capa do post

8 filmes de viagem para se inspirar e sonhar

Blog | 2 | 22/05/2021

Tem algum filme que você já assistiu e te fez ter vontade de viajar? Já sonhou em conhecer algum lugar só depois de ter visto em algum filme?

Posso dizer que, com certeza, já senti isso. Aliás, tem um filme muito especial na minha vida, já que foi um dos primeiros (ou talvez o primeiro) que me fez sonhar em conhecer outro país (ele é o primeiro da lista)!

Acredito que todos nós, viajantes, temos pelo menos um filme assim, que representa algo para gente - pode ser um lugar que já visitamos e gostamos bastante, ou que ainda sonhamos em conhecer. E como cada um tem um estilo de viagem, com gostos e preferências diferentes, também acredito que cada filme nos toca de maneira especial.

Pode ser que você goste de algum filme que, para muitos, seja bobo ou sem graça. Ou que não tenha muito a ver com viagem. E tudo bem! É legal termos a oportunidade de assistir e ver a mensagem por trás do filme!

Este texto tem os filmes de viagem que me tocaram de alguma maneira, estimulando ou aumentando a vontade de viajar!

Com certeza você conhece pelo menos um deles, mas vamos ver se os filmes fazem você sentir o mesmo e, quem sabe, te estimular a viajar também!

8 filmes de viagem para se inspirar e sonhar - 2

1 - Esqueceram de Mim

Gosto tanto das comédias com o Macaulay Culkin que nem sei dizer qual o filme mais importante pra mim! Os dois têm um lugar especial no meu coração, já que foram os primeiros filmes que me lembro de assistir e despertarem em mim o desejo de viajar!

Para quem não conhece, a história é a respeito dos McCallister, uma grande família que vai viajar no Natal e que acaba deixando para trás o filho mais novo, Kevin.

No primeiro filme, eles vão para o aeroporto e embarcam para Paris, deixando Kevin em casa, que acaba vivendo uma série de desventuras envolvendo dois ladrões atrapalhados. No segundo, ele se separa dos pais no aeroporto e acaba embarcando para Nova York, enquanto a família vai para a Flórida. E os ladrões do primeiro filme voltam a aparecer!

O primeiro filme, que se passa em Chicago, remete à um espírito de Natal em casa, com neve e vários itens em comum ao que vemos nos Natais dos Estados Unidos. O segundo filme, que se passa quase todo em Nova York, te faz ver como seria o Natal nessa cidade incrível! Mesmo pequeno, eu já achava o máximo ver Nova York na TV e imaginava se um dia conheceria a cidade!

É um filme clássico de férias de Natal e uma comédia pra se ver despretensiosamente. Não sei se o filme me marcou porque remete à minha infância, ou se porque as próprias imagens e a história inspiram esse desejo de estar em lugares com pessoas e culturas diferentes, mas o fato é que estes dois filmes fizeram brotar em mim o sonho de viajar!

8 filmes de viagem para se inspirar e sonhar - 5

Cena do filme A Vida Secreta de Walter Mitty | Foto: Google Imagens

2 - A Vida Secreta de Walter Mitty

O filme de 2013 estrelado e dirigido por Ben Stiller eu assisti pela primeira vez acidentalmente.

A história é sobre Walter, que trabalha em uma grande revista e é responsável pela seção de fotos e negativos. A empresa está passando por uma reestruturação e, para a última capa da revista física, que vai migar para o formato digital, ele se vê em uma enrascada: o principal negativo sumiu.

A partir daí, o filme mostra um pouco de como foi a vida dele até então e sua saga para recuperar a foto perdida.

É uma mistura de aventura, comédia e fantasia, já que o protagonista vive tendo ilusões de como sua vida poderia ser, enquanto se imagina em lugares e situações diversas, muito diferente do que a vida dele realmente é, com emprego, rotinas e destino definidos.

O que é incrível neste filme é a sua fotografia! Com imagens de países como Islândia, Groenlândia e Afeganistão, as imagens são muito bonitas e, em parte, foram responsáveis pelo meu grande sonho de conhecer a Islândia (sonho que, se não fosse a pandemia, teria se realizado em 2020. As passagens foram compradas antes de tudo acontecer e, com o cenário que estamos vivendo, este sonho está pausado, por enquanto).

Eu amo fotografia e é algo que quero estudar e me aprofundar mais um dia. E acho as imagens desse filme lindas e inspiradoras! Sem dúvida, um de seus melhores atrativos.

Mas o filme também aborda outro tema muito importante pra mim: como vivemos nossas vidas.

A vida de Walter, que tem um bom emprego e que aparenta ser bom no que faz, parece ser muito menos do que ele sonhou. Vemos o quanto ele abriu mão de fazer coisas que gostava ou sonhava, em prol de um emprego bom ou do que era esperado dele. Será que você já ouviu algo assim por aí?

Esse tema mexe muito comigo, pois abandonei sonhos e projetos ao longo do caminho e sempre costumo olhar para trás, pensando o que teria sido se tivesse seguido adiante.

Então, além de ser um filme que inspira a viajar e sair da zona de conforto, também fala com seu íntimo e te faz refletir: será que a vida é só isso mesmo ou eu poderia estar fazendo mais?

3 - Eurotrip

A comédia de besteirol americano é sobre um adolescente recém formado no colegial e leva um fora de sua namorada.

Após o término do namoro, ele percebe que a garota alemã com a qual ele falava na internet (o filme é de 2004 e, naquela época, meus amigos, o negócio era estilo sala de bate-papo do UOL, sem WhatsApp ou Facebook), está a fim dele. Então, ele e os amigos embarcam em uma viagem pela Europa atrás da garota.

O filme é recheado de estereótipos e ideias preconcebidas sobre lugares e países. Mas também tem algumas cenas engraçadas que te farão rir.

Mas uma coisa com certeza o filme tem: imagens de várias países para te fazer sonhar!

Em uma época que eu mesmo não tinha acesso a internet tão fácil e nem conhecia muita gente que viajava, assistir Eurotrip era uma das melhores maneiras que eu tinha de ver a Europa e sonhar em como seria conhecer aqueles lugares e tirar minhas próprias conclusões sobre eles!

Eu queria mesmo saber se a Itália, França, Inglaterra ou Alemanha eram como no filme ou se era diferente! E foi isso que me marcou no filme, muito mais que suas risadas aleatórias ou os rótulos que eles atribuem a cada cultura retratada no filme.

Eu ainda não conheço a Europa - fiquei apenas um dia em Istambul, na Turquia, mas continuo com a o continente europeu na lista de desejos. E isso se deve em muito, pelas lembranças deste filme!

Este texto não é nenhum tipo de crítica, mas como eu sei que tem gente que detesta esse tipo de filme, vale alertar que ele está aqui justamente pela memória afetiva quanto aos sonhos que o filme despertou em mim.

Ah, e se tiver curiosidade, logo no começo do filme temos a aparição de Matt Damon como um vocalista de uma banda de rock totalmente insano!

8 filmes de viagem para se inspirar e sonhar - 9

Cena do filme Na Natureza Selvagem | Foto: Google Imagens

4 - A Mexicana

Esse filme eu aposto que muitos aqui nem ouviram falar, mas juro que é uma comédia legal de se ver!

Esse filme de 2001 conta a história de Jerry, um capanga da máfia bem atrapalhado, interpretado por Brad Pitt, que precisa ir até o México para recuperar uma antiga pistola artesanal e de alto valor.

Só que ele já está enfrentando problemas com sua namorada, que o pressiona para se dedicar mais ao relacionamento e deixar este trabalho de capanga. Sua namorada é interpretada por ninguém menos que Julia Roberts.

Eu gosto bastante dos papéis com um viés cômico do Brad Pitt, acho ele muito bom e pouco aproveitado neste sentido. Por isso, o filme tem um ar engraçado, já que são várias frias nas quais ele se envolve.

Mas eu me lembro muito bem de ficar encantado com o México quando vi este filme! Como é um filme mais antigo, da mesma forma que Eurotrip, era um mundo (pra mim) basicamente sem internet, e o filme era um dos lugares onde eu podia ver e sonhar em conhecer outros países!

Eu já fui ao México em 2013, mas acabei só passando pela Cidade do México, já que meu destino era Cancún. Em todo caso, continuo sonhando em passar mais tempo por lá e conhecer mais da cultura e das pessoas.

E com certeza esse desejo tem um pouco da influência deste filme!

5 - Por aqui e por ali

Este filme traz em seu elenco Robert Redford, Nick Nolte e Emma Thompson e é baseado em um livro, que fala sobre um velho escritor que decide se reconectar com suas raízes e espírito jovem fazendo uma trilha.

Mas a trilha é a famosa Trilha dos Apalaches, nos Estados Unidos, que corta florestas através de 14 estados e tem mais de 3.500 km. Só isso!

O filme mostra a vida dele e da esposa, bem confortável e tranquila, até que ele começa a se preparar para fazer a trilha, mesmo contra a vontade da mulher. E, para piorar, o único amigo que se dispõe a ir com ele pela trilha é Katz, ex-alcoólatra que está bem acima do peso e com quem há muito tempo não tinha contato.

Os dois acabam indo juntos nessa jornada, que não tem nada de tranquila. Passam por alguns perrengues e se enrolam bastante durante o caminho. Mas o que mais gosto no filme são as imagens e o espírito todo da coisa.

Esse negócio de sair e fazer uma trilha, ter mais contato com a natureza e aprender coisas novas, em situações fora da minha zona de conforto, me atraem (mesmo eu sendo um cara que não faz esse tipo de coisa e morre de medo ao ver qualquer aracnídeo por perto).

Acho que tem algo de especial em viajar de mochilão, em fazer trilhas (mesmo que pequenas), em explorar. Pelo menos eu, quando vejo filmes e histórias assim, me sinto compelido a fazer algo diferente, uma viagem deste tipo, a ver coisas novas e paisagens diferentes.

E é exatamente isso que eu gosto nesse filme: esse espírito de aventura e novidade! É uma das coisas que eu mais gosto de sentir quando viajo e por isso que este filme está aqui nesta lista!

8 filmes de viagem para se inspirar e sonhar - 13

Cena do filme Comer, Rezar e Amar | Foto: Google Imagens

6 - Na Natureza Selvagem

Esse é um filme clássico que inspira viajantes do mundo todo.

Lançado em 2007, ele conta a história real de Christopher McCandless, um jovem norte-americano que abandonou sua vida confortável após se formar e caiu na estrada, com a proposta de viver do que pudesse conquistar ao longo do caminho. Ele tinha o objetivo de alcançar as terras do Alasca e viver por conta própria na natureza.

Muito se diz sobre a sua história e real motivação, já que boa parte do que sabemos são fatos registrados em anotações que o próprio McCandless deixou para trás, mas o fato é que ele havia se cansado de como era a vida da civilização moderna e, de forma abrupta e sem contar para ninguém, deixou seus pais e irmã para trás e foi embora sem deixar rastro.

Conheceu pessoas e culturas pelo caminho, teve experiências alegres e assustadoras, fez amigos e trabalhou; muita coisa que motiva e anima os viajantes a saírem pelo mundo. Ele queria se aproximar da natureza e viver de forma mais simples.

Mas a história de Christopher, que após sair de casa passou a se chamar Alexander Supertramp, não teve um final muito feliz.

Depois de algum tempo pelas florestas do Alasca, em que encontrou um ônibus abandonado e usou como moradia, ele acabou falecendo de inanição. Seu corpo foi encontrado 2 semanas após ter morrido, em 1992. Ele passou cerca de 2 anos viajando e nunca mais viu sua família ou voltou pra casa.

A história em si é muito bonita, apesar do leve descuido de McCandless ao entrar na natureza sem o devido preparo, e inspira muitos de nós a viajar e ter novas experiências.

Acho que esse filme sempre me tocou porque, no fundo, eu queria experiências mais reais e mais simples (nas viagens e na vida), mas também mais duradouras. E ele foi em busca exatamente disso! E eu acredito que é o que deveríamos buscar nas viagens também! Mas claro, com cuidado e sem irresponsabilidade!

E ao longo de sua trajetória pelos Estados Unidos até o Alasca, o filme é cheio de imagens de tirar o fôlego e lugares incríveis, que só aumentam a vontade de cair na estrada!

Este filme é inspirado em um livro, que você pode encontrar clicando aqui!

7 - Comer, Rezar e Amar

A história desse filme é uma adaptação do que aconteceu com Elizabeth (Liz) Gilbert, que saiu em uma viagem em busca de autoconhecimento e novas experiências.

O filme é muito conhecido de viajantes e pessoas que sonham em tirar um ano sabático, e a protagonista do filme é um retrato de muita gente que conhecemos (ou um retrato de nós mesmos): ela tem um bom emprego, um bom relacionamento, bons amigos e, apesar de tudo isso, se sente confusa, perdida, como se algo faltasse e se sua vida não fizesse tanto sentido quanto gostaria.

Ela não sabe mais o que deseja da vida. Soa familiar?

Pra mim, faz todo o sentido - eu mesmo vivi isso há pouco tempo. Vai ver é por isso que este filme mexeu tanto comigo. Faz um tempo que eu me questiono se eu não deveria fazer outra coisa da minha vida, se eu não poderia fazer mais.

Será que eu deveria fazer o que é tido como "normal", o que planejaram pra mim, e seguir a vida que esperam que eu viva? Ou será que eu posso fazer mais, viver melhor, de outra forma, com mais senso de propósito, com mais felicidade e, de quebra, ajudar as pessoas ao longo do caminho?

Bom, no filme, Liz se divorcia, deixa seus bens para trás e sai em uma viagem que a tira da zona de conforto e a envia em uma jornada de autoconhecimento.

Ela vai para a Itália, Índia e Indonésia, retomando o gosto por coisas mais simples da vida, tendo mais contato consigo mesma e com as outras pessoas, encontrando mais equilíbrio ao longo do caminho.

Eu adoro ver as imagens dos países que ela visita, especialmente da Indonésia e Índia, e gosto muito dessa ideia de que nunca é tarde para tentar algo novo, para tentarmos viver de outra maneira e para recomeçar!

E tudo isso tem relação com algo do filme que vejo como uma das coisas mais importantes hoje: liberdade!

E liberdade pode ser uma coisa para cada pessoa, mas no fim, é você poder viver a vida da melhor maneira para você mesmo. Sem amarras impostas por outras pessoas, culturas ou do que é esperado de você.

Lugares exóticos, experiências incríveis e uma jornada de autoconhecimento é o que você vai encontrar neste filme!

E ele também é inspirado em um livro, que você pode encontrar aqui!

8 filmes de viagem para se inspirar e sonhar - 17

Cena do documentário Expedition Happiness | Foto: Google Imagens

8 - Expedition Happiness

O casal alemão Felix Starck e Mogli (Selima Taibi), junto com seu cachorro Rudi, saem em uma viagem de motorhome (na verdade, um antigo ônibus escolar reformado e adaptado) pela América do Norte.

Expedition Happiness é um documentário que mostra essa jornada por lugares como Estados Unidos, Canadá e México.

Eles tinham o desejo de viajar da América do Norte até a América do Sul, e vemos no documentário a jornada e seus imprevistos, como com o ônibus na estrada, com visto para entrar e sair dos Estados Unidos e com Rudi, que chegou a precisar de uma cirurgia na viagem.

Esse documentário mostra muito da simplicidade de viajar, dos pequenos prazeres e momentos de felicidade da vida, e como podemos ser felizes com muito menos do que nos fazem acreditar.

Além dessa vibe que o filme passa, você tem a oportunidade de ver paisagens sensacionais da América do Norte e experiências incríveis no México.

E também é inspirador pensar que você pode cair na estrada sem deixar alguém que você ama para trás, como é o caso de Rudi! Se você é como nós, do Pelo Mundo a Dois, e ama cachorros e tem um na sua família, vai entender bem do que estou falando.

É muito legal ver que eles levaram o Rudi, que faz parte especial do documentário!

E este é o único filme sobre viagem desta lista neste estilo: com seu pet e de motorhome! Serve para inspirar quem gosta dos dois tipos de viagem!


É isso, pessoal! Espero que vocês tenham gostado da lista, que esses filmes (assim como tanto outros filmes sobre viagens) te inspirem e que pelo menos um deles seja novidade pra você!

Assim, você já pode se preparar para assistir qualquer dia desses!

8 filmes de viagem para se inspirar e sonhar - 20

Mensalmente eu envio uma Newsletter com os melhores textos e posts que encontrei, dicas práticas e sugestões de livros ou aplicativos, e eu gostaria de dividir com você!

Se tiver interesse, é só se inscrever com seu e-mail!

8 filmes de viagem para se inspirar e sonhar - 23
8 filmes de viagem para se inspirar e sonhar - 24

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail