do banho, é também quando as pessoas visitam seus familiares, vão aos templos participar dos ritos de purificação e fazer preces, além de fazer faxinas nas casas e templos.
E tudo isso envolvendo água acabou virando uma festa imensa, conhecida como Songkran!




As ruas de Chiang Mai durante a guerra de água | Foto: Pelo Mundo a Dois
Songkran: o Festival das Águas na Tailândia
Hoje, o Songkran é uma festa que faz o país todo parar e é comemorado basicamente em todos o cantos da Tailândia.
As pessoas saem nas ruas para jogar água umas nas outras, e todo mundo participa!
Você vê as pessoas que trabalham nas lojas e restaurantes saindo e jogando água de baldes ou mangueiras em quem passa pela rua, pessoas de moto ou de carro jogando água, todo mundo munido de arminhas de água, baldes ou qualquer coisa que possa ter água!
É a maior festa!! E até os turistas entram na brincadeira!
E como nessa época é muito quente na Tailândia, tem muita gente que enche baldes e recipientes imensos com pedras de gelo, ou seja, a água pode estar super gelada!
Você vai ver crianças, famílias e até as pessoas mais velhas participando da brincadeira e é muito legal! Uma festa das proporções do Carnaval aqui no Brasil!
Apesar de ser uma festa nacional, a principal cidade onde acontece o Songkran e onde mais tem pessoas nas ruas jogando água umas nas outras, é em Chiang Mai.


Templo Wat Pra Sing e as crianças brincando no Songkran | Foto: Pelo Mundo a Dois
Dicas para sua viagem durante o Songkran
Se você estiver andando nas ruas da Tailândia durante os dias 13 a 15 de abril de algum ano, se prepare para se molhar!
Quase certeza de vai levar um jorro de água gelada vindo de alguma pessoa na rua, ou de alguma loja, de algum carro… e pode ser com arminha de água, balde, mangueira, bexigas d’água!
Então, tenha roupas que você pode molhar, compre uma arminha de brinquedo por lá (vai ter lugares aos montes vendendo, por preços desde 100 baht até onde você topar pagar) e participe!
Os gringos costumam ser mais “sem noção” nessa brincadeira de jogar água e jogam na sua cara, nos olhos… fique esperto! Já os tailandeses você vai perceber que são mais educados e respeitosos, até porque essa brincadeira toda é uma tradição deles e tem significado real para o país, além da diversão!
Se você participar de algum rito budista em que jogam água nos monges ou em estátuas de Buda, nunca jogue água na cabeça, sempre dos ombros para baixo, pois é um sinal de respeito.
Outra coisa legal para ficar esperto é: sempre antes de sair jogando água em alguém na rua, veja se a pessoa está confortável e participando da brincadeira - tem muita gente nas ruas que não podem ser molhar, estão indo para o trabalho, levando alguma coisa… enfim: tem que respeitar!
Você também vai perceber que em muitos lugares, a cidade basicamente para: tem música, festa e água sendo jogada em todo lugar, e isso quer dizer que você deve reservar pelo menos um dia para essa festa e curtir muito!
Por fim, tenha em mente que, apesar de essa data não ser muito conhecida dos brasileiros que vão para a Tailândia, é uma das épocas do ano mais cheias de turistas no país e passeios e hotéis costumam esgotar. Por isso, faça suas reservas com antecedência.
Seguro Viagem para a Tailândia
Como qualquer destino internacional, é muito importante você ter seguro viagem para visitar a Tailândia!
Ainda mais se você for visitar o país durante o Festiva das Águas, já que essa brincadeira pode causar algum tipo de resfriado ou mal estar.
Então, se você quer pesquisar e fechar um bom seguro viagem, conseguir um desconto, ter um bom atendimento via Whatsapp e ainda ajudar o blog, clica aqui e use o Seguros Promo, assim como nós usamos!
E é isso, galera! Se quiser saber mais alguma coisa sobre o Ano Novo Tailandês, é só deixar nos comentários!
Texto: Vinicius Marchetti
Comentários
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente